Movimento nos cartões DMCard cresce 39,5% e ultrapassa 2,8 bi de janeiro a setembro de 2021
Grupo ainda passou por um duplo processo de
rating em seu FIDC, recebendo nota A- pela Fitch Ratings e AA- pela S&P
Global, com isso, captou R$ 100 milhões via Bookbuilding que recebeu demandas
que comprovam reconhecimento cada vez maior da DMCard frente ao mercado de
capitais
Tharik Moura, Diretor Estratégico e CFO da
DMCard
De janeiro e setembro deste ano, a
DMCard movimentou nos cartões que administra, em sua grande maioria cartões de
supermercados, R$ 2,8 bilhões em pagamentos. Além de um novo recorde para a
empresa, comparado ao mesmo período do ano anterior, o montante representa um
crescimento de 39,5%. Com resultados que se superam a cada ano e com a
ampliação de seus produtos financeiros, o Grupo tem atraído cada vez mais a
atenção de investidores no mercado de capitais.
Após alcançar nota “A-“ pela Fitch
Ratings e “AA-“ pela S&P Global, em um duplo processo de rating com
resultados bastante positivos, a DMCard captou R$ 100 milhões em um Bookbuilding.
Um processo que teve início com um roadshow para aproximadamente 60 casas
investidoras, das quais, 21 apresentaram suas propostas para aquisição de cotas
do FIDC DMCard. A Coordenadora Líder da Oferta foi a XP Investimentos.
“Normalmente, nossas captações
anteriores se davam apenas por meio de emissão estruturada de debêntures. Tais
estruturas já vinham sinalizando ao mercado que somos uma empresa extremamente
sólida, além de garantir nosso crescimento acelerado”, conta Tharik Moura,
Diretor Estratégico e CFO da DMCard.
“Os investidores têm entendido que o
cartão de loja, nosso principal produto de crédito, tem se tornado essencial
para manter o poder de compra das classes mais baixas em momentos de cenário
econômico desafiador como o que vivemos. Ou seja, uma ferramenta estratégica
para as famílias e também para o varejo. Afinal, de acordo com o IBGE, ao
contrário das compras no cartão de loja, as vendas nos supermercados caíram
quase 3%”, destaca Moura, citando os dados mais atualizados consolidados pelo
IBGE, de janeiro a agosto deste ano.
O Processo de bookbuilding
O diretor comenta sobre as intenções
apresentadas pelas 21 casas manifestando seu interesse de compra, que foram
muito generosas, reforçando a confiança nos resultados da empresa. “Uma delas,
chegou a apresentar um cheque de R$ 65 milhões, ou seja, um único cheque
cobriria 65% de nossa meta de captação. Lembrando que de todos estes
investidores, apenas 4 (quatro) já conheciam a operação da DMCard, outros 17
estiveram em contato conosco pela primeira vez. Temos confiança no trabalho
desenvolvido ao longo dos anos e acreditávamos que teríamos êxito na oferta,
mas devo confessar que superou as expectativas mais otimistas”.
Para atender as melhores práticas de
compliance da oferta, houve a realização de um bookbuilding transparente e
justo. Isso significa que cada uma das casas teve a chance de demonstrar
interesse de compra de até R$ 100 milhões, e ao final do processo, cada
investidor foi alocado de forma proporcional ao que seu interesse representava
sobre o volume total da demanda recebida
“Os recursos captados serão destinados
para assegurar o elevado crescimento do Grupo, seja através da prospecção e
parcerias com novas redes varejistas, como também, por meio da aquisição de
carteiras de crédito de operações de varejo alimentar, que já somam 5 (cinco)
nos últimos 2 anos.”, conclui Tharik Moura.
Variação do ticket médio acima do IPCA
aponta para carrinhos mais cheios
O ticket médio registrado por compras
realizadas nos cartões DMCard, em setembro, foi de R$ 184,84, um aumento de
24,5% em comparação com o mesmo mês de 2020, quando foi registrado R$ 148,46
por compra.
Como o IPCA acumulado de 12 meses foi de
10,25%, é possível identificar que a variação também foi estimulada por
carrinhos mais cheios em compras pagas com o cartão do supermercado.
Procura pelos cartões também bate
recorde
A percepção do cartão de loja como um
aliado no aumento do poder de compra para abastecer a despensa do lar também
está no olhar do consumidor. Isso trouxe um fenômeno inédito para a DMCard, que
tem acompanhado o número de propostas solicitando novos cartões dar um salto.
De janeiro a setembro deste ano, a busca
por novos cartões (que no ano passado já registrara um crescimento acelerado),
cresceu 61%, com mais de 1,8 milhão de propostas recebidas.
Sobre o Grupo DMCard
A DMCard nasceu em 2002 como uma
administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em
que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos,
e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de
cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados
por todo Brasil.
Desde 2019, começou a ampliar seu
portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado,
conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo
de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a
concessão de crédito.
Além disso, também tem se tornado
especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas
tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com
um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais,
melhores produtos e serviços aos clientes.
Pessoas sempre foram prioridade na
DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter
Score), indicador que mede o quanto
os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se
trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 93 de satisfação. Além
disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota
de 4,7 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota
similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do
país.
Além do público interno, também conta
com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e
com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net
Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também
oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.
A DMCard se transformou em uma grande
plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade
de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais
(B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e
investimentos.
Atualmente, entre as empresas do grupo
estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a
concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos
estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos
financeiros), DMCard Ltda e Infocards.
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