Vendas online ampliam a lucratividade em até 90%
Maior rentabilidade, segundo especialista, potencializa ainda mais o setor de e-commerce. No entanto, a concorrência é grande e exige estratégias de marketing diferenciadas para conquistar o cliente e fortalecer as marcas
A pandemia elevou o e-commerce à categoria de serviço essencial. E os
números mais do que comprovam isso. Dados do Comitê de Métricas da Câmara
Brasileira da Economia Digital revelam que, no Brasil, o segmento teve um salto
vertiginoso em 2020, atingindo mais de 73% de expansão em relação a 2019.
Esse crescimento impactou diretamente outros setores, a exemplo do
delivery, que expandiu 48,77% em 2020, segundo estudo da Statista. Estima-se
que somente esse nicho de mercado movimente mais de 6,3 trilhões de dólares até
o final deste ano.
Da mesma forma, os marketplaces também despontam com elevado crescimento
dentro do comércio virtual. Se em 2019 representavam 35% do faturamento do
setor, em 2020 aumentaram sua fatia para 51% - segundo dados da Abcomm
(Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Neste cenário profundamente associado ao universo online, o marketing
digital assume papel de protagonismo nas estratégias de comunicação das
empresas. E os números também comprovam essa tendência. A expectativa é que, ao
longo dos próximos cinco anos, os investimentos neste segmento cresçam cerca de
17,6% em todo o mundo, saindo de um patamar de US$ 305 bilhões em 2020, para
US$ 807 bilhões em 2026 - ainda segundo a Abcomm.
As razões são óbvias
Tais projeções se baseiam em pesquisas globais de opinião do consumidor,
que reforçam a tendência de consolidação do e-commerce como algo que veio para
ficar. Um exemplo é o relatório “Consumer Trends Report 2021”, que
aponta que 46% dos brasileiros estão substituindo compras em lojas físicas por
experiências online. Esse mesmo estudo aponta que 57% dos clientes se sentem
mais confortáveis comprando online e 54% continuarão evitando visitas a lojas,
supermercados e mercados de rua no futuro, devido às preocupações com a saúde.
Caminho sem volta (e muito mais lucrativo)
"Trata-se de um caminho sem volta, que se tornou um imperativo pra
não só quem atua no varejo, mas também o mercado B2B”, analisa o
especialista em marketing digital, Caio Cunha - que é presidente da WSI Brasil,
maior franquia mundial deste segmento. Para ele, o marketing digital é
indiscutivelmente a principal ferramenta de comunicação mercadológica do 'novo
normal' que vivemos. E o lado bom disso é que as oportunidades de ampliação dos
lucros também são indiscutivelmente maiores.
Custos bem menores
"Através do investimento em marketing digital, quando bem gerido,
você tem um custo de 10% a 20% e um retorno de 80%, 85% ou de até 90% do seu
investimento. Por outro lado, quando você tem que contratar um funcionário e
pagá-lo, você vai ter, no máximo, um retorno de 50%. Ou seja, o digital permite
uma redução de custo de 50% para 20%, 15%, e muitas vezes até 10%",
observa Cunha, que tem mais de 25 anos de experiência na indústria de
tecnologia e já foi executivo de grandes multinacionais como PWC, SAP e
Hitachi.
Estratégia é essencial
Ele destaca, contudo, que não existe receita pronta para vencer a
concorrência - que também cresce na mesma escala. "É preciso buscar
caminhos inteligentes para competir com as grandes marcas. Não basta, por
exemplo, apenas adotar uma plataforma digital e esperar tudo seja resolvido. A
concorrência é grande e exige muito mais de quem vende", enfatiza o
presidente da WSI Master Brasil.
No caso dos marketplaces, especificamente, ele diz que é preciso
avaliar, antecipadamente, todos os custos que a empresa teria com a operação
própria, da divulgação do anúncio à logística de entrega. "Geralmente não
há muita diferença. Mas é preciso checar e, sobretudo, levar em conta que os
marketplaces têm mais poder de negociação com as empresas de logística e isso
representa agilidade e taxas de frete mais amigáveis".
Outro fator que deve ser levado em conta, segundo ele, é o atendimento.
"Essas plataformas solucionam um problema muito comum às microempresas que
atuam online, que é a falta de funcionários. Quem faz varejo online precisa
estar atento 100% do tempo e despachar os pedidos de forma instantânea, porque
isso impacta no prazo de entrega e, de quebra, na reputação da empresa".
Fortalecimento da marca
Em compensação, destaca Caio Cunha, o marketplace não ajuda a
potencializar a marca do pequeno lojista ou fabricante. "A experiência de
compra ficará diretamente associada à plataforma e não à pequena empresa. Daí,
justamente, a importância de saber agregar com soluções próprias para atingir
uma base maior de clientes e, ao mesmo tempo, colocar a própria marca em
evidência. O caminho óbvio é investir em marketing digital com plataformas mais
completas que integram todas as soluções digitais implantadas . E isso também
vale para o segmento B2B, onde é crescente a demanda por e-commerce".
Sobre Caio Cunha
Caio Cunha é Presidente da WSI Master Brasil, co-Fundador da WSI
Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board. Com
mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia, atingiu cargos
executivos de alto nível, em grandes empresas multinacionais como PWC (com
clientes IBM e Unisys), SAP e Hitachi Data Systems, no Brasil e no exterior. Ao
longo de sua carreira, participou em programas de desenvolvimento profissional
em universidades como a Stanford University, na Califórnia, e no IMD
Internacional, na Suíça. Tem MBA em finanças pelo IBMEC e é graduado em
Administração de Empresas pela PUC, com dois anos na Roosevelt University, em
Chicago.
Sobre a WSI
A WSI é a maior e mais antiga franquia de marketing digital do mundo, com mais de 25 anos de experiência no mercado, cerca de mil franqueados e atuação em mais de 80 países. Está no Brasil há mais de 10 anos, com mais de 20 unidades oferecendo soluções de marketing digital. A empresa oferece a seus franqueados uma ampla carteira de soluções digitais para que eles se tornem consultores estratégicos para seus clientes, identificando oportunidades de negócios, fazendo análise dos concorrentes e fortalecendo a marca online e alavancando o retorno dos investimentos.
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