Saiba como criar parcerias de sucesso para o seu negócio!
Fazer boas parcerias pode ser uma estratégia
extremamente útil para expandir o alcance da sua marca. Especialistas da
Express CTB selecionam dicas de como construir relações benéficas e duradouras
com parceiros.
Tenho certeza que você já ouviu a frase
“a união faz a força” em algum momento da sua vida, não é mesmo? Em um mercado
cada vez mais competitivo, as marcas têm buscado meios para se destacar
dos concorrentes, e é aí que a expressão ganha poder.
Seja em um negócio on ou offline, é a
partir de parcerias
que um empreendedor pode alcançar novos públicos e, além disso, elas permitem
que as organizações expandam suas fronteiras e adquiram vantagens
competitivas, já que estarão sempre atualizadas com as tendências do mercado.
Se você se interessa pelo assunto e
deseja buscar uma parceria de sucesso para o seu negócio de maneira
assertiva, João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade,
separou algumas dicas.
- Estude seu mercado
Ao iniciar seu negócio você,
provavelmente, já se aprofundou um pouco sobre o mercado em que ele está
inserido e identificou o que as pessoas buscam nos produtos ou serviços
oferecidos pela empresa. Contudo, esse processo também deve ocorrer para
encontrar parceiros, e você precisará rever de maneira mais ampla e estratégica
quais são as necessidades que seus clientes esperam que sua empresa atenda,
tentando enxergar até mesmo além desse ponto.
Segundo Esposito, “Uma dica é buscar
entender quais as necessidades que não têm a ver diretamente com o que você
vende, mas que se relacionam e podem ser supridas por um parceiro. O importante
é ter a disposição do cliente algo que complemente seus produtos ou serviços e
enriqueça a experiência do consumidor”.
Um bom exemplo disso são os maquiadores
que realizam cursos e fecham parcerias com cabeleireiros e fotógrafos
para expor seus trabalhos, permitindo que eles sejam divulgados e todos saiam
ganhando.
Para tornar essa tarefa um pouco menos
complicada, a nossa dica é realizar uma análise SWOT para conhecer seus pontos
fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças.
- Conheça seus concorrentes
Analisar as empresas que concorrem com o
seu negócio é fundamental para se destacar no mercado.
Isso ocorre porque ao observá-los você
conseguirá obter ideias e, além disso, entender até mesmo em que eles estão
falhando e como você pode tornar esses problemas uma força do seu negócio
através da obtenção de parcerias que o ajudem.
Outro fator interessante é que, ao ficar
de olho na concorrência, você saberá bem quais marcas estão sendo bem avaliadas
pelas pessoas e se elas estão abertas a parceria, te ajudando a encontrar o
parceiro certo para a ação que estiver planejando.
Dessa forma, sua empresa poderá obter um
diferencial competitivo diante dos concorrentes, garantindo maiores benefícios
e comodidades aos seus clientes.
A Diretora de Comunicação e Marketing da
Express Ctb, Bruna Maretti, ainda dá uma dica extra: “não fique preso apenas a
olhar para empresas do seu segmento, busque inspiração em empresas de áreas
diferentes da sua, adaptando as boas ideias para seu nicho e público”.
- Defina um objetivo
Antes de convidar uma empresa para
trabalhar com a sua é muito importante que um objetivo que possa beneficiar os
dois lados seja definido.
Pense bem: qual será a ideia central da
parceria e as ações a serem realizadas a partir dela?
A ideia é buscar responder essa pergunta
para reduzir o tempo gasto com burocracias, otimizar os processos internos e
aumentar a produtividade das equipes envolvidas.
- Faça networking
O networking é fundamental para qualquer empresa
ou empreendedor, principalmente para quem deseja ganhar visibilidade e
reconhecimento no mercado.
“O ideal é que você esteja sempre
presente e acompanhando eventos como palestras, workshops e cursos, bem como
investindo na criação de contatos por meio das redes sociais, de forma a
encontrar vários outros profissionais que tenham afinidade com o seu
negócio e estão engajados nos mesmos objetivos e resultados que você”, explica
o economista.
Uma boa dica é entrar também no LinkedIn, uma rede
social totalmente voltada ao mundo corporativo e que te permitirá encontrar
informações curriculares e perfis detalhados de empresas e suas atividades para
você conhecê-las melhor e saber se elas se encaixam com seu propósito,
posicionamento e objetivos.
É importante lembrar que esse networking deve ser feito
para montar uma rede de contatos com pessoas que possam te apoiar, inspirar e
ajudar no seu desenvolvimento profissional de maneira saudável!
- Comunique-se com clareza
Tome cuidado com os ruídos que podem ser
causados por problemas de comunicação!
Para evitar que isso ocorra na parceria
estabelecida e fazer com que ela se quebre e cada um siga para seu lado, o
ideal é combinar cada um dos detalhes e buscar entender o que cada uma das
partes envolvidas esperam de resultado e o que irão fazer para atingi-los.
Todos os envolvidos precisam estar
cientes das suas funções, obrigações e direitos, então lembre-se de
comunicar-se de maneira simples, direta e compreensível, e pensar nas melhores
estratégias para que os objetivos sejam alcançados e todos saiam satisfeitos
- Avalie o retorno obtido
Para conseguir ter sucesso no seu
negócio tudo precisa ser medido, inclusive as parcerias comerciais. Se você não
souber medir e analisar os resultados, não conseguirá identificar o que deu
certo, o que não saiu como você esperava e qual foi o resultado geral da
parceria.
Assim, ao avaliar periodicamente o
andamento desse trabalho você entenderá o que pode ser melhorado e até mesmo
avaliar se manter aquela parceria vale a pena.
Algumas métricas que podem ser usadas
nessa avaliação são:
- Custo;
- Índice de reclamações ou
elogios dos clientes;
- Visitas nas redes sociais e
sites;
- Retorno sobre o investimento
(ROI);
- Engajamento dos clientes;
- Aumento de seguidores;
- Qualidade dos produtos ou
serviços oferecidos;
- Entre outras.
Quanto mais informações você tiver, mais
fácil será para entender se a parceria comercial está realmente sendo benéfica
para sua empresa.
Benefícios de uma parceria de sucesso
Agora, apresentaremos com mais detalhes
quais os principais benefícios de uma parceria de negócios. Confira!
- Otimização de processos:
com as altas demandas das empresas, entender como funciona a gestão de
cada uma e utilizar os conhecimentos para aplicar melhorias pode garantir
uma maior facilidade para os negócios envolvidos. Isso porque uma empresa
pode facilitar o acesso a produtos ou serviços no desenvolvimento da outra
e, ainda, agregar uma melhor experiência para o consumidor final.
- Atuação estratégica:
a junção do público-alvo das duas empresas torna possível elaborar ações e
estratégias que alcancem os dois públicos, fazendo com que processos
internos se tornem mais estratégicos e, por consequência, os lucros
aumentem.
- Soma de qualidades:
ao firmar uma parceria com uma empresa que é referência em alguma
área, seu empreendimento vai se fortalecer nessa área, e, portanto, se
tornar mais completo, podendo suprir eventuais necessidades.
- Maior alcance:
como as empresas parceiras divulgam os produtos e serviços uma da outra
para seus clientes, o negócio destas empresas consegue alcançar com maior
facilidade públicos que ainda não são seus consumidores, mas que, no fim,
podem se tornar clientes em potencial.
Ao aplicar essa estratégia a seu favor,
você poderá ajudar sua organização a se manter competitiva no mercado,
agregando maior valor aos seus consumidores.
Identifique as necessidades dos seus
potenciais clientes e vá além das expectativas deles em relação ao seu negócio.
Sobre a Express CTB
A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. http://www.expressctb.com.br
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