Você sabe escrever? Ou pensa que sabe?
*Vivian Rio Stella
Uma das
ferramentas mais poderosas e utilizadas na comunicação é a escrita e saber
escrever, na realidade, passa por alguns fundamentos importantes. Em primeiro
lugar, é preciso ter clareza quanto à abordagem que deve ser usada em cada
canal: e-mail, mensagens por aplicativo, relatórios, artigos, textos
jornalísticos e cartas, por exemplo, precisam ser escritos de maneiras
diferentes para transmitirem a mensagem desejada.
Para além
disso, existem três mitos que fundamentalmente rondam a competência de escrever
e que mais atrapalham que ajudam. O primeiro é achar que a gramática correta,
por si só, garante um bom texto. É claro que conhecer as regras gramaticais é
importante, mas isso não é suficiente para que a escrita seja clara e concisa.
Há textos que são gramaticalmente corretos mas que não têm clareza e, portanto,
não atingem o seu objetivo.
Outro mito é
em relação ao domínio do conteúdo. Muitas pessoas pensam que saber muito sobre
o assunto garante uma boa escrita e isso é algo que herdamos dos tempos de
escola, em que as aulas de redação são focadas, muitas vezes, no
desenvolvimento de temas. Argumentação, fundamentação, dados e informações
relevantes são o ponto de partida, mas só dominar o conteúdo não
necessariamente garante um texto de qualidade.
O terceiro é
pensar que o texto é um produto acabado, que quem escreve bem o faz de primeira
e não precisa mexer mais no material. Na verdade, é o contrário: quem domina a
escrita faz, reformula, apaga, edita, altera a ordem das palavras e dos
parágrafos. Escrever bem, às vezes, é sobre escrever páginas e depois apagar
para fazer reformulações com o objetivo de atender às necessidades daquela
mensagem.
O texto é um
processo, uma atividade verbal. Edições e reformulações são essenciais para que
ele fique a contento. Além disso, é importante pensar no que o leitor espera e
o que ele não espera ver no texto. Um e-mail, por exemplo, não deve ser prolixo
e conter muitas informações, porque é um canal de comunicação rápida. O mesmo
acontece com os aplicativos de mensagens, que são mais interativos e, portanto,
não devem ser usados para textos longos.
Na
linguística, o gênero é muito importante. Trata-se, basicamente, de um termo
técnico para falar sobre o que cada texto deve contemplar. Além disso, textos
têm movimentos e, para isso, o uso de algumas técnicas é fundamental, como a
inserção de pronomes, expressões e conectivos para encadear as informações de
forma que elas façam sentido.
De maneira geral, portanto,
devemos encarar a comunicação escrita de uma forma mais processual, como uma
atividade interativa, que tem uma expectativa em relação a quem vai receber a
informação, além de levar em conta as técnicas que têm a ver com os movimentos
do texto. É importante encarar dessa maneira e deixar de lado os mitos do texto
muito gramatical, muito conteudista ou como produto.
Sobre Vivian Rio Stella
Doutora em linguística pela Unicamp, com
pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação e coordenadora do comitê
de Comunicação Digital da Aberje. Idealizadora da VRS Academy. Professora da
Casa do Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos e
produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação e e-mails. Por anos
corrigiu redações da Unicamp. Do mundo acadêmico queria migrar para o mundo
corporativo e depois de anos como consultora montou a VRS, que completa em 2021
oito anos, para ministrar seus próprios cursos e empreender com liberdade.
Sobre a VRS Academy
Consultoria de ensino corporativo há 7 anos no
mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops
customizados para as empresas, a VRS trabalha com o conceito de Lifelong
Learning - aprender é para toda a vida. Com a convergência de mídias, a
consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos
participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências
necessárias. A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências
tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são
integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.
www.vrsacademy.com.br/
www.instagram.com/vrs_academy/
contato@vrsacademy.com.br
(11) 97149-9950
Nenhum comentário