Últimas

Instituo Paulo Kobayashi estreia espetáculo com linguagem de circo e games sobre bullying e os diretos das crianças e adolescentes

"Super Ativos" estreou dia 7 de Novembro e vai realizar 8 apresentações culturais gratuitas na cidade de São Paulo.

Júlio da Silva é um garoto normal de 15 anos. Ou melhor, quase normal, porque há quase um ano ele não fala absolutamente nada. E por isso sofre perseguição na escola e tem dificuldades na comunicação com o seu próprio pai.

Esse é o tema principal de “Super Ativos”, o novo espetáculo do Instituto Paulo Kobayashi que combina circo e teatro, e que estréia dia 07 de Novembro - Domingo, realizando várias sessões gratuitas na cidade de São Paulo (vide agenda abaixo em Serviço). O IPK já trouxe para o público de todas as idades espetáculos de circo, teatro e dança que circularam por todo o país, como “Chefs do Riso”, “Circo Eco Brasil”, “Reciclópolis”, “Chefs”, “Os Novos Samurais”, “Chefs do Riso 2.0” e “Splash” – esse último indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2018 na categoria de Melhor Espetáculo do Ano em Sustentabilidade.

Para Ricardo Maia, produtor-executivo do projeto, que também atua no espetáculo, “é a nossa primeira produção que aborda assuntos mais fortes como o bullying e o alcoolismo. Mas não é uma peça de teatro pesada. Muito pelo contrário. Nosso desafio está sendo justamente construir um espetáculo bem divertido, com humor e acrobacias, em uma linguagem dos videogames, mas trazendo temas sérios e importantes, para o público de todas as idades – principalmente para as crianças e jovens a partir dos 10 anos. A grande mensagem que fica é de superação, da importância de acreditar em você”.

A direção artística é de Bruna Assis, que possui uma grande experiência em teatro, dança e cinema.

O espetáculo conta com o patrocínio por lei de incentivo fiscal da Lwart Soluções Ambientais, empresa sediada em Lençóis Paulista-SP, referência mundial na produção de óleo básico a partir de óleo lubrificante usado e contaminado. “A Lwart é uma empresa comprometida com a responsabilidade social e buscamos sempre apoiar iniciativas que condizem com nossos valores. Acreditamos, pela grandeza dessa ação, que podemos expandir a conscientização sobre assuntos importantes e urgentes na nossa sociedade, como os abordados no espetáculo Super Ativos.”, afirma Carolina Tanese, gerente de Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Soluções Ambientais.

“Super Ativos” está sendo realizado com recursos do CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo, através do patrocínio da Lwart Soluções Ambientais, pelo Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - FEDCA/SP.

Os ingressos são gratuitos e distribuídos com 60 minutos de antecedência na entrada do espaço. Conforme protocolo adotado pelo Governo de Estado de São Paulo, é obrigatório o uso de máscaras no local.

Ficha Técnica:

Produção-Executiva: Ricardo Maia

Realização: Instituto Paulo Kobayashi e Ricardo Maia Produções Artísticas Direção: Bruna Assis

Assistente de Produção: Guilherme Augusto Cenografia: Projeto HITO

Músicas e sonorização: Lucas Paiva

Coreografias circenses e Preparação Corporal: Guilherme Augusto Roteiro: João Bley e Ana Beatriz Pereira

Figurinos: Omori Indústria Criativa Iluminação: Rafael de Sá Relações Públicas: Márcio Neves

Elenco:

Beatriz Torres - Feiticeira da Justiça Eduardo Queiroz - Maicon e Dragão Jennifer Martins - Caçadora Suprema Lucas Laureno – Júlio

Ricardo Maia - Pai

Sobre o IPK

O Instituto Paulo Kobayashi – IPK é uma Organização da Sociedade Civil (Oscip) reconhecida pelo Ministério da Justiça, sem fins lucrativos, que tem como missão ser o elo de integração entre o governo e suas diretrizes, e a iniciativa privada por meio de ações de responsabilidade social em prol das entidades filantrópicas do Terceiro Setor.

Engajado em projetos sociais que tragam benefícios à população, o IPK realiza inúmeras ações, que compreendem: inclusão digital para a 3.a idade, capacitação, intercâmbio cultural com o Japão através do Carnaval, atividades de fomento ao esporte, difusão e produção cultural, entre outras, beneficiando desde a sua fundação em 2005, mais de 300 mil pessoas de diversas entidades sociais em todo Brasil.

Bruna Assis – Diretora

É formada em atuação pela SP Escola de teatro em 2017 e atualmente em formação na Escola de Arte dramática ECA/USP. Passou por diversas oficinas artísticas do teatro e da performance na cidade de SP, como módulos mimético, diegético e performativo do grupo Satyros; improviso com Rhena de Faria; estudo de máscaras com Dani Biancardi; coordenação do estudo e tradução do livro Actors on Acting com Ney Piacentini; Devising performativo na prática do teatro expandido com Rodolfo Garcia e outros. Recentemente estreou como atriz com a peça Ador-ador que cumpriu três temporadas na cidade de São Paulo entre 2016 e 2018. Integra o Coletivo Veneta na peça Carta Zero que estreia em 2021.

Elenco:

Beatriz Torres:

Técnica em Humor pela SP Escola de Teatro e graduanda em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. Atriz, pesquisadora de movimento, humorista e escritora.

Atualmente integrante de dois grupos independentes da cena paulistana: Coletivo Coisa (teatro e audiovisual) e As Fulanas (mulheres em improviso).

No teatro, tem passagem por cursos ministrados por artistas como Ruy Cortez e Ondina Clais (Companhia da Memória), Sébastien Brottet-Michel (Théâtre du Soleil), Thiago Franco Balieiro (Eco Teatral), Kenia Dias, entre outros. Participou de workshops de interpretação para cinema e televisão com Fátima Toledo e com Sérgio Penna. Na linguagem de palhaço, iniciou sua pesquisa com Paulo Candusso, e aprofundou-se na mesma com Bete Dorgam, Fernando Sampaio e Victor Ávalo (Argentina). Atuou nas peças 'A Festa sem Fim', direção de João Paulo Lorenzo, 'Morte e Vida Severina', direção de Sandra Corveloni, 'Tchekhovianos' e 'É a Vida', ambas com direção de Jair Assumpção, 'Seis Graus de Etarismo', do grupo Melhor Deixa, 'Uma Noite com as fulanas', espetáculo de improviso do grupo As Fulanas, 'Contágio' e 'A Reformista', do Coletivo Coisa. No audiovisual, atuou no curta Jacky and the BeantCoinstalk, da Conspiração Filmes, dirigido por Guilherme Nasser.

Eduardo Queiroz:

É capoeirista, acróbata, artista circense e dançarino. Participou de espetáculos importantes como Show da Luna como bailarino. Participou de eventos como Bravos, Fid Fest, Taboão Fest (ficando em 1° lugar). Fez participações importantes em clipes musicais e curta-metragens. É professor de dança há dois anos.

Jennifer Martins:

Atriz formada pela escola Viva de artes cênicas de Guarulhos, iniciou sua trajetória no teatro de rua através do programa Ponto de Cultura, estudou cinema na produtora Barreto Filmes. Assistente de Produção audio visual formada pelo Senac Lapa , atuou como protagonista no curta metragem “ Anacíclico “ exibido pelo festival internacional de curtas Kinoforun , realizado por EMESP Tom Jobim, Circense formada pelo Galpão do Circo, Palhaça pelo projeto Cultura Ativa, produziu o espetáculo teatral “ O ser palhaço “ no Centro educacional Adamastor realizado pela prefeitura de Guarulhos , produziu o grupo musical “ Raízes de Baobá “ no Sesc Guarulhos , fez produção técnica de cabarés infanto-juvenil pelo Galpão do Circo, formada em Humor na SP Escola de teatro, atualmente faz parte do coletivo CIRCUNFLEXO que tem como iniciativa o acesso e atravessamento artístico nas periferias.

Lucas Laureno:

Ator formado em DRAMATURGIA (2017) e HUMOR (2019) pela SP Escola de Teatro

– Centro de Formação das Artes do Palco, foi integrante do projeto “Aprendiz – Pré- profissionalizante” no espaço Galpão do Circo (2020). Durante 3 (três) anos compôs o Módulo de Teatro Para Iniciantes do CDC – Tide Setúbal atuando e escrevendo nos espetáculos “Mil Fibras”, “Árvore do Tempo”, “Se Liga!”, “Tripalium”, “Luzes Desiguais” e “O Mordomo” (2011-2013). Foi também Arte-educador no Módulo de Teatro Para Iniciantes no Aldeia Satélite Espaço Cultural (coordenação Ong Jovens do Brasil e Fundação Tide Setúbal) – (2016 a 2017). Atuou em espetáculos como “NOzLand” pelo Coletivo DioTespissio, com apoio do edital Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo (2013) – dramaturgia e atuação, “Viúva, Porém Honesta” de Nelson Rodrigues pela Cia Teatral Filosofia de Coxia (2013), “DioTespisso Conta São Miguel Paulista” pelo Coletivo DioTespisso com apoio do edital de Primeiras Obras de Produção Teatral 10/14 do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (2015) – dramaturgia, direção e atuação, “Sonho de Liberdade” pelo grupo Marmottart de Teatro, apresentado dentro do projeto “Hospício Cultural #InterVEM – Da praça às escolas”, junto aos coletivos MAP e Flyer Circular, com apoio do edital Sarau 31/14 do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (2015) – atuação, “Olho Aberto” pelo Núcleo Múltiplas Linguagens do SESI AE Carvalho (2015) – atuação, “Visão Periférica – Da Carne de Búfalo, Do Pinho Sol” pelo grupo Visão Periférica (2016) – dramaturgia, “Guichê” pelo grupo Desimportada Cia.

(2017-2019) – direção, dramaturgia e atuação, “Príncipe Crioulo” pela Cia 2as de Teatro (2018-2019) – atuação.

Ricardo Maia:

Trabalhou como figurante e elenco de apoio em produções da TV. No teatro foi ator nas peças teatrais "O Gigante Egoísta"(de Oscar Wilde - infantil) e "As Desgraças de Dois Maridos"(de Moliére, comédia adulta). Foi Apresentador no programa "Almanaque Circo Brasil" (YouTube). Ator no curta "Tudo por Dinheiro" (2018, projeto "É Nóis na Fita"). Voz original e dublagem no curta de animação "TANDEM", de Vivian Altman (2018) - 1o. Lugar na Edição Sex Privê do Anima Mundi 2019 (Prêmio Animadinho) e Prêmio de Melhor Curta Metragem no 9o. Festival Internacional de Cinema do Balneário de Camboriú - 2019. Voz original no curta de animação "MIRACASAS" (co-produção Brasil / França 2018) - Personagem principal.

Apresentador em diversos vídeos institucionais para empresas e, desde 2019, apresentador oficial da série de vídeos educativos do Instituto CCR.

Patrocinadores

Patrocínio: Lwart Soluções Ambientais

 Apoio: Think Projetos

Realização: SEDS – Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo, Instituto Paulo Kobayashi e Ricardo Maia Produções Artísticas. O projeto é realizado com recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – FEDCA/SP - PROCESSO SEDS Nº 00444/2020 - Edital 2016/2017.

Serviço

Dia 07 de Novembro de 2021 - Domingo

Centro Cultural Butantã

Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1880/1882. São Paulo, SP 05582-001 Horários: 11h e 13h

Ingressos gratuitos com distribuição 60 minutos antes do início de cada sessão, conforme disponibilidade local.

Duração: 55 min.

Classificação/idade: 10 anos Acesso universal.

Dia 08 de Novembro – Segunda

CEU Parque Bristol

Endereço: Rua Professor Arthur Primavesi, s/nº - Parque Bristol, São Paulo, SP, 04177-070

Tel.: (11) 2334-9151 / 2334 -9152

Horários: 14h e 16h

Ingressos gratuitos com distribuição 60 minutos antes do início de cada sessão, conforme disponibilidade local.

Duração: 55 min.

Classificação/idade: 10 anos Acesso universal.

Dia 09 de Novembro – terça

CEU Feitiço da Vila

Endereço: Rua Feitiço da Vila 399, Chácara Santa Clara - Capão Redondo, São Paulo, SP, 05879-000

Tel.: (11) 3397-6550 / 3397-6559

Horários: 14h e 16h

Ingressos gratuitos com distribuição 60 minutos antes do início de cada sessão, conforme disponibilidade local.

Duração: 55 min.

Classificação/idade: 10 anos

Acesso universal.

Dia 12 de Novembro

Teatro Caritas

Rua Pedro Paulino Santos, 157 , São Mateus, 08331-000, São Paulo, SP Horários: 10h e 14h

Ingressos gratuitos com distribuição 60 minutos antes do início de cada sessão, conforme disponibilidade local.

Duração: 55 min.

Classificação/idade: 10 anos

Sobre a Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é uma das maiores do mundo no segmento de rerrefino de óleo lubrificante usado. É também a primeira rerrefinadora da América Latina a produzir óleo básico de alta performance, do Grupo II. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, a Lwart amplia sua atuação e passa a coletar, destinar e transformar, dentro das melhores práticas da economia circular, resíduos pós-consumo do setor automotivo. A Lwart Soluções Ambientais tem uma das plantas mais modernas do mundo para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado. Com sede em Lençóis Paulista (SP), conta com 17 centros de coletas espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos. Seu processo é rastreável e sua atuação segue as mais estritas normas de compliance. Mais informações em www.lwart.com.br.

Nenhum comentário