Internet das coisas alcançará todas as indústrias e serviços de varejo
Prever falhas em equipamentos, monitorar ambientes e gerenciar operações com IoT será essencial para garantir a segurança e o crescimento sustentável dos negócios
Novembro de 2021 - As indústrias e os serviços de
varejo estão atingindo níveis inéditos de digitalização para ganhar
competitividade. Segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da
Indústria), desde o início da pandemia, empresas com tecnologias de
indústria 4.0 lucraram mais e até conseguiram ampliar o quadro de
funcionários. O lucro registrado hoje é 54% maior que no período
pré-pandemia.
No mercado brasileiro, se destacam
empresas que oferecem soluções para prever falhas em máquinas e motores
industriais, por meio de sensores IoT (internet das coisas) que monitoram
vibração e temperatura para encontrar problemas na linha de produção, alertando
os gestores de manutenção antes que a produção precise ser paralisada.
Uma vez instalado na máquina, o
dispositivo IoT detecta defeitos mínimos no equipamento, envia a um software
que usa algoritmos matemáticos para, preventivamente, informar à empresa que
tal máquina vai ter problema e arrisca a prever uma data de quando pode quebrar.
O disparo de alarmes, insights e indicadores por BI para as empresas já
acontece em tempo real por e-mail e via Telegram, por exemplo.
Daniel Vilas, diretor geral da Solvian,
referência em soluções para manutenção preditiva, explica que os alertas de seus
dispositivos próprios tem até 90% de efetividade na identificação de falhas.
Para citar um exemplo, a economia gerada pode chegar a R$ 250.000 para uma
empresa que tem máquinas que operam 10 horas por dia, capazes de produzir R$
5.000/hora, se for evitado que fiquem paralisadas por 05 dias. As empresas
pagam uma mensalidade para poder usar o software de análise preditiva. Em
média, o preço é acessível e se paga em alguns meses.
Sem contar que esses sensores podem
monitorar outras variáveis em ambientes industriais e corporativos como:
refrigeração (geladeiras e freezers), utilities (água, energia, gás), ambientes
(CO₂ /
temperatura / umidade / ruído e luminosidade / fluxo de pessoas), localização
de equipamentos.
No dia a dia de uma empresa, controlar
cargas e picos de energia, por exemplo, é tão importante quanto monitorar os
níveis de reservatórios de água. É esse monitoramento contínuo, automatizado,
com todos os dados sobre o consumo da companhia, que evita ultrapassagens de
demandas contratadas e previne vazamentos, proporcionando uma maior economia
nas contas no fim do mês.
Assim como a ausência de um monitoramento de nobreaks pode causar a paralisação
da operação ao acabar a energia, afetando a produtividade da equipe. Outra
grande utilização é o monitoramento de câmaras frigoríficas, balcões
refrigerados, freezers e geladeiras: sem esse gerenciamento, as empresas não
conseguem supervisionar com agilidade a temperatura, podendo ter grandes
prejuízos financeiros.
Agilidade na resolução de problemas e decisões
de negócios
Para evitar problemas como esses, é
importante contar com um especialista que forneça tecnologias integradas. Aqui
no Brasil, a Solvian oferece os sensores integrados ao software, desenhado com
inteligência artificial por um time qualificado de engenheiros, trazendo ao
cliente final soluções para energia, para qualidade de ambiente e
luminosidade, para refrigeração, enfim, todas as soluções agregadas.
O executivo complementa que, com
tecnologias próprias, a startup triplicou o faturamento em 2021, atingindo R$ 4
milhões, e já conquistou 40 clientes. Entre eles, um dos maiores aeroportos do
Brasil e uma das maiores indústrias de pneus do mundo, desde que foi fundada em
2014, como o braço de tecnologia do Grupo ATMA – holding que administra a LIQ
(contact center) e a Elfe (Manutenção industrial) – que emprega mais de 25 mil
funcionários. A meta agora é passar dos atuais R$ 4 milhões de faturamento
para, pelo menos, 10 milhões até Julho de 2022.
Além do monitoramento via sensores IoT,
outra tecnologia que cresce no Brasil são os softwares usados na gestão de
operações complexas
que envolvem ordens de serviço, equipes internas e times de campo (facilities).
Esse tipo de plataforma web e mobile, com BI integrado, é cada vez mais usado
por data centers, bancos, aeroportos, hospitais, lajes corporativas, entre
outros. O software é simples de operar, facilita o controle de ativos e ajuda a
reduzir custos operacionais. Ainda organiza a agenda de trabalho de diversas
equipes, do colaborador ao fornecedor.
Uma multinacional de consultoria de
gestão, TI e outsourcing, é um exemplo de empresa que está usando a solução da
Solvian de gestão de operações para monitorar se os chamados de assistência e
manutenção que recebe estão sendo cumpridos dentro do acordo de nível de
serviço (ou Service Level Agreement - SLA). No setor de
bancos, por exemplo, a tecnologia ajuda a controlar o fluxo de pessoas.
Em aeroportos, o monitoramento baseado
em dispositivos IoT ajuda a evitar falhas nos sistemas de esteiras de bagagem,
escadas rolantes e nos elevadores, permitindo que as concessionárias consigam
disponibilizar o perfeito funcionamento aos usuários, e cumprir os tempos de
atendimento ao cliente.
“O GRU Airport usa nossa solução para
monitorar sua área durante 24 horas por dia e, caso haja algum incidente,
alarmes são disparados para os responsáveis para a manutenção imediata. Com
isso, o maior aeroporto da América do Sul conseguiu uma redução significativa
no tempo de manutenção dos equipamentos, além de garantir qualidade de
atendimento ao cliente e evitar multas. Essa parceria já dura 3 anos”, conta
Vilas.
Geralmente o mercado não pode gastar muito tempo para ver um problema e ser eficiente para resolvê-lo. Em diversos setores, a tomada de decisão rápida e assertiva depende do acesso rápido aos dados em tempo real, ou seja, a manutenção preditiva é um caminho sem volta.
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