Novo estudo de sustentabilidade da Kantar mostra que maior preocupação ambiental dos latinos é com a água e muitos ainda não sabem reciclar seus resíduos
No Brasil, número dos que têm pouca preocupação com meio
ambiente cresceu em dois anos, contrariando tendência global
A terceira
edição do estudo Who Cares,
Who Does?, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria,
que relaciona atitudes sustentáveis dos consumidores
aos comportamentos de compra, aponta mais uma vez, que os latino-americanos demonstram
maior preocupação com desperdício e qualidade da água quando o assunto é
preservação do meio ambiente.
Em
relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos em 2015
pela ONU a serem alcançados até 2030 para proteger o ambiente e o clima do
planeta, os respondentes do estudo da Kantar sinalizaram as seguintes
prioridades na esfera social: qualidade
da educação (56%), seguida de pobreza e condições dignas de trabalho e
crescimento econômico (51%). No âmbito do meio ambiente, lideram a preocupação
dos entrevistados água potável e saneamento básico para 54% e cidades e
comunidades sustentáveis para 38%. Apesar dessa preocupação com desperdício de
água, menos de 1/3 diz que limitará o uso de água no banho no próximo ano.
Para 62% dos
respondentes, a pandemia tornou a questão da sustentabilidade mais importante
do que era antes da pandemia e 35% acreditam que governos/ políticos são os
maiores responsáveis pelo combate aos danos ao meio ambiente, número que chega
a 46% entre os brasileiros.
O consumidor
ainda faz pouco pelo meio ambiente, apesar de ter consciência do impacto de
suas ações. 38% dos entrevistados gostariam de fazer mais pelo planeta, mas não
agem para isso.
“É
necessário desmistificar o consumidor EcoActive. Ele não é mais nicho, consome
como qualquer outro e é o que mais gasta com bens de consumo massivo. Se
pensarmos que os EcoActives devem chegar a quase metade da população em 2029, é
urgente que as marcas considerem cada vez mais esse público e atuem de maneira
efetiva e com propósito legítimo para fidelizá-lo.", afirma Kesley Gomes,
Diretora Latam de LinkQ da divisão Worldpanel da Kantar.
Grupos
de Consumidores
O estudo Who Cares, Who Does?
divide os consumidores em três grupos de relação com o meio ambiente: EcoDismissers, que têm
pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais do planeta e não estão
fazendo nada para mudar esta postura; EcoConsiderers,
que tomam algumas medidas para reduzir seu impacto ambiental; e EcoActives, que trabalham
constantemente para diminuir os níveis de resíduos plásticos e para proteger o
meio ambiente.
Na América
Latina o número de EcoDismissers
caiu de 65% em 2019 para 47% em 2021. Os EcoActives, que eram 11%
em 2019, passaram para 16% este ano e os EcoConsiders
foram de 24% para 37%. Globalmente, se viu a mesma tendência. No entanto,
no Brasil houve movimento inverso de EcoDismissers,
que eram 68% em 2019 e agora são 71%. Os EcoActives
brasileiros são apenas 8%, menor taxa entre os países pesquisados,
apesar de ter aumentado 2% em dois anos. O Chile é o país com consumidores
mais conscientes quanto à sustentabilidade, tendo 31% de EcoActives, grupo que deve
se tornar a metade da população até 2029, ressaltando a importância de questões
ligadas a meio ambiente e consumo consciente para as marcas.
Ao analisar os
hábitos de compra desses consumidores, a grande maioria (63%) diz tentar
comprar produtos com embalagem eco-friendly,
mas apenas 25% evitam embalagem de plástico, apesar de ela ser
considerada a mais danosa ao meio ambiente pela maioria (55%) na região.
Sobre itens
que levam em conta ao comprar um produto, a maioria respondeu que procura
embalagens que possam ser recicladas (49%) ou feitas de material reciclado
(39%). Embalagens zero carbono aparecem como escolha de apenas 11% dos latinos.
A educação
sobre reciclagem se mostrou um grande desafio em todos os países da amostra.
Consumidores latinos ainda têm dúvidas sobre o que pode ser reciclado, como
reciclar e onde obter informação. No Brasil, 36% não têm certeza dos produtos
que podem ser reciclados e 46% não sabem onde e como descartar invólucros
biodegradáveis.
Os
consumidores revelaram grande influência das ações das empresas em suas
escolhas. 64% disseram ter parado de comprar produtos e/ou serviços devido ao
seu impacto negativo ao ambiente e 68% migraram para outros de impacto
positivo. Marcas de bens de consumo massivo que têm boa relação com EcoActives são as que
progrediram mais rápido nos últimos anos. No Brasil, de junho de 2020 a junho
de 2021, o crescimento delas foi de 51%.
O estudo
trouxe as 10 marcas mais lembradas pelos latinos pela sua responsabilidade
ambiental. Entre elas aparecem três brasileiras: Natura, O Boticário e Ypê. A
lista completa, em ordem, é: Coca-Cola, Natura, Nestlé, Omo, Ypê, Colgate,
Bimbo, Avon, Gloria e O Boticário.
A
edição América Latina do estudo Who
Cares, Who Does? entrevistou 18.300 pessoas de Brasil, Chile,
Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru e México. Mais informações em www.kantar.com/whocareswhodoes
Sobre
a Kantar
A Kantar é
líder global em dados, insights
e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais
entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem.
Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
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Para mais informações, por favor, acesse https://www.kantar.com/brazil
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