Black Friday: especialista dá dicas para lojas virtuais aumentarem a taxa de conversão
Preços atrativos devem ser combinados a uma
experiência positiva do consumidor no site
A Black Friday 2021 se aproxima e, com
ela, grandes expectativas para o comércio virtual brasileiro. Segundo dados da
Neotrust, a projeção de crescimento para esse ano é de 18%, considerando as
vendas entre quinta-feira e sexta-feira. Também para o mesmo período, a
consultoria indica que o aumento na quantidade de pedidos deve ser da ordem de
13%. Eletrodomésticos (30,6%), Moda e Acessórios (27,2%) e Eletroportáteis
(25,4%) são as três categorias mais desejadas para este ano.
Diante deste cenário promissor, é
preciso ter foco no aumento da taxa de conversão, um processo importante que
necessita ser acompanhado e otimizado continuamente.
Fellipe Guimarães, CEO da Codeby,
empresa especializada em tecnologia para E-commerce, levanta pontos cruciais a
serem considerados neste momento. “Ter uma estratégia específica para tentar
recuperar carrinhos abandonados será importante para aumentar suas vendas
durante e até mesmo após a Black Friday. Recuperar o foco dos usuários quando
ele estiver para deixar o site, utilizando para isso promoções, formulários de
captura ou conteúdos variados, depende de muita criatividade do lojista”,
explica.
Estudos apontam que o percentual de
abandono de carrinhos chega a 75% durante o evento, um número alto e que deve
ser levado em consideração na estratégia de aumento de conversão. Frete alto e
navegação do site muito complicada tendem a ser os principais vilões desse
caso.
“O custo de reativar clientes que não
compram mais com você é bem menor e muito mais fácil do que bancar o processo
de conquista de clientes novos. E não é tão difícil assim fazer um cliente
sentir-se querido”, explica Fellipe. Segundo o consultor, um e-mail
personalizado, convidando o cliente a conhecer as novidades pode até parecer
algo muito simples e até clichê, mas é bastante efetivo. Quanto mais gentil o
tom do e-mail, melhores serão as chances do seu cliente voltar.
“É muito importante que o lojista
procure saber qual o motivo do afastamento desse cliente. Foi o preço? Ele
ficou desempregado? Entrega demorada ou ineficiente? Atendimento ruim? Essa
informação vale muito”, pontua Fellipe.
Formas de pagamento,
preço e entrega
Uma das reclamações mais comuns dos
consumidores durante a Black Friday, refere-se à mudança de preço antes de
finalizar a compra, o que acaba causando frustração e impacta negativamente o
cliente.
Para evitar situações de estoque
indisponível ou preços e informações de entrega desatualizados é importante
revisar com antecedência. Fellipe Guimarães acrescenta que “quanto maior a
quantidade de produtos disponíveis em sua loja, mais tempo você precisará para
propagar as novas informações na loja”.
SEO otimizado
A consultoria é o modelo mais adequado
para empresas que precisam desenvolver uma cultura de SEO internamente, de modo
a colher bons frutos de maneira orgânica, ascendendo no ranking do Google,
atraindo mais clientes para o site e alcançando maiores patamares de vendas.
Os principais erros que podem impactar
as vendas durante a Black Friday são aqueles relacionados à velocidade de carregamento,
o que prejudica a experiência do visitante (e consequentemente o posicionamento
da sua loja no Google). “É preciso também garantir uma boa experiência em
qualquer dispositivo, seja mobile ou desktop. A experiência positiva é uma
aliada para seu e-commerce não perder nenhuma venda, sobretudo neste momento de
retomada e reaquecimento do mercado”, conclui Fellipe Guimarães.
A empresa disponibilizou um material
gratuito para lojistas e demais interessados, que mostra as principais
tendências para a data e traz insights relevantes: o e-book Expectativas
para a Black Friday 2021.
Codeby
Empresa de tecnologia especializada na implementação e desenvolvimento de E-commerces. Com mais de 6 anos de experiência tem evoluído e transformado a realidade de negócios digitais de grandes marcas e empresas do mercado, contribuindo com soluções tecnológicas personalizadas para ambientes de lojas virtuais. MVP Partner no quadrante da Vtex, e também certificados em Shopfy e Linx. Saiba mais: www.codeby.com.br
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