Últimas

Orbe Consultoria e uMov.me desenvolvem plataforma digital para pesquisa de satisfação em aeroportos concedidos do Brasil

Empresas uniram forças para proporcionar uma solução tecnológica que facilita a avaliação de satisfação de passageiros, uma exigência contratual para aeroportos concedidos à iniciativa privada.

Especialistas em soluções personalizadas, a Orbe Consultoria e a uMov.me uniram forças para desenvolver um aplicativo de pesquisas que facilita a avaliação de satisfação de passageiros. Já implementada no Aeroporto Internacional de Salvador (BA), a plataforma automatiza os processos do início ao fim, permitindo uma experiência mais ágil e intuitiva.

A parceria foi formada após o surgimento de um projeto de consultoria da Orbe para facilitar a realização da Pesquisa de Satisfação de Passageiros (PSP), uma exigência contratual para todos os aeroportos concedidos. Em busca de uma ferramenta tecnológica para isso, a Orbe recorreu à uMov.me, que já conta com ampla experiência em oferecer soluções customizadas para negócios dos mais diversos setores.


“Pesquisamos bastante e chegamos à uMov.me através da indicação de parceiros. Nós entendemos que era uma solução que nos atenderia em 100% das nossas necessidades”, explica Daniel Braga, sócio fundador e diretor-executivo da Orbe Consultoria.

A partir de uma série de parâmetros, a PSP avalia a qualidade de serviço nos aeroportos pela experiência do cliente final — que, no caso, é o passageiro. O desenvolvimento desse estudo deve ser estratégico, pois os resultados têm influência direta na tarifa aeroportuária praticada em cada aeroporto, consequentemente afetando o faturamento.

Pensando nisso, uma plataforma digital foi desenvolvida pelos especialistas da uMov.me sob orientação dos consultores da Orbe. Além de possibilitar a aleatoriedade e variação na organização do questionário, o aplicativo realiza a gravação das entrevistas em tempo real.

Ao fim de cada gravação, um arquivo é automaticamente gerado e armazenado em nuvem. As informações coletadas são registradas em um banco de dados, que é tratado pela equipe de BI da Orbe para abastecer os dashboards desenvolvidos pela empresa.

Tudo isso torna o processo muito mais eficiente, fazendo com que os resultados sejam apresentados ao cliente muito mais rápido. Para Daniel Braga, o principal ganho com a tecnologia da uMov.me é exatamente esse: a automação do fluxo de informações.

 

“Por definição, nós nunca vimos a tecnologia como uma atividade ‘fim’ da empresa. Somos um prestador de serviço. Nós entendemos hoje que a tecnologia é um meio, cada vez mais importante para melhorar nosso serviço, nos fazendo mais eficiente e fazer mais com menos. Podemos usar a tecnologia e trazer mais inteligência para que nós possamos automatizar os nossos processos e agregar mais na parte analítica”, relata Braga, sobre a parceria com a uMov.me.

A PSP é desenvolvida mensalmente, ao longo de sete dias, no Aeroporto Internacional de Salvador. Em outros quatro aeroportos, o checklist de qualidade de serviços é utilizado diariamente pelas equipes da Orbe em campo.

Em Recife, especialmente, a equipe Orbe utiliza o API para apurar diariamente o controle de vendas no comércio do aeroporto. A tecnologia registra o quanto cada loja vende a cada dia de forma automatizada.

A parceria ainda trouxe resultados paralelos: com a tecnologia e a capacitação oferecida pela uMov.me ao longo do projeto, a Orbe desenvolveu interfaces de programação de aplicações, também chamadas de APIs (do inglês, “application programming interfaces”), para tratar as informações e facilitar a geração de relatórios. A ferramenta de Business Intelligence (BI) da empresa se comunica diretamente com o banco de dados da uMov.me de forma automática, levando dados em tempo real para os clientes.

Atualmente, a tecnologia resultante da parceria entre a uMov.me e a Orbe é implementada em cinco aeroportos internacionais brasileiros — além da PSP em Salvador, o aplicativo de checklists é utilizado pelos consultores em Recife, Maceió, João Pessoa e Aracaju.

A uMov.me
A uMov.me é uma plataforma de criação de aplicativos B2B, no qual é possível desenvolver soluções mais ágeis, de forma intuitiva e mais acessível. A flexibilidade de criar projetos adaptáveis é graças à plataforma no-code, que desenvolve aplicativos sem a necessidade de códigos. Formar parcerias com empresas de tecnologia é uma forma de transformar digitalmente todos os tipos de negócios, independente do segmento, gerando oportunidades de criar soluções através de aplicativos para atender melhor aos clientes de maneira personalizada.


A Orbe Consultoria
Com uma década de atuação completa neste ano, a Orbe Consultoria oferece soluções personalizadas para os principais aeroportos do Brasil. O time de 50 consultores da Orbe desenvolve ou já desenvolveu projetos em mais de 70% dos aeroportos brasileiros que foram concedidos à iniciativa privada até a quinta rodada de concessões. A cartela de clientes inclui clientes privados nacionais e internacionais como a AENA, gestora espanhola de seis aeroportos do Nordeste, a VINCI Airports, grupo francês responsável pela operação em Salvador, e a Fraport, sediada na Alemanha, que administra os aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza.

Nenhum comentário