Conversa com artistas da exposição “Gravura, Tinta, Carne e Unha” *
Claudio Caropreso, Francisco Maringelli e Renata
Basile participam de conversa com o público no dia 20 de novembro.
Os artistas da exposição “Gravura,
Tinta, Carne e Unha” vão participar de uma conversa aberta com o público sobre
as obras expostas, as diferentes técnicas de gravura, suas poéticas e
trajetórias com a presença do curador Eduardo Besen.
A conversa gratuita acontece no dia 20
de novembro, sábado, das 14h às 16h, no anexo LONA em São Paulo. Os artistas e
o curador vão circular pela exposição e esclarecer dúvidas em relação às
técnicas utilizadas e o processo criativo.
Cláudio Caropreso, Francisco Maringelli
e Renata Basile trazem para o centro histórico da capital paulista trabalhos
com diferentes técnicas: Cláudio trabalha a destruição e a reconstrução a
partir da colagem de imagens e textos; Francisco transita entre o cômico e o
crítico com traços expressionistas; e Renata compõe padrões geométricos em
chapas de metal, explorando a dimensão e o espaço.
O curador de "Gravura, Tinta,
Carne e Unha" e diretor da galeria Gravura Brasileira, Eduardo Besen,
conta que os artistas foram selecionados graças à diversidade de suas obras e
de suas reflexões sobre a arte contemporânea através da gravura. A ideia é
provocar a reflexão a partir de imagens múltiplas mas que, ao mesmo tempo, são
únicas", afirma.
Serviço: "Conversa com o
Artista"
Exposição “Gravura, Tinta, Carne e Unha
Curadoria: Eduardo Besen
Coordenação: Duilio Ferronato
Data: 20 de novembro de 2021
Horário: presencial das 14h às 16h, não
é necessário agendamento
Quantidade de pessoas por grupo: 50
pessoas
Local: Anexo LONA
R. São Bento, 181 – 1º. Andar - Centro,
São Paulo
Entrada gratuita
Sobre Cláudio Caropreso
Nascido em 1975, vive e trabalha em São
José dos Campos. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de
Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Paraíba. Pós Graduado em
Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília. Como
artista desenvolve pesquisa com procedimentos ligados à gravura em relevo
colorido e processos criativos.
Sobre Francisco Maringelli
Formado em Artes Plásticas pela Escola
de Comunicações e Artes/ECA USP, em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo/FAU USP, e no Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall. Como artista,
participa de inúmeras exposições individuais e tem bolsa de incentivo à
pesquisa VITAE, na Área de Artes Visuais e no Projeto Grandes Formatos na
Gravura em Relevo (1994).
Sobre Renata Basile da Silva
Graduada em Artes Plásticas pela
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Estudou gravura com Evandro Carlos Jardim
e Regina Silveira e desenho com Carlos Fajardo. Desde os anos 90 pesquisa e
desenvolve trabalhos com diferentes meios de reprodução de imagens,
preferencialmente a gravura em metal.
Sobre o curador, Eduardo Besen
Eduardo Besen é arquiteto formado pela
Universidade de São Paulo (USP), diretor do escritório Canto Projetos e
Arquitetura e da galeria Gravura Brasileira, onde também é curador há 23 anos.
Ao longo desse tempo, já realizou mais de 270 exposições, foi curador de
diversas mostras, criou e produziu o festival de arte gráfica SP ESTAMPA,
organizou eventos e intercâmbios entre ateliês e galerias de cidades e países
diferentes e participou de feiras de arte. Além disso, é palestrante e
frequentou o curso de gravuras do MAM-SP por três anos, onde se apaixonou pela
técnica. Tem duas filhas adolescentes e vive em São Paulo.
Sobre a LONA Galeria
A LONA Galeria abriu suas portas na Barra Funda em março de 2019. Uma parceria entre o curador Duílio Ferronato e o artista Higo Joseph. Com foco em artistas que estão iniciando a carreira e em ascensão, com potencial artístico e de mercado, a galeria apresenta exposições individuais e coletivas, produzidas através de curadores parceiros. Conta com dois espaços: a galeria, em um sobrado no bairro da barra funda e o anexo, localizado no primeiro andar de um edifício histórico no centro de São Paulo. Tem como missão a inserção de artistas emergentes no circuito e um primeiro contato com o mercado e instituições de arte, como também o incentivo a novos colecionadores.
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