O efeito pandemia nas pessoas e nos 'in-app games'
Por João Sarmento, Business Development manager
na Adsmovil
É fato que a Covid-19 balançou as
estruturas de todo mundo, trazendo novos hábitos, novas formas de consumir
conteúdo, fazer compras… E, claro, de se entreter. Neste último contexto em
específico, o mobile gaming
ganhou um protagonismo nunca antes visto.
Afinal, em tempos difíceis como os
períodos mais restritivos desta pandemia, em que nos vimos obrigados a estar
mais reclusos do que nunca, divertir-se jogando foi uma das formas encontradas
por muitas pessoas para aliviar o estresse e manter a mente sã.
Para se ter uma ideia do tamanho da
abrangência dos jogos online
nesses quase dois anos em casa, dos aplicativos utilizados no primeiro
trimestre de 2021, 45% representam a categoria de games. Além disso, 36% dos gamers (e aqui falamos de
todo e qualquer usuário de jogos online)
disseram, de acordo com a pesquisa
da AdColony em conjunto com a Global Web Index, jogar mais agora do que no
período pré-pandemia.
Isso se tem refletido também no
interesse dos anunciantes em se apropriar desse mundo. E, acredite, existem
diversas maneiras e formatos para se fazer presente em jogos eletrônicos: a
marca como parte do cenário ou da história do próprio game, anúncios entre pausas
ou carregamento do jogo e, claro, um dos formatos mais populares atualmente na
publicidade digital, o rewarded
video – que nada mais é do que um anúncio que, ao ser visto
pelo jogador, gera recompensas dentro do aplicativo.
De acordo com um estudo da Global Web
Index, os vídeos iniciados pelos próprios usuários – ou seja, por vontade
própria – recebem a propaganda de maneira positiva, correspondendo a uma
porcentagem de 70% dos respondentes da pesquisa ante 30% para formatos de vídeo
pre-roll.
E faz sentido quando nos colocamos na
posição desses usuários. Quantas vezes estamos superinteressados em um conteúdo
e, quase do nada, vem uma propaganda? Às vezes, até mais do que uma seguida da
outra. No caso do mundo game,
no rewarded é
oferecido ao usuário algo em troca de sua atenção.
E você pode até pensar que as pessoas só
assistem aos rewarded
vídeos por causa da recompensa final, mas o ecossistema já está também
trabalhando com formas mais justas de cobrar as marcas. Um exemplo é o CPCV (Cost Per Completed View, em
português: custo por visualização completa). Assim, se o usuário não assistir
ao anúncio até o fim, a marca não paga pelo view.
Para equilibrar a balança, isso exige
que as empresas especializadas tenham algoritmos mais “parrudos”, que entreguem
a mídia de forma relevante, com foco no comportamento dos usuários, e possuam
dados determinísticos, demográficos e comportamentais. Esse tipo de usuário –
ou melhor dizendo, Device ID – tende a reagir a vídeos publicitários de
determinados segmentos, criando assim clusters
riquíssimos e com entrega de resultados superiores ao modelo mais “antigo” de
vídeo.
E, dentro desse cenário, você sabe
exatamente quem é o público mobile
gamer? Pode até ser surpreendente, porque passa longe do
estereótipo dos jogadores adolescentes/crianças. De acordo com dados levantados
pela pesquisa da Global Web Index, 75,2% dos brasileiros adultos estão jogando games mobile. E tem mais: a
maioria tem idade na faixa de 25-44 anos, com uma divisão de gênero de 51,9%
mulheres e 48,1% homens.
Sobre Adsmovil
A Adsmovil, empresa Ad Tech, é pioneira
em inovação para publicidade digital na América Latina e no mercado hispânico
dos Estados Unidos. Fundada em 2009, é um dos players mais premiados do setor,
com escritórios na Argentina, Brasil, Colômbia, México e Estados Unidos (Miami,
Los Angeles, Chicago e Nova York).
A empresa desenvolve campanhas
integradas, com um forte braço Ad Tech, que permite a compra programática,
segmentação avançada e a criação de públicos específicos com base em dados. Os
pilares da empresa são baseados em soluções programáticas, além de componentes
tecnológicos para geolocalização, atribuição física e ferramentas de
segmentação móvel, oferecendo às marcas formatos de alto impacto e reprodução
instantânea de vídeo HD por meio de sua plataforma DSP e um Mobile AdExchange.
(SSP).
Para mais informações, visite: www.adsmovil.com ou @Adsmovil no Facebook, Twitter e Instagram.
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