O dilema de rastrear o e-mail marketing
O Mail Privacy Protection (MPP) da Apple
intensificou o debate em todo o mundo sobre a ética por trás do rastreamento de
e-mails marketing. O Brasil precisa entrar logo nesse discussão, sob pena de
suas empresas ficarem para trás
São Paulo, 25 de novembro de 2021 – Cada dia mais as empresas estão
conscientes sobre o valor que a privacidade de seus consumidores possui. Além
disso, outro ponto que vem ficando claro para os gestores é a necessidade de se
debruçar também sobre a forma mais ética de gerenciar tais informações. Há
esforços contínuos de muitos fornecedores de tecnologia para limitar
proativamente o uso de rastreamentos online
de dados.
Nos Estados Unidos, a Apple – que
responde por grande parcela do mercado de aparelhos celulares– já avançou muito
na direção da privacidade de dados dos seus clientes, principalmente após a
nova atualização do iOS 15, que introduziu o Mail Privacy Protection (MPP). E
no Brasil, que valor se dá ao uso ético e responsável dos dados pessoais dos
consumidores?
As empresas precisam usar outras
ferramentas e plataformas para obter uma visão mais abrangente do desempenho de
suas campanhas. Isso inclui informações sobre as taxas de entrega na caixa de
entrada e os sinais de reputação do remetente, que podem ser usados como
ferramenta para saber se os e-mails estão sendo abertos ou não.
A Inteligência Artificial (IA) é
importante aliada nesse processo, uma vez que os métodos tradicionais de
marketing estão cada vez mais sendo eliminados em razão do avanço de tais
tecnologias. Isso também cria complicações adicionais, já que “a IA é
totalmente dependente dos dados fornecidos”, segundo Rodrigo Mesquita, diretor
de Customer Success LATAM da Validity.
“Se tais informações estiverem
imprecisas, isso será refletido nos insights
que gera, criando uma distorção na análise final. Um exemplo: São
Paulo possui boa parte de sua vida noturna concentrada em uma determinada
região da cidade. Se o restaurante X publica uma oferta baseado no clima
esperado para aquele fim de semana [caldos no inverno ou rodada dupla de chope
no verão, por exemplo], outras casas poderão fazer o mesmo, atrapalhando a
geolocalização e a estratégia de venda do restaurante X e o funcionamento dos
aplicativos baseados em coleta de dados de localização precisos para seus
assinantes”, explica.
Ferramentas técnicas
Os dados de terceiros também podem criar
desafios para os profissionais de marketing, pois os consumidores precisarão
ser convencidos dos méritos de fornecer esses dados. Eles devem garantir que
são totalmente transparentes sobre suas intenções com esses dados e fornecer
uma explicação clara de como isso beneficiará o indivíduo. A exatidão é vital,
pois informações precisas produzem conteúdo relevante, o que significa melhor
chance de aumentar as vendas para o negócio.
“Do ponto de vista técnico, já existem
ferramentas que podem auxiliar as empresas para que consigam organizar os dados
de tal forma que funcionem como um ativo para o negócio. Um exemplo é o
DemandTools V, que foi lançado recentemente pela Validity e permite às
companhias realizarem um tratamento mais eficiente de suas informações e a
obtenção de dados limpos, precisos e confiáveis”, pontua Rodrigo.
O diretor de Customer Success LATAM da
Validity comenta ainda que, com mais foco na criação de relacionamentos
profundos com o cliente, as organizações priorizam os dados para criar jornadas
e comunicações bem dirigidas, altamente personalizadas e de ponta a ponta com o
cliente. Nos últimos anos, complementa o executivo, houve um aumento no número
de profissionais de marketing que colocaram maior ênfase em canais como mídia
social e chamadas telefônicas.
Abordagens como essas entraram em ação
no auge da pandemia de Covid-19, quando muitos consumidores ansiavam pelo
contato pessoal. Nesse cenário, as estratégias de marketing omnichannel, com uso
simultâneo e interligado de diferentes canais, são valiosas para as
organizações, e o e-mail marketing deve ser posicionado no centro.
Pesquisa realizada pela Data &
Marketing Association mostra, por exemplo, que o e-mail é o canal mais
valorizado pelos consumidores, com 92% indicando que prefere essa forma de contato,
e também pelos profissionais de marketing (72%). Isso fornece uma prova
convincente de sua eficácia, além de uma oportunidade para a adoção ainda
maior.
Com base nessa realidade, os
profissionais de marketing precisam entender como seus clientes-alvo estão se
comportando, sob pena de não tomar as melhores decisões para os negócios.
“Para preencher essa lacuna, os experts precisam adotar o
gerenciamento ético de dados para ajudar a fornecer os insights que preveem
resultados mais precisos. Isso significa que eles podem fazer a coisa certa
para seus clientes enquanto aprimoram suas táticas de marketing e aumentam as
vendas de seus negócios”, enfatiza Rodrigo.
Sobre a Validity
Por mais de 20 anos, dezenas de milhares de organizações em todo o mundo vêm confiando nas soluções da Validity para direcionar, contatar, envolver e manter os clientes – usando dados confiáveis como uma vantagem principal. Os principais produtos da Validity – DemandTools, BriteVerify, Everest e GridBuddy – são soluções altamente avaliadas para gerenciamento de dados de CRM, verificação de endereço de e-mail, entrega na caixa de entrada evitando a pasta de spam e aplicativos de CRM. Essas soluções oferecem campanhas mais inteligentes, leads mais qualificados, vendas mais produtivas e crescimento mais rápido. Para obter outras informações, visite Validity.com/br e conecte-se a nós no LinkedIn, Instagram e Twitter.
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