A importância da eficiência operacional para a transformação digital das empresas
Por Alexandre Reis*
A transformação digital
não só mudou a forma como vivemos o nosso cotidiano, mas, também o modo como as
empresas e serviços são criados. A eficiência operacional completa essa
jornada, sendo o objetivo de muitas companhias, pois ajuda a reduzir custos
desnecessários, diminuir processos e aumentar a receita, o que resulta em ganho
de escala.
Há empresas que já
nascem eficientes, a exemplo de seguradoras e instituições financeiras, que
usam da inovação e tecnologia desde a sua concepção. Muitas outras, como
indústrias e atacados, estão no meio dessa transição, ainda demandando alguns
trabalhos manuais. Na base da pirâmide estão as empresas que precisam de muita
mão de obra e uma grande quantidade de funcionários para realizarem seus
processos.
No dia a dia de uma
companhia, todos os setores precisam realizar troca de dados. Geralmente isso é
feito por meio de diversas plataformas e serviços, o que acaba gerando um gasto
excessivo de tempo com funções simples. Na procura por exercer um trabalho
escalável, encontram-se soluções tecnológicas que facilitam o cotidiano e
reduzem o tempo gasto em tarefas de alto volume. Esse é um dos pontos onde a
transformação digital se une à eficiência operacional.
O objetivo é conseguir
ligar diversos dados que estão espalhados pela empresa e mapeá-los a fim de
obter uma tomada de decisão mais eficiente. Por exemplo, no departamento de
compras de uma indústria é necessária a análise de fornecedores, checagem
detalhada de todas as informações, verificação de restrições que possam impedir
a companhia de realizar negócios... Enfim, um processo que pode demorar horas
ou até dias para ter uma avalição completa. As soluções de Decisão da
TransUnion permitem o acesso a múltiplas bases de dados e aplicação de regras
personalizadas para validar cada informação para a tomada de decisão eficiente,
além de alcançarem todos esses dados em poucos segundos e automatizarem a
operação. O investimento em plataformas inteligentes agiliza processos e dá
escala aos negócios.
Um dos exemplos de
sucesso de eficiência operacional é o da Creditas,
plataforma online de crédito com garantia, que conseguiu otimizar etapas como a
consolidação de certidões e documentos. A tecnologia possibilitou ganho de
velocidade no relacionamento com o consumidor e diminuiu o ciclo da jornada em
busca de crédito. Os dados fornecidos à Creditas nessa otimização auxiliam em
uma visão mais rápida e global de potenciais novos clientes.
A transformação digital
veio como um agente catalisador, que acelerou a dinâmica dos negócios. Mesmo em
empresas que não conseguem automatizar todos os seus processos, já que as
máquinas não conseguem replicar 100% dos passos, é possível trazer eficiência
em atividades específicas. Redução de tempo de análises manuais, geração de
escalas e diminuição de erros são processos que, automatizados, geram um
impacto extremamente positivo.
Há alguns anos, quando
uma instituição queria implementar um novo processo ou uma nova política de
crédito, por exemplo, começava de forma manual. Testava e colocava em produção
algumas bases de dados, avaliava o resultado mais interessante e, a partir
dali, estudava formas de aprimoração e conclusão mais ágil. Atualmente, todos
esses passos são otimizados desde o início, por meio de ferramentas e serviços
digitais que mostram os resultados logo no começo da operação.
O que faz uma empresa
crescer não é só o número de clientes subir e sim encontrar maneiras excelentes
de fazer cada uma das etapas. Otimizar o tempo e ganhar eficiência em
atividades diárias é o que diferencia uma corporação de sucesso das demais. Não
há competitividade de mercado sem a eficiência operacional.
* Alexandre Reis é Head de Soluções de
Decision Services da TransUnion Brasil.
Acesse esse link para saber mais sobre as Soluções de
Decisão da TransUnion.
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de
informações e insights que traz a confiança para que companhias e consumidores
alcancem grandes realizações na economia moderna.
Fazemos isso fornecendo um olhar
multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de forma
confiável, segura e simétrica no mercado, possibilitando maior
inclusão financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem
realizar transações com confiança, auxiliando na
conquista por resultados. Chamamos isso de Informação para o Bem®.
A TransUnion está há 50 anos no mercado,
com presença em mais de 30 países e em cinco
continentes. Opera no Brasil desde 2012, com o
propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida das
Pessoas. A companhia cria oportunidades
econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas
em segmentos que incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações,
Varejo, FinTechs, Indústrias e PMEs – Pequenas e Médias Empresas.
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