Mercado de veículos usados cresce em demanda, novos serviços e tecnologias
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Inflação,
constantes aumentos da gasolina e o sumiço de novos modelos de carros na praça,
os quais têm até fila de espera, foram somente alguns dos fatores que
contribuíram com o boom das negociações de veículos de segunda mão, com uma
escalada de preços em alta que não se via desde os anos 1980, com o Plano
Cruzado. Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de
Veículos Automotores (Fenauto), somente entre janeiro e junho de 2021,
foram comercializados mais de 5,4 milhões de automóveis e comerciais leves
usados no Brasil.
O mercado
de veículos usados está tão em alta que, o mês de julho de 2021 foi o melhor,
em termos de resultado nas transações desde desde o início da série histórica
da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em
2003. Como consequência, está surgindo uma avalanche de plataformas do
segmento, com direito a estreia da Kavak com R$ 2,5Bi, a aquisição da Volanty
pela Creditas, e o investimento de R$ 155 milhões na Instacarro.
Tendo que
oferecer uma melhor experiência para os clientes, a verdade é que ser uma
revendedora automotiva é um trabalho cada vez mais difícil: grandes
volumes de informações, integração de setores, pré-venda, análise de cada
veículo, anúncios em sites, controle financeiro, estoque, atendimento ao
cliente e pós-venda são só algumas das muitas tarefas da área. E, óbvio: gerir
tudo isso, com excelência e acompanhando um mercado que não para de crescer,
exige um perfil bem dinâmico por parte dos administradores do negócio.
"Por
isso, a tendência é que haja aumento de plataformas digitais para a
comercialização desses veículos, as quais têm atraído investidores e colocado
recursos para conquistar brasileiros interessados em vender ou comprar um usado
ou seminovo", salienta Rodrigo Dal Bello, CEO do Autoconf.
A startup, que estreia
no mercado, trabalha a gestão de venda de veículos voltada para lojas e
revendedoras de veículos usados e funciona como uma espécie de “e-commerce para
carros”, cujo foco é atender o anseio do lojista e do cliente final, com
direito à prevenção contra fraudes e golpes e a possibilidade de pagamento do
bem pela internet.
Rodrigo
Dal Bello, CEO do Autoconf, com nova tecnologia em gestão de lojas de veículos
na palma da mão.
“Antes do
Autoconf nascer, nós também atuávamos como
revendedores e nossa maior dor era vender com segurança, sem que o processo
fosse desgastante para nós ou para o cliente. Como a venda de veículos é algo
bem burocrático, buscamos desenvolver uma ferramenta que acompanhasse toda a
negociação durante a compra – e no decorrer da venda –, já que os detalhes são
muitos. Com o Autoconf, o lojista passa a não correr mais nenhum tipo de
risco, como imprecisão na avaliação de um carro, dificuldade na preparação
e demora na venda do veículo por não estar anunciado”, explica Bello.
O Autoconf é o único software brasileiro capaz de gerenciar 360º uma loja de veículos e alavancar as vendas, fugindo totalmente do habitual que se preocupa apenas em anunciar o veículo. Saiba mais: Autoconf – Sistema para Loja de Veículos.
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