5 dicas que você precisa saber sobre documentos digitais
Advogado especialista em direito digital tira
dúvidas sobre esta modalidade de documentos que substituem os impressos
O avanço da tecnologia proporciona maior
praticidade no dia a dia. Um exemplo disso são os documentos digitais, que
estão se tornando cada vez mais populares e substituindo os impressos. Assim, é
possível carregar todos os documentos pessoais no seu smartphone. O advogado
Dr. Francisco Gomes Júnior, especialista em direito digital e presidente da
ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais), separou algumas dicas para quem
planeja usar os documentos nesse formato:
1. Quais documentos já são aceitos
somente na forma digital?
Vários documentos já são aceitos nesse
modelo, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Registro Geral (RG) e
Título de Eleitor. Esses têm o mesmo valor do documento impresso. A dica é
verificar a autenticidade do documento. No digital, deve vir acompanhado de um
QR Code, para que qualquer autoridade possa ler o código e verificar se é
autêntico.
2. Como faço para solicitar uma carteira
de motorista digital?
Primeiro você precisa entrar no
aplicativo do Poupatempo. Ali, vai preencher algumas informações e será
encaminhado para o aplicativo do Detran da sua cidade. Depois de preenchidos
todos os dados e feito todos os requisitos que o órgão exige, como exame
médico, o documento é gerado digitalmente. Em seguida, a CNH (Carteira Nacional
de Habilitação) fica disponível no aplicativo Carteira Digital. Com o novo
documento, não é mais necessário carregar o impresso no bolso.
3. O que é uma assinatura eletrônica e
como obter uma?
A assinatura eletrônica é a sua
assinatura, só que no formato eletrônico. Desse modo, você não precisa estar
presente para colocar a sua assinatura. Ela vai valer quando você baixar um
aplicativo de assinatura eletrônica que seja reconhecido oficialmente. A partir
desse momento, você passa a conseguir acessar e a assinar todos os seus
documentos de forma digital. Essa assinatura tem o mesmo valor daquela feita
fisicamente no papel.
4. Como conseguir certidões eletrônicas?
Certidões eletrônicas já estão
disponíveis na maioria dos serviços de órgãos públicos do governo. Você
consegue pela própria internet emitir uma certidão. Em alguns casos, é
necessário pagar uma taxa, que você consegue efetuar com um cartão de crédito
muitas vezes pelo próprio aplicativo, e a certidão é emitida logo em seguida.
5. Como evitar que clonem meus
documentos digitais?
Para isso, alguns cuidados precisam ser
tomados. O primeiro deles é nunca deixar ou enviar seus documentos digitais
para outra pessoa. Outro ponto importante é carregar separadamente o documento
e o QR Code de validação dele, assim, se alguém conseguir pegar seu documento
digital, não vai ter o código de validação.
Francisco Gomes Júnior - Advogado Especialista em Direito Digital. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Instagram: fgjr
Nenhum comentário