Log-In Logística Intermodal lança primeiro Relatório de Sustentabilidade
- Documento
adota padrão internacional GRI e aumenta transparência das iniciativas
implementadas pela companhia.
- Resultados
do terceiro trimestre também são apresentados com destaque para receita líquida
de R$ 359,5 milhões, alta de 20,4% na comparação com 2020.
A Log-In
Logística Intermodal acaba de lançar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade aqui, conforme
as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Ao longo de 2020, a
companhia desenvolveu um planejamento de crescimento sustentável alinhado às
práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e estabeleceu
seis temas de alta materialidade que irão nortear suas iniciativas nos próximos
anos. São eles: integridade, ética e práticas
anticorrupção; saúde e segurança de funcionários e terceiros; emissões
atmosféricas (GEE, gases tóxicos); gestão da segurança das operações
(marítimas, terminais e rodoviárias); descarte de resíduos e efluentes dos
navios, bem como Governança Corporativa.
Com a nova agenda
sustentável, a Log-In tem como objetivo promover impactos ainda mais
positivos aos colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade e ao meio
ambiente. Para o diretor-presidente da Log-In,
Marcio Arany, a companhia está preparada
para os novos desafios que vêm pela frente e o lançamento do relatório é
um importante passo para o crescimento da Log-In. “Nosso principal negócio
oferece uma alternativa de transporte mais sustentável e contribui diretamente
para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Temos
aprimorado e expandido nossas iniciativas com um olhar sempre atento ao meio
ambiente, ao desenvolvimento social e à nossa governança, em uma jornada que,
ao longo dos próximos anos, nos levará a um novo patamar”, avalia Arany.
O relatório apresenta também as iniciativas sociais, ambientais e de
governança implementadas recentemente pela empresa. Em 2020, como parte da
estratégia de ESG, sob o pilar Gente, a Log-In lançou a frente de Diversidade e
Inclusão, promovendo programas de responsabilidade social, desenvolvimento de
talentos e qualidade de vida para todos os colaboradores. Já no aspecto
ambiental, foram implementados uma série de ações para um maior controle de
emissões, incluindo mapeamento de indicadores de desempenho da matriz de
eficiência energética, programas para descarte de resíduos e efluentes em
terminais e navios, entre outros.
Resultados do terceiro trimestre
Na última quarta-feira, dia 10/11, a Log-In apresentou os resultados financeiros e operacionais obtidos no terceiro
trimestre de 2021. De julho a setembro, a companhia atingiu lucro líquido de R$
60,3 milhões contra R$ 9,1 milhões, no mesmo período do ano passado. Somente
nos nove primeiros meses do ano, o lucro líquido foi de R$ 76,5 milhões versus
o prejuízo de R$ 120,3 milhões no mesmo período do ano passado. A Receita
Operacional Líquida (ROL) e o Ebtida (lucro antes de juros, impostos,
depreciação e amortização) também apresentaram bons resultados no terceiro
trimestre, totalizando R$ 359,5 milhões (+20,4%) e R$ 102,8 milhões (+22,5%),
respectivamente.
O serviço de Navegação Costeira registrou receita
líquida recorde de R$ 279,1 milhões e crescimento expressivo de 51% nos volumes
movimentados no Feeder, impulsionado pela captura de novas oportunidades de
negócios em algumas linhas de serviços. Já o terminal portuário de Vila Velha
registrou recordes desde o início de suas operações. A receita líquida foi de
R$ 70,1 milhões, alta de 39,7%, e EBITDA de R$ 32,2 milhões, 47,8% superior na
comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação a volumes, houve um
crescimento no total de contêineres movimentados somando 52.835 unidades no
terceiro trimestre, além de incremento nos volumes de carga geral, alcançando
282,7 mil toneladas, marca não alcançada desde 2012.
Entre as razões para o melhor desempenho dos
negócios estão: melhora no mix de cargas, maiores volumes movimentados por
clientes atuais e chegada de novos, incremento da receita do transporte de
veículos entre Brasil e Argentina, aumento de volume movimentado em função da
retomada nas operações de diversos setores, além do efeito cambial.
Sobre a Log-In Logística Intermodal
A Log-In Logística Intermodal é uma empresa 100%
brasileira, que oferece soluções logísticas customizadas, movimentação
portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços,
conectando por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui
uma frota própria de sete navios porta-contêineres, com capacidade total de
18.050 TEUs, que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, integrando
os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai. Recentemente, a
companhia anunciou a aquisição de mais dois navios que irão compor sua frota a
partir de 2023. A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila
Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais,
um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas.
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