4 dicas para ter uma boa escrita!
Ter uma boa escrita pode depender de algumas competências, afinal, é por meio delas que é possível que um indivíduo se comunique bem com as demais pessoas.
No entanto, além de impossibilitar uma comunicação melhor, a escrita é um requisito muito importante em várias fases da vida. Por exemplo, um estudante que vai prestar vestibular, precisa escrever bem para que possa entregar uma boa redação.
Um jornalista precisa de sua escrita para redigir notícias que possam ser compreendidas pelo público leitor. Quem vai prestar concurso público também deve estar atento a essa habilidade, pois ela também é exigida durante o processo.
Também existe a possibilidade de aprender a escrever bem para trabalhar como redator freelancer e conseguir uma renda melhor para o dia a dia.
Mas, mesmo que você não pretenda seguir nenhum dos caminhos que mostramos acima, é preciso saber escrever bem, considerando que, em vários momentos da vida, a comunicação por escrito pode ser necessária.
Se você tem dificuldades, não se preocupe: neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância de ter uma boa escrita, como é possível aperfeiçoar essa habilidade, além de dar algumas dicas para melhorar seu modo de escrever. Confira!
Qual a importância de saber escrever bem?
Atualmente, os profissionais precisam encontrar maneiras de transmitir uma boa impressão para o mercado. Durante uma entrevista de emprego ou reunião, é necessário ter uma postura adequada e garantir a qualidade dos materiais que você apresenta.
Por exemplo, se está se candidatando para uma vaga em um fabricante de totens personalizados, além de comparecer ao processo seletivo com uma boa aparência, o interessado precisa ser bom o suficiente para os testes.
Se entre eles houver uma redação, como seria o seu desempenho? Pense sobre isso, uma vez que ter uma boa comunicação é algo essencial em qualquer setor.
As organizações investem muito em melhorias em sua comunicação interna, pois é por meio dela que você alinha todos os processos e os colaboradores buscam os mesmos objetivos.
No dia a dia, a comunicação escrita se faz necessária em muitos momentos, por exemplo, quando é preciso fazer a anotação de um comunicado para o chefe ou ainda para um colega de equipe.
É necessário que a mensagem esteja bem escrita, independentemente de ser em um papel ou por e-mail. É dessa maneira que o destinatário vai entender o que precisa ser feito e priorizar a tarefa.
Entretanto, se a escrita tiver muitos erros de concordância, vírgulas no lugar errado ou ocorrer da ausência delas, dentre outros problemas, o recado pode ser mal interpretado ou deixar a pessoa cheia de dúvidas sobre o que fazer.
Só que, muito além de garantir a qualidade dos processos internos da corporação, como no caso de uma empresa especializada em fachada comercial moderna, a comunicação também é essencial para melhorar o relacionamento.
Nos referimos ao relacionamento com o público-alvo externo e interno, ou seja, tanto seus clientes quanto seus colaboradores.
A escrita eficiente é capaz de transmitir uma ideia eficaz para os indivíduos, de acordo com a linguagem que eles preferem.
Inclusive, esse tipo de transmissão de mensagem traz muitas vantagens para as organizações, tais como:
Ajuda a compartilhar ideias e conhecimentos;
Melhora a argumentação;
Mostra que a empresa sabe se comunicar;
Aprimora a qualidade dos materiais.
Entretanto, além de ser uma vantagem para as corporações, saber escrever bem também beneficia sua vida profissional.
É por meio dela que você prova sua capacidade de se comunicar, estimula sua criatividade e ajuda na conquista de uma oportunidade de emprego ideal.
A boa notícia é que mesmo que você tenha dificuldades para escrever, é perfeitamente alcançável melhorar essa habilidade.
Como é possível melhorar a escrita?
Existem diversas maneiras de aprimorar a sua escrita, portanto, ninguém está fadado a escrever mal pelo resto da vida.
Em primeiro lugar, você precisa dominar a nova ortografia, que entrou em vigor em 2009 e passou a ser obrigatória em 2012.
Tais regras apresentam diversas mudanças importantes em relação à gramática e à ortografia, assim sendo, é necessário estar ciente de quais foram essas alterações.
Tanto para trabalhar em um fabricante de placa em acm quanto em qualquer outro lugar, se você quer realmente escrever bem, também precisa conhecer um pouco mais sobre a norma culta.
No dia a dia, utilizamos a linguagem informal para se comunicar, inclusive dentro do ambiente de trabalho, mas quando precisamos escrever um texto, independentemente de sua importância, é necessário seguir a norma culta.
Porém, observe que isso não significa que você deve usar palavras rebuscadas, ou seja, termos pouco conhecidos ou que dificultam a compreensão do que está escrito.
Outro ponto importante é praticar. Portanto, reserve um tempo maior para escrever, mesmo que você já tenha certa facilidade com essa atividade.
Mas, além de ter um tempo razoável para escrever, você também precisa ler o que escreveu para conferir se as informações estão claras e corretas.
Se você vai participar de um processo seletivo de um fabricante de letreiro acrílico ou até mesmo prestar o Enem, procure fazer simulados que te ajudem a se acostumar com esse processo.
A melhora da sua escrita também é muito importante para que você saiba utilizar todos os elementos que compõem um texto, como no caso da vírgula. Se ela estiver em um lugar errado, pode comprometer o entendimento do que você escreveu.
A ausência desse componente também pode deixar a leitura cansativa e fazer com que o sentido da sua mensagem se perca.
Outro ponto fundamental é quanto aos acentos, pois se forem ignorados ou simplesmente colocados no lugar errado, podem prejudicar o sentido da palavra.
Nesse sentido, para facilitar ainda mais a sua vida e te ajudar a ter uma escrita aprimorada, a seguir, vamos dar algumas dicas que você pode colocar em prática.
O que fazer para escrever bem?
Existem diversas práticas fundamentais que ajudam a melhorar consideravelmente a nossa escrita, e dentre as principais estão:
1. Estimular a criatividade
Se você for criativo, pode escrever sobre adesivo decorativo parede para um site de vendas, contar uma história, dentre muitas outras possibilidades.
A criatividade é fundamental na maneira como abordamos um tema e, por essa razão, ela é essencial para melhorar a redação.
Quando estimulamos a criatividade, também expandimos a visão sobre determinado assunto, e por esse motivo somos capazes de criar uma abordagem mais atraente.
2. Ser um leitor assíduo
Ler é uma prática extremamente importante, visto que a leitura traz mais conhecimento relacionado à escrita e ajuda nosso cérebro a se desenvolver.
Um profissional de marketing que trabalha nas campanhas de um desenvolvedor de sistema de renovação cadastro antt, por exemplo, precisa fazer uma leitura crítica para que assim possa construir uma opinião sobre tudo o que lê.
Outra dica é repetir a leitura de coisas que você gostou muito, procurando estabelecer um olhar mais crítico para analisar as características do texto que te chamaram a atenção.
Nesse sentido, procure observar a abordagem, de que maneira o texto foi estruturado e a gramática presente nele. Se você analisar os detalhes, pode utilizá-los como inspiração para suas próximas produções, empregando os melhores aspectos.
3. Pesquisar constantemente
Se você vai escrever artigo em um blog sobre perfume importado, deve dominar o assunto para não escrever algo que não esteja de acordo.
Logo, a pesquisa não deve ser negligenciada, para não se escrever com base em achismos e prejudicar a sua imagem.
O embasamento teórico torna o conteúdo muito mais rico e substancial, independentemente de qual seja o seu objetivo e estilo.
É apenas por meio da pesquisa que você vai conseguir elaborar argumentos que vão sustentar suas ideias e a mensagem que quer transmitir.
4. Revisar o que escreveu
A revisão é fundamental, apesar de ser constantemente deixada de lado por escritores e redatores. Esses profissionais se esforçam muito na escrita, mas pegam quando publicam seus materiais sem revisá-los adequadamente.
Dependendo do público para quem você escreve, por exemplo, os profissionais que se interessam por coworking para advogados, suas produções precisam ser impecáveis.
Além de se atentar aos erros gramaticais, também é vital conferir se o seu texto contém erros por falta de atenção, ou seja, pequenos problemas que podem passar despercebidos.
Revise quantas vezes achar necessário, pois isso vai garantir uma boa fluidez para o seu texto, além de te ajudar a identificar outros problemas, como o excesso de repetições e mau uso da gramática.
Conclusão
A comunicação escrita é muito diferente da comunicação oral, portanto, mesmo que você saiba se comunicar bem oralmente, talvez não tenha facilidade para escrever.
No entanto, como vimos ao longo desse artigo, se este for o seu caso, é perfeitamente possível corrigir esse problema por meio de algumas práticas simples de escrita.
Dessa maneira, quando for prestar um concurso público, vestibular, prova do Enem ou até mesmo elaborar um e-mail para seus colegas de trabalho, será capaz de construir um texto muito mais conciso e claro para as pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário