Na contramão da BlackFriday, empresas apostam em campanhas com foco no consumo consciente
80% dos itens comprados durante a Black Friday
acabam sendo descartados em aterros sanitários
De acordo com os dados
divulgados pela ONG World Wildlife Fund (Fundo Mundial para a Natureza), a
humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de
renovação da Terra. Diante deste cenário, cada vez mais pessoas, empresas e
organizações demonstram preocupação com a saúde do planeta.
Visando atender a essa
demanda e diminuir o dano causado ao planeta, chegam ao mercado brasileiro
campanhas que visam promover o consumo consciente. Essas ações ganham
força nessa época do ano, por se posicionarem na contramão da Black Friday,
que, em comparação a um dia comum, apresenta um aumento de 819% nas vendas,. De
acordo com a pesquisa realizada pela Green Alliance, cerca de 80% dos itens
comprados na Black Friday acabam sendo descartados em aterros sanitários, o que
tem um impacto muito negativo no meio ambiente e na natureza.
Uma das campanhas que
chegam ao mercado com o propósito de promover um consumo mais consciente foi a
Green Friday (Sexta-feira verde, em livre tradução), criada no Canadá, no
começo dos anos 90. A campanha prega a desaceleração do consumo, promovendo
assim, um dia e/ou mês de consumo mais consciente.
Como alternativa para
os consumidores e clientes investirem em produtos que possuem um impacto
positivo no planeta, a YVY, startup de
produtos de limpeza saudáveis, eficazes, naturais e sem reagentes
químicos e sintéticos, decidiu investir na Green Friday. Visando apresentar aos
clientes e consumidores opções naturais que não agridam o meio ambiente,
durante o mês de novembro, a marca está disponibilizando um desconto cumulativo
de até 20% para os dois primeiros ciclos de assinatura, seja no plano mensal ou
no bimestral.
“Quanto mais compramos,
mais desperdiçamos. A Green Friday chega justamente com o propósito de propor
uma reflexão sobre o consumo excessivo, que chega a ser prejudicial para nossa
saúde e, principalmente, para o nosso futuro”, comenta o empreendedor Marcelo
Ebert, fundador da YVY.
Já na Yes We Grow, startup de agricultura
urbana que tem como propósito ser a conexão entre pessoas, casas e plantas, a
Grow Friday foi criada no e-commerce da marca para que as pessoas que desejam
plantar dentro de casa consigam comprar por preços especiais. Com ofertas com
até 60% de desconto em produtos, a empresa visa proporcionar melhores condições
para que o plantio se torne mais fácil.
“Diferente do viés
promocional que foca o aumento de faturamento, a Grow Friday chega com a
oportunidade de compra para pessoas que realmente desejam mudar de vida,
plantar seu próprio alimento, começar um cultivo dentro de casa. Pensamos nessa
campanha, como forma de auxílio positivo na vida dessas pessoas”, explica
Rafael Pelosini, CEO da startup.
Sobre a YVY:
Fundada em 2018, pelos
empresários Marcelo Ebert e José Luiz Majolo, YVY é uma startup de produtos de
limpeza que utiliza apenas ingredientes naturais na composição de seus
produtos. Com produtos saudáveis, eficazes, livres de parabenos, petroquímicos,
certificados pela ABNT e aprovados pela Anvisa, YVY entrega qualidade de
limpeza e saúde para os seus clientes.
Sobre Yes We Grow
Startup de agricultura urbana com uma proposta de plantio simples e eficiente. Com o intuito de oferecer vivência as pessoas das cidades possam ser mais felizes com o hábito do cultivo urbano. Nasceram com o desafio de cultivar alimentos, ervas, temperos e plantas na cidade, mesmo que em locais pequenos e fechados. Com o olhar totalmente voltado para o futuro e com a transformação e impacto positivo, a fim de ver clientes realizados com suas rotinas, conquistas e mudanças. Trabalham intensamente para oferecer ao consumidor uma linha de insumos, acessórios e equipamentos para que as pessoas possam plantar na cidade de forma simples, limpa e eficiente.
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