Preço nas alturas e escassez na Black Friday e Natal: porque a gestão de estoque e a corrida por matérias-primas deixarão marcas este ano
* Por Luis Fernando Talib,
gerente nacional de desenvolvimento de negócios da Slimstock
A falta de estoques
suficientes para as maiores datas do varejo deste ano (Black Friday e
Natal) podem reduzir o desempenho das vendas em algumas categorias. O
consumidor pode não encontrar exatamente o que procura ou ter que pagar valores
mais salgados nas compras neste final de ano. Além da menor oferta de bens
duráveis, como automóveis, eletrodomésticos, eletrônicos e telefones, as
matérias-primas e componentes destes itens apresentaram grande elevação de
preço.
A carência de
componentes na indústria é decorrente das paralizações industriais ocasionadas
pela pandemia da Covid-19 ainda no início de 2020. Primeiro, as medidas de
isolamento para conter o coronavírus reduziram a produção de matérias-primas e
o transporte de mercadorias. Depois, com a volta rápida das atividades em todo
o mundo, os pedidos foram retomados ao mesmo tempo por todas as empresas dos
mais diferentes setores.
Assim, toda a cadeia
que abastece a indústria teve que dar conta dos pedidos atrasados e ainda
encaminhar os novos, gerando um acúmulo de pedidos na retomada. Isso afetou
ainda a logística de transportes. Ou seja, um problema que ganhou proporções
maiores e impactos cada vez mais negativos, evitando assim uma retomada
sustentável para o crescimento econômico.
A oferta de
contêineres, navios e aviões não aumentou para atender pedidos atrasados e
novas encomendas ao mesmo tempo. Além do crescimento significativo no preço
destes equipamentos utilizados para o transporte de cargas, existem gargalos em
boa parte dos portos ao redor do mundo, como na Ásia, Europa e Estados Unidos,
e um grande congestionamento de embarcações que contribuem também para a
escassez dos contêineres.
Como resultado, as
indústrias que não conseguiram se antecipar em seu planejamento a partir dos
desafios que eram iminentes, não entregarão nos prazos o volume que os lojistas
demandam para atender os consumidores nesta reta final de ano. Com os gargalos
na indústria, muitos varejistas já trabalham com cenário de estoques menores
para atender a clientela neste período.
Solução para vender
mais e evitar falta de estoque
Um dos recursos
utilizados para este tipo de situação está na maior oferta de mix de produtos.
Lojistas estão em busca de maior diversidade de itens para cada linha de
modelo, com diferentes opções de preços, por exemplo, para poder atender um
amplo perfil de consumidores. Neste cenário, muitas indústrias também apostam
em soluções de planejamento de demanda e gestão de estoque com tecnologias
embutidas de Inteligência Artificial e Machine Learning, que ao trazer mais
previsibilidade para a cadeia de suprimentos, contribuem com uma redução
significativa no tempo em que os produtos precisariam ficar armazenados – seja
no estoque ou no contêiner, bem como no custo de estoque.
Com esse tipo de
recurso, as empresas conseguem obter maior controle sobre o ciclo da produção e
gerenciam com mais consciência todos os processos, desde a entrada e saída de
materiais e produtos até o envio de mercadorias. A partir de uma gestão de
estoque mais tecnológica e com uso de algoritmos para trazer previsão, é
possível diminuir os riscos de desperdício, principalmente os que estão
associados à itens perecíveis, que ficariam parados em função de gargalos no
setor logístico e impactariam diretamente na governança corporativa.
Ou seja, ainda há
alternativas para equacionar a falta de produtos e o aumento das vendas. Essa é
uma das alternativas para retomar as vendas de final do ano com mais
disponibilidade de produtos. Afinal, ao contrário das primeiras Black Fridays
que tivemos no Brasil, depois de a data se consolidar como uma das mais
importante do varejo nacional, este ano estamos presenciando uma procura por
parte dos consumidores para compra de novos produtos, mas sem unidades
suficientes para atender a demanda.
Sobre a Slimstock
Fundada em 1993, a Slimstock é líder de mercado em otimização de estoque na Europa e está se expandindo rapidamente para outras localidades do mundo, inclusive no Brasil e na América Latina. O Slim4, é utilizado por mais de mil empresas em mais de 50 países ao redor do mundo. O software, que se integra em qualquer ERP, é uma solução integral para previsões, planejamento de demanda, gestão de estoque, e é desenvolvido e criado para auxiliar as empresas a terem o estoque certo no local adequado e no tempo correto.
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