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Internet das coisas alcançará todas as indústrias e serviços de varejo

Prever falhas em equipamentos, monitorar ambientes e gerenciar operações com IoT será essencial para garantir a segurança e o crescimento sustentável dos negócios

Novembro de 2021 - As indústrias e os serviços de varejo estão atingindo níveis inéditos de digitalização para ganhar competitividade. Segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), desde o início da pandemia, empresas com tecnologias de indústria 4.0 lucraram mais e até conseguiram ampliar o quadro de funcionários. O lucro registrado hoje é 54% maior que no período pré-pandemia. 

No mercado brasileiro, se destacam empresas que oferecem soluções para prever falhas em máquinas e motores industriais, por meio de sensores IoT (internet das coisas) que monitoram vibração e temperatura para encontrar problemas na linha de produção, alertando os gestores de manutenção antes que a produção precise ser paralisada.

Uma vez instalado na máquina, o dispositivo IoT detecta defeitos mínimos no equipamento, envia a um software que usa algoritmos matemáticos para, preventivamente, informar à empresa que tal máquina vai ter problema e arrisca a prever uma data de quando pode quebrar. O disparo de alarmes, insights e indicadores por BI para as empresas já acontece em tempo real por e-mail e via Telegram, por exemplo.

Daniel Vilas, diretor geral da Solvian, referência em soluções para manutenção preditiva, explica que os alertas de seus dispositivos próprios tem até 90% de efetividade na identificação de falhas. Para citar um exemplo, a economia gerada pode chegar a R$ 250.000 para uma empresa que tem máquinas que operam 10 horas por dia, capazes de produzir R$ 5.000/hora, se for evitado que fiquem paralisadas por 05 dias. As empresas pagam uma mensalidade para poder usar o software de análise preditiva. Em média, o preço é acessível e se paga em alguns meses.

Sem contar que esses sensores podem monitorar outras variáveis em ambientes industriais e corporativos como: refrigeração (geladeiras e freezers), utilities (água, energia, gás), ambientes (CO₂ / temperatura / umidade / ruído e luminosidade / fluxo de pessoas), localização de equipamentos.

No dia a dia de uma empresa, controlar cargas e picos de energia, por exemplo, é tão importante quanto monitorar os níveis de reservatórios de água. É esse monitoramento contínuo, automatizado, com todos os dados sobre o consumo da companhia, que evita ultrapassagens de demandas contratadas e previne vazamentos, proporcionando uma maior economia nas contas no fim do mês.

Assim como a ausência de um monitoramento de nobreaks pode causar a paralisação da operação ao acabar a energia, afetando a produtividade da equipe. Outra grande utilização é o monitoramento de câmaras frigoríficas, balcões refrigerados, freezers e geladeiras: sem esse gerenciamento, as empresas não conseguem supervisionar com agilidade a temperatura, podendo ter grandes prejuízos financeiros.

Agilidade na resolução de problemas e decisões de negócios

Para evitar problemas como esses, é importante contar com um especialista que forneça tecnologias integradas. Aqui no Brasil, a Solvian oferece os sensores integrados ao software, desenhado com inteligência artificial por um time qualificado de engenheiros, trazendo ao cliente final soluções para energia, para qualidade de ambiente e luminosidade, para refrigeração, enfim, todas as soluções agregadas.

O executivo complementa que, com tecnologias próprias, a startup triplicou o faturamento em 2021, atingindo R$ 4 milhões, e já conquistou 40 clientes. Entre eles, um dos maiores aeroportos do Brasil e uma das maiores indústrias de pneus do mundo, desde que foi fundada em 2014, como o braço de tecnologia do Grupo ATMA – holding que administra a LIQ (contact center) e a Elfe (Manutenção industrial) – que emprega mais de 25 mil funcionários. A meta agora é passar dos atuais R$ 4 milhões de faturamento para, pelo menos, 10 milhões até Julho de 2022. 

Além do monitoramento via sensores IoT, outra tecnologia que cresce no Brasil são os softwares usados na gestão de operações complexas que envolvem ordens de serviço, equipes internas e times de campo (facilities). Esse tipo de plataforma web e mobile, com BI integrado, é cada vez mais usado por data centers, bancos, aeroportos, hospitais, lajes corporativas, entre outros. O software é simples de operar, facilita o controle de ativos e ajuda a reduzir custos operacionais. Ainda organiza a agenda de trabalho de diversas equipes, do colaborador ao fornecedor.

Uma multinacional de consultoria de gestão, TI e outsourcing, é um exemplo de empresa que está usando a solução da Solvian de gestão de operações para monitorar se os chamados de assistência e manutenção que recebe estão sendo cumpridos dentro do acordo de nível de serviço (ou Service Level Agreement - SLA). No setor de bancos, por exemplo, a tecnologia ajuda a controlar o fluxo de pessoas.  

Em aeroportos, o monitoramento baseado em dispositivos IoT ajuda a evitar falhas nos sistemas de esteiras de bagagem, escadas rolantes e nos elevadores, permitindo que as concessionárias consigam disponibilizar o perfeito funcionamento aos usuários, e cumprir os tempos de atendimento ao cliente.

“O GRU Airport usa nossa solução para monitorar sua área durante 24 horas por dia e, caso haja algum incidente, alarmes são disparados para os responsáveis para a manutenção imediata. Com isso, o maior aeroporto da América do Sul conseguiu uma redução significativa no tempo de manutenção dos equipamentos, além de garantir qualidade de atendimento ao cliente e evitar multas. Essa parceria já dura 3 anos”, conta Vilas. 

Geralmente o mercado não pode gastar muito tempo para ver um problema e ser eficiente para resolvê-lo. Em diversos setores, a tomada de decisão rápida e assertiva depende do acesso rápido aos dados em tempo real, ou seja, a manutenção preditiva é um caminho sem volta.

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