Como a modernização de aplicativos pode alavancar os negócios no setor varejista?
Com a chegada da Black Friday e o crescimento expressivo no volume de compras neste segmento, preparar a estrutura tecnológica das empresas pode ser a chave para uma operação de sucesso neste período
Por Cleyton
Leal
Desde o início da pandemia, o setor varejista foi afetado, seja por conta das incertezas no volume de consumo, ou pelas mudanças rapidamente impostas pelo “novo normal”. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com empresários do segmento, 32% revelaram que tiveram dificuldades em reagir às mudanças geradas pela pandemia em suas empresas.
Por isso,
estar tecnologicamente preparado para enfrentar situações adversas e
inesperadas torna-se ainda mais importante e estratégico. Neste cenário, a
modernização de aplicativos surge como uma solução para auxiliar as empresas a
atualizarem seus sistemas, oferecerem um atendimento mais eficiente aos
consumidores e alavancarem seus negócios. Mas, de que maneira a modernização de
aplicações
pode apoiar o setor varejista, especialmente em datas sazonais e circunstâncias
singulares?
Benefícios da
Modernização de Aplicativos
Aplicações
modernas são resilientes o suficiente para que possam ser escaláveis e
utilizadas o quanto forem necessárias, além de oferecer mais flexibilidade, uma
vez que se caracteriza como arquitetura moderna, capaz de agregar componentes
próprios ou de terceiros, para se adaptar às necessidades de negócios
propostas. As organizações que modernizam seus aplicativos obtêm diversos
ganhos, os quais podem ser chamados de “fatores da competitividade”, como
custo, qualidade, agilidade, flexibilidade e inovação.
Com relação
aos custos, ao modernizar aplicativos, é possível utilizar infraestruturas ou
arquiteturas modernas que reduzem os custos das aplicações em média de 40% a
50%, com casos de redução de até 70% dos gastos. Já em relação à qualidade, as
atividades operacionais são automatizadas, permitindo que o tempo dos
colaboradores seja investido em outras tarefas estratégicas.
No quesito
agilidade, a modernização de aplicativos não apenas simplifica o processo de
implantação de novos recursos, como oferece suporte às estratégias de
tecnologias ágeis e aumenta a velocidade de entrega da empresa. Enquanto a
flexibilidade, garante, independentemente da situação, adaptação sem se
preocupar com dependências, ou seja, mudar e crescer com as transformações do
mercado e da empresa.
Por fim, o
último benefício, a inovação, torna-se possível pois as aplicações modernas
permitem conexão com outras aplicações, além de realizar buscas de informações
nas redes sociais e personalização para o cliente.
Modernização
de Aplicativos x Black Friday
Na última
sexta-feira do mês de novembro acontece a Black Friday, dia mundialmente
conhecido por oferecer os maiores descontos aos consumidores e abrir a
temporada de compras para o Natal. Deste modo, o volume de compras aumenta
significativamente nesta data, sendo um período de extrema importância para o
setor de varejo, o qual deve estar preparado, especialmente na área
tecnológica, com seus aplicativos modernizados.
Com uma
estrutura de aplicação moderna, a infraestrutura é utilizada como código e
passa a escalar automaticamente de maneira muito ágil para que a aplicação
continue operando de modo resiliente. Além disso, a modernização de aplicativos
garante o monitoramento contínuo do tráfego, bem como a obtenção e acesso a todos
os dados, a fim de observar se está ocorrendo algo fora do normal.
Se uma empresa
está trabalhando com uma aplicação antiga, é essencial escalar toda a
infraestrutura para suportar o crescimento da demanda, ou seja, contemplar
todos os componentes: e-commerce, vendas e financeiro. Diferentemente da
aplicação moderna, que escala um componente de cada vez, garantindo uma redução
de custo na escalabilidade e aumento da velocidade, além de contar com as
automações para escalar on-demand.
Principais
desafios da modernização de aplicativos no Varejo
As empresas do
segmento varejista não devem ter dúvidas: modernizar suas aplicações é o
caminho ideal para ao menos começar a alavancar os negócios. Porém, existem
alguns desafios neste processo, sendo o primeiro deles, a falta de expertise
sobre o processo. Ou seja, as organizações sabem que é importante modernizar,
mas não por onde e como começar.
Além disso, há
uma ausência de capacidade de investimento, tanto de recurso, quanto de mão de
obra. Atualmente, muitas organizações ainda lutam com uma lacuna de habilidades
de TI e a escassez de profissionais especializados no mercado. Por fim, com o
envelhecimento de algumas tecnologias, as empresas também sofrem com a falta de
suporte dos provedores de aplicativos não preparados para aconselhar sobre
determinada modernização.
Mais do que
nunca, é fundamental considerar um parceiro qualificado para conduzir o
processo de modernização de aplicativos, que esteja preparado para oferecer o
suporte necessário durante qualquer situação, especialmente em datas sazonais,
como a Black Friday. Se o ritmo da inovação está aumentando a passos largos, a
modernização de aplicativos pode ser o diferencial estratégico para garantir um
retorno sobre o investimento das empresas, mantendo-as competitivas e atraentes
no mercado.
Cleyton Leal é Líder de Serviços de Aplicativos da SoftwareONE, provedora global e líder em soluções de ponta-a-ponta para softwares e tecnologia de nuvem.
Nenhum comentário