Crescimento do acesso ao e-commerce reforça potencial de ferramentas online para vendas
Por Danilo Santander *
De acordo com análises da Comscore, que
tem como foco pesquisas de comportamento na internet, 96% dos usuários do
ambiente online acessam a categoria retail e passam, pelo menos, 3 horas e meia
por mês nesta divisão. O estudo, divulgado em agosto deste ano, mostra a
evolução do varejo no que tange canais de venda e comunicação, bem como a
mudança de comportamento do consumidor. Cabe lembrar que, não apenas por conta
da pandemia de Covid-19, por exemplo, a jornada de consumo do cliente está em
constante evolução, sendo uma premissa importante que empresas de todo o mundo
estejam atentas neste sentido.
Além disso, a pesquisa, inclusive
relacionada à geração Z, mostra que 43% dos internautas afirmam que a
possibilidade de realizar compras de forma online torna a vida mais fácil.
Vimos isso claramente durante o período mais intenso de isolamento social na
pandemia, e com certeza este hábito veio para ficar, também considerando a
modernização nas formas de fazer compras.
Neste sentido, ainda é importante
destacar o quanto a internet pode impactar significativamente a maneira como o
consumidor se relaciona com as marcas, mesmo as de varejo. Seja por meio do
site ou das redes sociais, o varejista e as marcas têm em suas mãos, na
internet, uma oportunidade ímpar de se aproximar do seu cliente, expor seus
produtos de forma criativa, atrair consumidores, investidores e parcerias. E
sabemos que, a partir do momento em que o dono do negócio investe na
aproximação e experiência do comprador, os resultados positivos são certos.
O que quero dizer com tudo isso? Já
passou da hora de aproveitarmos os dados, as mudanças de comportamentos,
tendências e insights para adequar negócios e aumentar nosso potencial. Na
Acer, por exemplo, isso ocorreu de forma natural, já vindo de um histórico de
avanços e análises para melhorar as vendas online. Hoje, possuímos plataformas
digitais capazes de dar todo o apoio que o cliente precisa durante toda a
jornada adquirir um notebook ou outro device - pré, durante e pós-compra.
Cabe ressaltar que também que é neste
momento de Black Friday que fica claro quais empresas estão prontas para um
eventual boom de
vendas e quais não, considerando a chance da maioria delas serem feitas online
novamente neste ano. Ao contrário de outras marcas que esperam pela Black Friday
para sentir isso na pele, a Acer experimentou essa sensação, que ainda se
perpetua, desde o início do isolamento domiciliar, quando a demanda por devices
aumentou significativamente. Se não tivéssemos preparados neste sentido, seria
mais difícil atender à demanda de compras de novembro.
Enfim, as oportunidades na internet são
inúmeras e a maneira criativa de trabalhar vai de cada empreendedor, mas,
independente de qualquer aspecto, a força que o varejo tem desenvolvido no
ambiente online deve ser levada considerada para o sucesso.
*Danilo Santander é Online Marketing Manager na Acer do
Brasil.
SOBRE A ACER
Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma
empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos
inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e
conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia
ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada
à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que
quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente
há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no
varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores,
projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos
com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores
para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
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