Últimas

Gig Economy: conheça mais sobre esse esse novo mercado

Você sabe o que significa essa expressão? Ainda que não tão conhecida, é bom ficar de olho nela porque a tendência é que se faça cada vez mais presente no cotidiano empresarial. Ficou intrigado sobre o assunto? Então, venha com a gente!

No texto de hoje vamos dizer qual o significado desse termo, quando ele surgiu e quais são as tendências do mercado para os próximos anos. Por isso, não saia daí e tenha uma ótima leitura!

Entendendo o conceito

Gig Economy é o termo usado para descrever as novas relações de trabalho, baseadas em atividades temporárias e autônomas. Ou seja, é a quebra do emprego tradicional, com horários fixos e ligado a uma só empresa, para a dinâmica freelancer, em que os contratos são sob demanda.

A fluidez nas relações de trabalho

Diante da reforma da Previdência aqui no Brasil, muitas pessoas estão repensando a estrutura de trabalho convencional, com suas obrigações e vantagens. Afinal, a cada dia, parece que outras formas de relação trabalhista se apresentam como mais vantajosas do que o vínculo padrão com a CLT. E isso ocorre não apenas em território nacional.

Na verdade, a geração Y, que inclui os nascidos na primeira metade da década de 1990, está se firmando no mercado profissional atualmente. E essas pessoas prezam muito pela liberdade e pelo contato com a tecnologia.

Isso possibilita novos arranjos trabalhistas, facilitando o crescimento dos profissionais freelancers. Estes atuam junto a vários clientes  de forma simultânea e realizam serviços em qualquer espaço físico, na maior parte das vezes, de dentro de casa, em seu próprio horário, com a ajuda apenas da internet.

As vantagens do trabalho autônomo

Agora você compreendeu que o Gig Economy faz referência aos novos arranjos de trabalho, sendo eles pautados pela autonomia e pelo vínculo por demanda. Então, que ver as vantagens desse novo cenário?

 

 

Flexibilidade

Você pode trabalhar de qualquer local, seja em casa, na praia, em um hotel etc. O importante é apenas ter as ferramentas necessárias para realizar o serviço proposto. O horário também é, quase sempre, montado de acordo com as suas vontades .

Autonomia

Por conta da flexibilidade que proporciona, o trabalho autônomo dá a você independência sobre a forma de organizar a sua própria rotina.

Liberdade

Já imaginou poder trabalhar em qualquer lugar do mundo? Essa é uma possibilidade cada vez mais real com a Gig Economy. Afinal de contas, você deixa de estar vinculado ao escritório de uma empresa.

Como organizar suas finanças sem um trabalho fixo

Apesar das vantagens que proporciona, o trabalho autônomo também gera incertezas financeiras. Isso porque você deixa de receber um salário fixo e passa a ter rendimentos oscilantes. Então, é extremamente importante organizar o seu orçamento para evitar desequilíbrios em sua conta bancária e dívidas crescentes.

Tenha uma reserva de emergência

Um capital reservado para emergências é essencial para ajudá-lo em momentos inesperados, como o cancelamento do contrato com um cliente, um caso de doença que o impossibilite de trabalhar por algum tempo ou um débito extra. 

Calcule seu salário médio

Mesmo que o seu salário oscile a cada mês, calcule uma média geral de quanto você ganha e trabalhe com ele. Assim, você controla seus gastos baseando-se em uma margem segura.

Fuja das parcelas

Parcelas são inimigas número um das pessoas que entram no cenário da Gig Economy. Isso porque você compromete seu orçamento por vários meses sem ter certeza do que pode ocorrer ao longo desse tempo.

E se você perder clientes? Talvez seu computador quebrou de repente e você gastou mais do que pretendia. Esses são apenas alguns exemplos que podem afetar a sua renda de forma grave.

Então, caso tenha uma grande parte do seu orçamento básico comprometido por parcela, esses imprevistos comuns podem complicar e muito sua vida financeira.

A importância de se adaptar

Bem, como deu para perceber, a Gig Economy é uma tendência nas relações de trabalho do século XXI. Marcada pelos contratos sob demanda, ela mostra que o estilo de vida de freelancer está ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade.

Afinal de contas, as pessoas vêm buscando liberdade, e as regras de um emprego tradicional já não atraem tanto assim, mesmo oferecendo certa segurança em comparação com as atividades autônomas.

Contudo, independentemente de ser uma tendência ou não, é fácil perceber que na era da Gig Economy é essencial manter um maior controle sobre as suas finanças. Isso porque seus ganhos regulares não são fixos, o que, dependendo do caso, pode levar a uma grande desorganização financeira.

Portanto, siga as dicas de planejamento que apresentamos e evite gastos desnecessários ou impulsivos. Essas ações, entre outras mostradas nos tópicos anteriores, vão ajudá-lo a manter as finanças em dia.

Porém, caso precise de uma ajuda extra para lidar com dívidas que já estão comprometendo a sua renda, uma opção bastante interessante é contratar um empréstimo com garantia de imóvel. A modalidade, que é especialidade da fintech CashMe, permite que você troque uma dívida cara por uma barata através de juros de menos de 1% ao mês + IPCA.

Nenhum comentário