48% fazem cursos online para especialização profissional, aponta pesquisa
Brasileiros buscam este tipo de especialização
para trocar de área de atuação e também por incentivos dos chefes, indica
levantamento da GetCourse
Com o atual cenário do mercado de
trabalho, muitos profissionais brasileiros precisaram buscar desenvolvimento
pessoal e aperfeiçoamento de suas habilidades em cursos no formato digital. É
isso que aponta uma pesquisa da GetCourse, edtech internacional, em conjunto
com a plataforma Toluna. De acordo com os dados, os brasileiros estão
procurando cada vez mais o e-learning
como forma de ensino e aprendizagem – tendência que foi intensificada na
pandemia com o fechamento de escolas, faculdades e universidades na modalidade
presencial.
Entre os tipos de aulas online mais buscadas estão
especializações e qualificações profissionais que têm ênfase no aprimoramento
de capacidades ou até mesmo na mudança de carreiras. Segundo o estudo*,
realizado em outubro de 2021, 48%
dos entrevistados fizeram cursos online
para aprimorar as competências do mundo do trabalho ou mesmo para
começar em um novo ramo, enquanto 43%
tiveram aulas focadas em profissão e carreiras.
A artesã Neuza Nascimento, de 62 anos, é
uma das brasileiras que se inscreveu em cursos online para profissionalização. Ela fez aulas
de marketing digital em 2020 e, neste ano, começou a estudar inglês e entrou
para a faculdade de Jornalismo - tudo no formato digital. “É muito bom aprender
assim, porque você faz o seu horário, estuda quando pode e ainda faz isso em
qualquer lugar do mundo”, conta.
A principal motivação que levou Neuza a
procurar cursos online foi
impulsionar as vendas de seus produtos na área do artesanato. Desde então, ela
continuou aprimorando os seus conhecimentos em diferentes frentes de atuação.
“Hoje, o que mais me motiva a ter aulas no formato digital é a liberdade que
elas me dão - sem contar o preço, que é muito mais barato", revela.
Mudança de carreira e novas
oportunidades
De acordo com os dados, entre as razões
por trás do ingresso em cursos online
estão o desejo de trocar de área de atuação, representado por 15% dos entrevistados.
Ao mesmo tempo, 43%
pontuaram que, entre as principais influências para essas aulas profissionalizantes,
estão os incentivos de chefes e dos próprios empregos.
Para Alexey Krasnoselskiy, chefe de
expansão internacional da GetCourse, isso é reflexo direto das dificuldades
enfrentadas pela população em 2020. “A mudança do ensino presencial para o
digital no ano passado contribuiu bastante com novas movimentações no cenário
da educação. É importante lembrar que o público em geral tem procurado mais
aulas sobre finanças, idiomas, produção de vídeos e podcasts. Entretanto, o
destaque é a busca por cursos sobre marketing digital, tecnologia da informação
e carreiras, o que demonstra o interesse dos brasileiros em se aperfeiçoar para
conseguir um novo emprego ou mesmo uma promoção em sua área de trabalho”,
afirma Alexey.
A pesquisa revelou também que, nos últimos
dois anos, 73%
dos entrevistados fizeram aulas online,
sendo que 30%
passaram a aprender desta maneira em função de medidas sanitárias e de saúde
impostas pelas restrições contra o coronavírus. Por outro lado, 29% já estudavam de
forma virtual antes do período pandêmico.
Marketing digital e TI apresentam alta
na procura em cursos online
Com a chegada da pandemia no Brasil e no
mundo, o mercado de trabalho precisou se adaptar a novas demandas. As mudanças
aqueceram algumas áreas de trabalho, como o setor do marketing digital e o ramo
da tecnologia da informação. Contudo, o crescimento desses setores não está
restrito à crise sanitária: antes disso, eles já demonstravam que iriam fazer
parte das “profissões do futuro”.
De acordo com a pesquisa, 37% dos brasileiros
fizeram aulas online para aprender mais sobre marketing digital. Já 17% focaram em cursos
sobre cibersegurança, ciência de dados e engenharia de software, seguidos de 16% que estudaram
conteúdos a respeito da produção de vídeos e áudios e 14% que tiveram cursos
sobre gerenciamento de mídias sociais.
Essas profissões viraram tendência e as
companhias passaram a buscar e contratar ainda mais profissionais de marketing
digital e tecnologia da informação. Um dos motivos, de acordo com Alexey
Krasnoselskiy, é o relacionamento entre os consumidores e as marcas, que
enfrentaram o desafio de lidar com o público em um novo ambiente. “O marketing
digital, por exemplo, foi uma das soluções encontradas para gerar conexão.
Apesar de intuitivo, ele precisa ser estudado e utilizado como estratégia de
crescimento dos negócios. Por isso, é essencial investir em desenvolvimento
pessoal e aperfeiçoamento profissional”, conclui.
*A pesquisa da GetCourse foi realizada
em parceria com a Toluna em outubro de 2021, com 1000 indivíduos das classes A,
B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela ABEP –
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 têm
renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. O estudo foi feito com pessoas
acima de 18 anos de todas as regiões brasileiras com 3 pontos percentuais de
margem de erro e 95% de margem de confiança.
Sobre a GetCourse
GetCourse é uma plataforma inteligente all-in-one que permite às empresas de educação e escolas online aumentarem as suas receitas e escalarem e alcançarem novos picos de negócios. A plataforma engloba todas as ferramentas necessárias de maneira eficaz e pode automatizar qualquer processo completamente, sem exigir nenhuma ação ou integração extra - ela permite desde a venda de landing pages e webinars até vendas automáticas e integração com mensageiros. O faturamento da GetCourse mais que dobrou para US$ 20,3 milhões, em 2020, e deve gerar até US$ 1 bilhão em valor bruto de mercadoria neste ano. GetCourse é a melhor parceira para impulsionar os seus negócios e é uma oportunidade de ganhar milhões. Para saber mais sobre, acesse https://getcourse.com.br/.
Nenhum comentário