Como as marcas podem obter sucesso na era da baixa atenção
Por Camilo Barros - Head of Sales and Partnerships Latam da VidMob*
Os consumidores de hoje estão sendo
bombardeados com mais conteúdo do que nunca, e a sobrecarga de informação tem
um grande impacto em nossa capacidade de prestar atenção. Para profissionais da
propaganda que criam vídeos de resposta direta, isso significa que nunca foi
tão importante fazer anúncios claros e atraentes que inspirem o usuário a agir
em questão de segundos.
Mas como obter sucesso na era da baixa
atenção? Quais as melhores táticas para comunicar os benefícios do seu produto,
construir a confiança do consumidor e estabelecer um call-to-action
convincente? E, tudo isso, claro, na velocidade exigida pelo nosso mundo de
rolagem infinita. A duração média da visualização de um anúncio no feed de
redes sociais já é inferior a 3 segundos.
Felizmente, nos últimos cinco anos,
acompanhamos centenas de campanhas para os principais anunciantes do mundo,
seja no Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, etc. Com essa experiência,
identificamos uma estrutura que os profissionais de marketing podem seguir para
criar anúncios em vídeo de resposta direta (DR) eficazes.
Há três perguntas que os consumidores se
fazem ao ver um anúncio, vídeo, foto, notícia ou qualquer tipo de post nas
redes sociais: 1) O que eu ganho com isso?; 2) Por que eu devo acreditar nisso?
e 3) O que eu devo fazer agora? Vou mostrar aqui as marcas e anunciantes a
melhor maneira de responder a essas perguntas por meio de vídeos publicitários
de resposta direta. Ao aplicar esses ensinamentos, as marcas tendem a capturar
a atenção do consumidor de forma mais eficaz – e estimular ações em questão de
segundos.
Para se conectar ao usuário, os
anunciantes precisam ser diretos e simples. Eles devem comunicar apenas um
único benefício nos primeiros três segundos. O benefício pode ser uma das alternativas:
• Produto e preço • Produto e oferta especial • Produto e funcionalidade
exclusiva. Os profissionais de marketing costumam conseguir condensar tudo o
que queriam dizer em um espaço de 30 segundos. Agora que eles têm 3 segundos,
uma mensagem concentrada é essencial para o sucesso da missão.
Se você conseguir conquistar um
consumidor com um benefício relevante para ele, a próxima etapa é provar que
você pode entregá-lo. As duas principais maneiras de fazer isso são: 1)
Demonstrações – Mostre ao público como se faz. Você não vai acreditar o quanto
uma demonstração rápida e boa do produto é eficaz para aumentar as taxas de
conversão. 2) Depoimentos e resenhas. As indústrias de cosméticos e beleza são
usuárias fiéis dessa tática, mas ela funciona para todos os tipos de produtos.
Uma vez que o consumidor confia no
benefício do seu produto, ele está aguardando orientações para dar o próximo
passo. E não importa qual seja o próximo passo, eles desejam concluí-lo muito
rapidamente. Esses são os seus últimos milissegundos com o cliente em
potencial. Não confie nos botões de call-to-action prontos, fornecidos pela
plataforma. “Faça o download agora” e “Compre agora” são bons, mas você precisa
definir as expectativas para o processo de mudança de um cliente em potencial
para um cliente fiel.
Quanto mais específico você for, maior a
probabilidade de o consumidor saber que ação tomar e quais serão os resultados
dessa ação. “Clique”, “Inscreva-se”, “Navegue” e “Experimente” são bons pontos
de partida. Faça a ponte para a experiência pós clique com uma breve descrição.
Por exemplo, “Obtenha seu score de crédito em minutos”, “Preencha um rápido
formulário”, ou “Navegue pela nova coleção'' e “Receba os produtos em 3 dias.”
Certifique-se de que é uma ação viável e rápida. Por exemplo, se você estiver
vendendo um carro, “Compre agora” é um exagero. No entanto, “Agende um
test drive em 5 minutos” faz sentido e preenche a lacuna da experiência
pós-clique.
No atual ecossistema de mídia, em que há
um alto volume de informação e baixo nível de atenção, vídeos de 30 segundos e
belas fotos de produtos não são mais suficientes. Para obter sucesso, os
anunciantes precisam aprender a se comunicar de uma maneira totalmente nova e
os profissionais de marketing precisam se adaptar chamando a atenção do usuário
com anúncios atraentes, imediatos e fáceis de entender. Esse é o novo normal e
à medida que o 5G se aproxima, nossa cultura caminha rumo a mais mídia, mais
pontos de contato e mais experiências com telas.
*A Vidmob é uma martech pioneira no uso da inteligência artificial e machine learning para medir e otimizar o desempenho de peças criativas, seja em texto, áudio ou vídeo, nas plataformas digitais.
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