Creditú chega ao Brasil com foco em inovação para democratizar o acesso ao crédito imobiliário
Com R$1.5 bilhão em empréstimos imobiliários
emitidos no Chile em 3 anos de operação, a fintech aposta em ser uma
alternativa aos grandes bancos no Brasil
A Creditú, fintech especializada em
oferecer crédito imobiliário com operações no Chile, Peru e México, anuncia sua
chegada ao Brasil após o investimento de R$100 milhões recebido pelo Grupo
AVLA. A operação é a maior expansão internacional da companhia. Criada em 2017,
a Creditú já emitiu R$1.5 bilhão nos primeiros 3 anos de operação em
financiamentos imobiliários para 3.000 residências familiares, tendo alcançado
1% do mercado chileno com crescimento mensal de 20%.
“Chegamos ao mercado
brasileiro com o objetivo principal de atender um segmento pouco atendido, como
trabalhadores autônomos, vendedores, empresários, jovens, etc., seja por não
possuírem o valor mínimo de entrada exigido pelos grandes bancos ou por não
terem uma renda 100% formal. Aterrissamos com uma proposta tecnológica e
financeira inovadora para dar a possibilidade de acesso ao crédito imobiliário”
comenta Ignacio Álamos, CEO do grupo.
Apesar do grande
crescimento no mercado imobiliário brasileiro, a fintech acredita que o país
possui um potencial ainda maior de desenvolvimento, devido à baixa penetração
do portfólio de empréstimos imobiliários sobre o Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2020, o total de empréstimos imobiliários representava cerca 10% do PIB
nacional, indicando que o mercado ainda é nascente em comparação a países mais
desenvolvidos como Chile (26%), Estados Unidos (60%) e Holanda (90%).
“O mercado imobiliário
obteve um crescimento relevante nos últimos anos, mas ainda existe bastante
espaço para expansão, principalmente quando falamos de acesso ao crédito para o
perfil de trabalhadores sem acúmulo de reservas, informais ou que não possuem
renda comprovada, percentual relevante da população brasileira”, comenta Lucas
Santana, Gerente de Estratégia da marca no Brasil. Segundo dados do IBGE e Mapa
de Empresas do Ministério da Economia, no Brasil, 37 milhões de pessoas atuam
em postos de trabalho informais e mais de 10 milhões como microempreendedores
individuais.
“A nossa visão é de que
o mercado brasileiro está ficando cada vez mais digital e inovador no ponto de
vista das imobiliárias e proptechs, mas ainda não apresentou nenhuma inovação
relevante nos últimos anos nos produtos de crédito para aquisição de imóveis”,
completa Santana. Para obter melhores condições de acesso ao financiamento para
seus clientes, a Creditú desenhou uma operação que considera a originação do
crédito imobiliário aliada a um seguro de crédito (além dos seguros
habitacionais tradicionais). A contratação do seguro protege o investidor do
risco de perda por inadimplência e transfere o risco para a seguradora. “Com
essa inovação, a Creditú consegue fornecer linhas de crédito com condições
diferenciadas e possibilitar que mais famílias possam realizar o sonho da
casa própria”, comenta Felippe Astrachan, CEO da marca no Brasil. O seguro de
crédito poderá ser contratado com a AVLA, empresa do grupo, ou com outros
parceiros.
Visando abrangência e
agilidade, a Creditú oferece um processo simples e rápido para o cliente e
instituições do mercado imobiliário parceiras “Enquanto no banco tradicional o
processo pode demorar cerca de três meses, na Creditú, a pessoa pode calcular
seu financiamento e assinar o contrato de compra e venda em 20 dias”, completa
o executivo. No Chile, a Creditú realiza o processo em menos de uma
semana.
A fintech estima fechar
o primeiro ano de operação com R$100 milhões em créditos originados, e R$3,0bi
em 5 anos. Para começar, as linhas de financiamento oferecidas serão de até 90%
do valor do imóvel, com prazo de até 35 anos e taxas a partir de 0,53% + IPCA
a.m.
Sobre a Creditú:
Fundada em 2017, a Creditú busca aumentar o acesso ao financiamento imobiliário através de um processo fácil, rápido e inclusivo. Democratizando o acesso à moradia por meio do uso de inovação do setor e alta tecnologia.
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