Últimas

Na trilha do CFO: O caminho percorrido pelos Executivos das maiores empresas do país

 Estudo conduzido pela Assetz, em parceria com o Insper, mostra que a maioria dos CFOs seguiram uma longa jornada de estudos e frequentaram instituições privadas

Uma pesquisa inédita, realizada pela Assetz - consultoria especializada em recrutamento e seleção de posições de liderança em Finanças -, em parceria com o Insper, ouviu 128 CFOs das maiores empresas do Brasil com o objetivo de traçar o perfil deste Executivo no país. Entre os profissionais respondentes, 46% escolheram Administração de Empresas como primeira graduação, seguido de 21% que optaram por Ciências Econômicas e 20%, Engenharia. Além disso, 59% deles frequentaram universidades privadas. 

Os Executivos tiveram uma longa jornada de aprendizado para chegar ao cargo mais alto da área de Finanças. A caminhada começa com o primeiro curso universitário, mas apenas 20% apostaram em uma segunda formação para expandir seus conhecimentos, variando entre Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Seguindo na trilha acadêmica, 70% partiram para a pós-graduação, especializando-se em determinada disciplina financeira - 16% fizeram isso em outro país - 64% progrediram para um MBA, além de participarem de programas de C-Level, já ocupando o cargo de CFO. 

“Além do caminho estudantil percorrido pelo Executivo de Finanças, é crucial se especializar e se inteirar em áreas pertinentes aos negócios da empresa em que atua. Afinal, cada vez mais o CFO ocupa um lugar de tomada de decisões.”, diz Guilherme Malfi, sócio fundador da Assetz. “Vale ressaltar, também, a importância de falar outro idioma, pelo menos inglês, mesmo se o CFO atua em empresa nacional. Tanto que a pesquisa mostra que mais de 90% dos entrevistados têm nível de inglês avançado ou fluente, e 26% falam um terceiro idioma, o espanhol”, completa Felipe Brunieri, sócio fundador da Assetz.  

Em média, os profissionais se tornaram CFO aos 37 anos de idade, completando cerca de 22 anos de carreira em Finanças. O estudo ainda mostra que, em empresas nacionais, 51% dos Executivos foram contratados do mercado - 75% deles já eram CFOs na empresa anterior - e 44% foram promovidos internamente até chegar ao cargo. Já em companhias estrangeiras, a aposta em funcionários internos é maior, uma vez que 60% já faziam parte da equipe de Finanças antes de ser promovido. 

Sobre a Assetz

A Assetz é a única consultoria de recrutamento e seleção especializada, exclusivamente, em posições de liderança na área de Finanças. A empresa é referência em seleção e contratação de Executivos financeiros para companhias de todos os portes e setores da economia, além de buscar compartilhar conteúdo digital relevante sobre o tema “carreira em Finanças”. Com isso, por meio da combinação entre um processo de recrutamento diferenciado e a produção de materiais significativos e especializados, a Assetz contribui para o desenvolvimento do mercado de trabalho brasileiro. A empresa, por sua vez, recruta para várias disciplinas financeiras, entre elas: Auditoria Externa; Auditoria Interna; Business Support; Compliance; Contabilidade; Contas a pagar; Contas a receber; Controladoria; Controles Internos; Crédito e Cobrança; Custos; Finance Transformation; Fusões e Aquisições; Mercado de Capitais; Novos Negócios; Planejamento Estratégico; Planejamento Financeiro; Precificação; Project Finance; Projetos e Iniciativas Estratégicas; Relações com Investidores; Reporting; Riscos Financeiros; Riscos Operacionais e Tesouraria.

Nenhum comentário