Exposição "Bandeiras da Revolução", do Festival Verbo Gentileza, fica em cartaz até 31/10 no MUMO
PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DO FESTIVAL TAMBÉM PODE SER CONFERIDA NO CANAL DO YOUTUBE
Inaugurada durante a Virada Cultural de Belo Horizonte, a exposição “Bandeiras da Revolução”, realizada pelo Festival Verbo Gentileza, continua em cartaz no MUMO – Museu da Moda até o dia 31 de outubro, com entrada gratuita. Além disso, toda a programação virtual do Festival, veiculada na última edição, pode ser vista e revista pelo público no canal de YouTube do Verbo Gentileza.
A exposição “Bandeiras da Revolução” reúne criações dos artistas Aislan Pankaru, Ariel (artista invisual) e Dias Brasil (artista visual), Efe Godoy e Lavi Kasongo. Cada artista criou uma bandeira de grande porte, de 1,4mx10m. “Eu quero que essa bandeira represente a paz”, disse Lavi Kasongo durante o processo criativo que realizou em conjunto com Aislan Pankaru, artista indígena do povo Pankararu.
“É muito potente realizar o encontro dessas histórias, uma artista invisual (cega) criando com uma artista transvestigenere não binária, um artista médico do povo Pankaru trocando experiências com um artista expulso do Congo pela guerra civil. Por isso escolhi a Marjorie Yamaguti para idealizar e curar este encontro, por ser uma artista com uma visão de diversidade incrível. A nossa bandeira é a da gentileza, e gentileza vem de gente pra gente, da diversidade da nossa gente”, diz Patrícia Tavares, idealizadora do Verbo Gentileza.
O projeto artístico foi desenvolvido por meio de uma oficina realizada para o Festival Verbo Gentileza 2021. “A nossa bandeira não nos representa. A nossa gente tem mais histórias de luta, resistência, revoluções sociais e políticas que a casa de Bragança e Habsburgo. Proporcionar a troca dessas diferentes histórias potencializa essa exposição além do resultado da obra, é a partir de um ponto em comum, o encontro, que cada caminho pode se desenvolver de maneira diferente”, revela a curadora Marjorie Yamaguti.
“No Verbo Gentileza deste ano tivemos participações incríveis, grandes insights e o conteúdo está riquíssimo. Será uma nova oportunidade de compartilhar esse material com o público e, ainda, trazer novidades”, explica Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.
Conteúdo online
As apresentações artísticas, rodas de conversas e palestras que integraram a edição 2021 do Verbo Gentileza pode ser acessada no canal de YouTube https://www.youtube.com/channel/UCHEr5hAfXVBxsIQbmZsiCfg .
São abordados temas como o novo gentil, como lidar com as emoções, felicidade, marcas e causas, cidades gentis, entre outros estão na programação, que inclui nomes como: as mais expressivas organizações de sociedade civil (OSCs) de BH e São Paulo, Manu São Pedro (AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs), Tiago Alvim (Prosas), Daniel Morais (Atados) e Bruna Kassab (Evoé); Brain Squad e a perspectiva das marcas; Flavia Faugeres, com sua trajetória de líder de grandes corporações à busca do propósito; a colombiana Marcella Guerreiro, além de Marjorie Yamagutti, Renata Falzoni, Marcella Arruda, Gurusangat, entre muitos outros.
Dentre as apresentações de música, há shows com Barbatuques, Thiago Delegado, a apresentação indígena do grupo Kayatib – gravada durante a manifestação do grupo em Brasília, e outros nomes. O Festival inclui também dança, performances e audiovisual.
O Verbo Gentileza contempla, ainda, uma importante agenda social que colabora para o alcance da meta 2030 da ONU. Isso acontece por meio dos conteúdos propostos na programação ou por outras ações, como promover a conexão entre as empresas apoiadoras e os parceiros “gentis revolucionários”, que têm trabalhos de responsabilidade social, empreendedorismo, arte e cultura, entre outros.
Sobre o Festival Verbo Gentileza
O Festival Verbo Gentileza está em sua 6ª edição com o propósito, cada vez mais claro, de juntar pessoas e ideias que contribuem para a transformação da sociedade. Sua missão é incorporar reflexões e ações que transformem o dia a dia das pessoas, gerando impacto positivo: social, cultural e ambiental. Conectar marcas a causas das cidades.
O Festival se norteia, ainda, pelos temas propostos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com iniciativa do Verbo Gentileza, patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio do Instituto Marum Patrus – IMAP, Patrus Transportes, Stella Artois, Hardy Design e Do Brasil Live.
SERVIÇO:
Festival Verbo Gentileza
Exposição “Bandeiras da Revolução”
Até 31 de outubro
Mumo – Museu da Moda - R. da Bahia, 1149 - Centro, Belo Horizonte
Programação online
Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCHEr5hAfXVBxsIQbmZsiCfg
Participação gratuita
Informações: https://www.instagram.com/verbogentileza/
Nenhum comentário