Últimas

Com a temporada de matrículas abertas para 2022, descubra como escolher a melhor escola para o seu filho

A inserção dos novos alunos em um ano pós-pandemia também é um fator a ser levado em conta

Katia Ribeiro Souza

De acordo com pesquisa realizada por Escolas Exponenciais, 21% dos pais têm a intenção de trocar os filhos de colégio para o próximo ano letivo. Os resultados revelam ainda que cerca de 41% dessas famílias pretendem buscar escolas com mensalidades mais baratas. Com o calendário de matrículas abertas para 2022, o diretor acadêmico da Luminova, rede de escolas low cost - de baixo custo -, Yan Navarro, lembra que a escolha da nova instituição de ensino é uma das decisões mais difíceis para a família, já que são inúmeros os aspectos a serem considerados, inclusive como será a inserção destes novos alunos em cenário pós-pandemia. 

“Na Luminova, nossa maior preocupação é com os novos alunos que poderão apresentar diferenças de aprendizagem em relação aos nossos. Dessa forma, iniciaremos o novo letivo revisando os principais conteúdos do ano anterior, com um olhar de retomada para que o estudante se reoriente e, a partir desse ponto, possamos fazer um diagnóstico deles”, conta Navarro. O diretor acadêmico também preparou uma lista com quatro pontos que os responsáveis devem observar antes de efetuarem a troca: 

  • Metodologia pedagógica: atente-se se a escola está acompanhando as transformações do mundo contemporâneo, que se refletem na forma de ensinar e aprender.
  • Valores da família: avaliar se estes são compatíveis com os valores escolares, quanto a abordagem acadêmica dos conteúdos e eventos.
  • Infraestrutura da escola: as famílias devem observar a segurança do espaço, tanto no que se refere a entrada de pessoas de fora da comunidade escolar, quanto ao que se refere aos aspectos como limpeza, prevenção de acidentes e mobiliário adequado a faixa etária do aluno.
  • Custo-benefício: a proposta de transformar o aluno em protagonista já tem sido bem comum nas escolas de elites, mas há colégios como a Luminova, por exemplo, que têm o mesmo objetivo para crianças e jovens das classes B e C.

Sobre a Luminova 

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e promover o crescimento humano e ascensão social, a Luminova, rede de escolas do grupo SEB -Sistema Educacional Brasileiro- inaugurou no final de 2018 as primeiras unidades, em São Paulo e Sorocaba. Projetando expansão por meio de franquias e voltada para os públicos das classes B e C, que representam um contingente de cerca de 42 milhões de crianças e jovens em idade escolar, a Luminova achou um terreno fértil para investir, já que apenas 15% da rede privada atende tal fatia. A mensalidade low cost -de baixo custo-, é possível devido à alta eficiência na gestão escolar, que otimiza tempo, trabalho e estrutura física. Para saber mais, acesse: www.franquia.escolaluminova.com.br 

Nenhum comentário