População escolherá a Marca de Porto Alegre em novembro
Construída
coletivamente por 40 empresas de design, a partir de pesquisas e workshops com
moradores de 40 bairros, a marca terá seu lançamento oficial no
aniversário de 250 anos da cidade
Lançamento Marca de POA - Workshop
A população
de Porto Alegre terá o papel de protagonista na escolha da marca da cidade,
através de uma Escuta Pública, que será realizada entre os dias 4 e 30 de
novembro, pelo site www.marcapoa.com.br.
Três opções serão apresentadas, após um longo processo de desenvolvimento e
pré-seleção das marcas concorrentes. A vencedora como nova marca de Porto
Alegre será divulgada em dezembro. O lançamento oficial, que ocorrerá em
parceria com a Prefeitura, acontecerá em março de 2022, no aniversário de 250
anos de Porto Alegre.
Para marcar
a abertura da votação popular para a escolha da Marca de POA, será realizado um
evento no dia 4 de novembro, na sede do Nau Inspaces. O espaço foi escolhido
para sediar o lançamento da Escuta Pública por possuir uma sinergia com a
iniciativa, por ser promotor de inovação e desenvolvimento para o 4º Distrito,
através de projetos e parcerias para valorizar a história, a cultura e o futuro
desta região da cidade, que passa por um processo de renovação.
As marcas
apresentadas são fruto de um trabalho colaborativo que ouve os porto-alegrenses
desde o início. Interrompido durante a pandemia, o projeto começou em 2017,
iniciando com pesquisas e um workshop onde compareceram 120 moradores de 40
bairros, de diferentes idades, gêneros e classes sociais. A partir de suas
percepções sobre a cidade, 40 escritórios de design de Porto Alegre
desenvolveram as marcas que irão para avaliação da população.
"O
projeto Marca de POA tem como principal fundamento a colaboração. Isto, num
mundo tão marcado pelo egocentrismo, é uma grande conquista e também um sinal
de que as pessoas estão em busca de ações com impacto e significado. Estamos
vivendo um novo e lindo momento de amadurecimento e integração de ecossistemas
na cidade. E está só começando!”, diz Daniela Lompa Nunes, fundadora da Purpous
Marcas com Alma e líder do projeto Marca de POA, que conta com mais de 200
voluntários das áreas de design, pesquisa, facilitação, inclusão e comunicação.
A exemplo do
que aconteceu em outros países, como Nova Iorque e Amsterdam, o objetivo da
criação da marca é gerar reconhecimento e interesse por Porto Alegre, tanto
entre seus habitantes, quanto em visitantes e empreendedores. Pelo mundo todo,
os benefícios do trabalho conhecido como Place Branding proporciona melhorias
na imagem geral das cidades e no seu reconhecimento no exterior, revertendo no
aumento de visitantes, em investimentos e em renda.
"O
projeto partiu da reunião de escritórios da ABEDESIGN (Associação Brasileira de
Empresas de Design) no intuito de entendermos como as nossas habilidades
poderiam contribuir para a melhoria da cidade. O propósito é utilizar o design
como ferramenta de transformação de pessoas, empresas e sociedade”, diz Átila
Franco, CEO da Cda Design e Diretor Regional da ABEDESIGN.
Projeto integra o Pacto Alegre
Em 2019, a
iniciativa passou a fazer parte do Pacto Alegre, acordo entre UFRGS
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul), PUC (Pontifícia Universidade do
Rio Grande do Sul), Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos),
iniciativa privada, sociedade civil e poder público em favor da inovação e da
qualidade de vida na capital. Segundo seu coordenador, Luiz Carlos Pinto da
Silva a criação da marca “é um dos projetos estratégicos fundamentais do Pacto,
o símbolo desta vontade de inserir a capital gaúcha na rede de cidades que
estão utilizando a inovação para aumentar a qualidade de vida, atrair talentos
e se diferenciar nessa economia do século 21. As marcas estão fantásticas,
todos que já viram ficaram muito motivados e tenho certeza que este espírito
vai se espalhar ainda mais agora, com a Escuta Pública."
Sobre o Pacto Alegre
O Pacto Alegre é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.
Nenhum comentário