3 benefícios ao adotar a inteligência artificial no atendimento ao cliente
70% das interações entre clientes e marcas serão
feitas com inteligência artificial até 2024; especialista em relacionamento
digital explica como fidelizar clientes com uso da I.A
Rafael Souza é CEO da Ubots
Divulgação
A adesão
da Inteligência Artificial (IA) nos canais digitais das empresas está
entre as principais ferramentas para melhorar o atendimento ao
cliente. Ela contribui para solucionar problemas recorrentes e otimizar os
resultados, com garantias reais de obter a fidelização dos consumidores da marca,
além de estimular a inovação entre os colaboradores nos processos empresariais.
Em 2019, um ano antes da
pandemia do novo coronavírus, cerca de 25% das interações entre clientes e
marcas já eram feitas com o uso da Inteligência Artificial. Percentual que pode
ultrapassar os 70% até o final de 2024, de acordo com
o instituto Gartner.
Rafael Souza, CEO da Ubots,
startup especializada em relacionamento digital - que foi premiada em 1º lugar
na categoria de Customer Service pelo 100 Open Startups 2021 -, acredita que a
inteligência artificial é uma ferramenta fundamental para as marcas: “Os
clientes são fiéis apenas à marcas que se preocupam em oferecer experiências
incríveis de relacionamento digital em todos os pontos de interação com eles”,
comenta.
Abaixo, Souza destaca os
três principais benefícios ao incorporar a I.A no negócio:
- Agilidade: Com
a utilização de chatbots, é possível reduzir as filas de espera nos
atendimentos. Os bots conseguem efetuar diversos simultaneamente, o que
garante mais agilidade para os processos.
- Redução de custos: Chatbots
bem construídos contribuem para uma redução do custo de operação, pois
obtêm uma alta taxa de retenção dos atendimentos que chegam nos canais
digitais.
- Melhora no
relacionamento: Atendimento mais simples, eficiente
e rápido aproxima o cliente e aumenta a sua satisfação com a marca,
abrindo caminho para fidelização.
Experiências negativas
ficaram no passado
Longas filas de espera e a
dificuldade em solucionar as demandas dos usuários são problemas comuns que
impactam negativamente na relação entre consumidor e marca.
Segundo o especialista, os
principais problemas que deixam de fazer parte do dia a dia das organizações
após o uso da inteligência artificial são: o tempo de espera e a falta de
assertividade nas respostas.“Atendimentos sem I.A costumam ter um alto índice
de incerteza, o famoso ‘não entendi o que você falou’, além de deixar o cliente
esperando, e não conseguir solucionar o que ele deseja naquele momento. Isso
costuma gerar muita insatisfação”, comenta Rafael Souza.
Como em todo o processo de
implementação de tecnologia no atendimento, a empresa precisa alinhar o que
ficará sob responsabilidade da inteligência artificial, além de criar um
planejamento detalhado de como será a sua atuação.
A jornada do consumidor
pelas mídias digitais, ou site, precisa ser planejada anteriormente à
implementação. O atendimento humanizado deve permanecer presente, pois, ainda
que seja automatizado, é fundamental que a linguagem característica da
organização seja preservada, com atendimento personalizado aos clientes.
Qual o custo para ter uma
I.A nos negócios?
O custo para ter uma
inteligência artificial atuando junto da empresa no atendimento ao cliente
depende de diversos fatores, pois, cada empresa possui a sua demanda e suas
características, além do porte da companhia.
“Quando falamos de custo,
isso é muito relativo. Aqui na Ubots, por exemplo, nossos planos são oferecidos
de acordo com o volume de atendimentos que a empresa possui e contemplam
a criação, treino e curadoria de chatbots, além de contar com uma plataforma de
atendimento digital completa e consultoria de profissionais altamente
qualificados”, finaliza Rafael Souza.
Para saber mais sobre os
serviços de planos de chatbots da Ubots, acesse: https://ubots.com.br/chatbots
Sobre Ubots
Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes. Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial. De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais informações no www.ubots.com.br.
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