Orbe Consultoria e uMov.me desenvolvem plataforma digital para pesquisa de satisfação em aeroportos concedidos do Brasil
Empresas
uniram forças para proporcionar uma solução tecnológica que facilita a
avaliação de satisfação de passageiros, uma exigência contratual para
aeroportos concedidos à iniciativa privada.
Especialistas em soluções personalizadas, a Orbe Consultoria e a uMov.me uniram
forças para desenvolver um aplicativo de pesquisas que facilita a
avaliação de satisfação de passageiros. Já implementada no Aeroporto
Internacional de Salvador (BA), a plataforma automatiza os processos do
início ao fim, permitindo uma experiência mais ágil e intuitiva.
A parceria foi formada após o surgimento de um projeto de consultoria da Orbe para facilitar a realização da Pesquisa de Satisfação de Passageiros (PSP), uma exigência contratual para todos os aeroportos concedidos. Em busca de uma ferramenta tecnológica para isso, a Orbe recorreu à uMov.me, que já conta com ampla experiência em oferecer soluções customizadas para negócios dos mais diversos setores.
“Pesquisamos bastante e chegamos à uMov.me através da indicação de parceiros.
Nós entendemos que era uma solução que nos atenderia em 100% das nossas
necessidades”, explica Daniel Braga, sócio fundador e diretor-executivo da Orbe
Consultoria.
A partir de uma série de parâmetros, a PSP avalia a qualidade de serviço nos
aeroportos pela experiência do cliente final — que, no caso, é o passageiro. O
desenvolvimento desse estudo deve ser estratégico, pois os resultados têm
influência direta na tarifa aeroportuária praticada em cada aeroporto,
consequentemente afetando o faturamento.
Pensando nisso, uma plataforma digital foi desenvolvida pelos especialistas da
uMov.me sob orientação dos consultores da Orbe. Além de possibilitar a
aleatoriedade e variação na organização do questionário, o aplicativo realiza a
gravação das entrevistas em tempo real.
Ao fim de cada gravação, um arquivo é automaticamente gerado e armazenado em
nuvem. As informações coletadas são registradas em um banco de dados, que é
tratado pela equipe de BI da Orbe para abastecer os dashboards desenvolvidos
pela empresa.
Tudo isso torna o processo muito mais eficiente, fazendo com que os resultados
sejam apresentados ao cliente muito mais rápido. Para Daniel Braga, o principal
ganho com a tecnologia da uMov.me é exatamente esse: a automação do fluxo de
informações.
“Por definição, nós nunca vimos a tecnologia como uma
atividade ‘fim’ da empresa. Somos um prestador de serviço. Nós entendemos hoje
que a tecnologia é um meio, cada vez mais importante para melhorar nosso
serviço, nos fazendo mais eficiente e fazer mais com menos. Podemos usar a
tecnologia e trazer mais inteligência para que nós possamos automatizar os
nossos processos e agregar mais na parte analítica”, relata Braga, sobre a
parceria com a uMov.me.
A
PSP é desenvolvida mensalmente, ao longo de sete dias, no Aeroporto
Internacional de Salvador. Em outros quatro aeroportos, o checklist de
qualidade de serviços é utilizado diariamente pelas equipes da Orbe em campo.
Em Recife, especialmente, a equipe Orbe utiliza o API para apurar
diariamente o controle de vendas no comércio do aeroporto. A tecnologia
registra o quanto cada loja vende a cada dia de forma automatizada.
A parceria ainda trouxe resultados paralelos: com a tecnologia e a capacitação
oferecida pela uMov.me ao longo do projeto, a Orbe desenvolveu interfaces de
programação de aplicações, também chamadas de APIs (do inglês, “application
programming interfaces”), para tratar as informações e facilitar a geração
de relatórios. A ferramenta de Business Intelligence (BI) da empresa se
comunica diretamente com o banco de dados da uMov.me de forma automática,
levando dados em tempo real para os clientes.
Atualmente, a tecnologia resultante da parceria entre a uMov.me e a Orbe é implementada
em cinco aeroportos internacionais brasileiros — além da PSP em Salvador, o
aplicativo de checklists é utilizado pelos consultores em Recife, Maceió, João
Pessoa e Aracaju.
A uMov.me
A uMov.me é uma plataforma de
criação de aplicativos B2B, no qual é possível desenvolver soluções mais ágeis,
de forma intuitiva e mais acessível. A flexibilidade de criar projetos adaptáveis
é graças à plataforma no-code, que desenvolve aplicativos sem a necessidade de
códigos. Formar parcerias com empresas de tecnologia é uma forma de transformar
digitalmente todos os tipos de negócios, independente do segmento, gerando
oportunidades de criar soluções através de aplicativos para atender melhor aos
clientes de maneira personalizada.
A Orbe Consultoria
Com uma década de atuação completa neste ano, a Orbe Consultoria
oferece soluções personalizadas para os principais aeroportos do Brasil. O time
de 50 consultores da Orbe desenvolve ou já desenvolveu projetos em mais de 70%
dos aeroportos brasileiros que foram concedidos à iniciativa privada até a
quinta rodada de concessões. A cartela de clientes inclui clientes privados
nacionais e internacionais como a AENA, gestora espanhola de seis aeroportos do
Nordeste, a VINCI Airports, grupo francês responsável pela operação em
Salvador, e a Fraport, sediada na Alemanha, que administra os aeroportos de
Porto Alegre e Fortaleza.
Nenhum comentário