7 dicas para vender mais no Natal pelo WhatsApp
Bom gerenciamento, planejamento, experiência do consumidor e
pesquisa de satisfação estão entre as estratégias para alavancar as vendas
durante as festas
Com a chegada do Natal,
período em que tradicionalmente há troca de presentes, as empresas têm de se
preparar para o alto volume de atendimentos nos canais digitais, principalmente
pelos apps que já são de uso recorrente dos brasileiros, como o WhatsApp.
Somente no estado de
SP, a expectativas de vendas para o Natal nas lojas físicas e virtuais é de
R$40 bilhões, o que representa um crescimento de 5%, comparado ao ano passado,
de acordo com a FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado
de São Paulo).
Mais de 2 bilhões de
usuários utilizam o WhatsApp, considerado o principal canal de comunicação da
atualidade. Quando o assunto é competitividade no mercado, a maioria das
empresas já oferece atendimento no app, que se tornou um canal primordial para
gerar um excelente relacionamento com os clientes, devido às funcionalidades
oferecidas pela versão business.
De acordo com o
especialista em relacionamento digital e CEO da Ubots, Rafael Souza, vender
pelo WhatsApp é uma prática cada vez mais comum e utilizada por organizações de
diversos segmentos e tamanhos e pode alavancar as vendas nessa data que é tão
esperada pelo varejo. “No Brasil, o app está instalado em 99% dos celulares.
Devido a necessidade de adaptação que o cenário pandêmico trouxe, muitas
empresas encontraram nele uma saída para estreitar o vínculo com seus
clientes”, explica.
Seguir com as vendas
via WhatsApp se tornou um movimento comum para o mercado como um todo, desde
microempreendedores que precisaram encontrar uma solução mais segura para
realizar as vendas, até gigantes do varejo nacional que tiveram as portas
fechadas do dia para noite.
Ao mesmo tempo que as
vendas no canal são mais efetivas, elas exigem técnicas e conhecimento. Hoje,
as pessoas esperam que a experiência gerada seja tão boa quanto nos outros
canais, inclusive no presencial. Desta forma, é preciso ter planejamento e
estratégia para que os resultados sejam positivos.
Abaixo, Souza destaca
sete dicas para aumentar as vendas do Natal com a ajuda do WhatsApp.
Confira!
- Profissionalização:
Na jornada de compra,
independente do canal em que ocorra, o consumidor precisa confiar na
empresa que está investindo seu dinheiro. Nesse momento, ter o WhatsApp
comercial é essencial para o sucesso da estratégia.
Há duas versões
business do app, uma para pequenas e médias empresas e outra para as grandes.
São elas:
WhatsApp Business: versão comercial do
canal que atende desde microempreendedores até empresas de porte médio.
Totalmente gratuita, traz várias vantagens que são capazes de melhorar a
relação entre a marca e o consumidor.
WhatsApp Business API: essa versão é destinada
para as empresas que têm um alto fluxo de interação com os clientes. Sua
principal funcionalidade está ligada a parte de cobranças, visto que é possível
conectar o aplicativo a um software de atendimento digital, possibilitando a
utilização de chatbots.
- Ter uma
vitrine é importante: no
caso das lojas que migraram para o WhatsApp, o processo de vendas por meio
do canal precisa oferecer uma experiência semelhante a do local. O app
oferece funcionalidades que podem ajudar nessa tarefa, são elas: catálogo
de produtos, mensagens de saudação e ausência, quick reply - mensagens
rápidas- e etiquetas para organizar as conversas.
- Listas de
transmissão: As listas
funcionam assim como os grupos, é possível adicionar até 260 pessoas.
Desta forma, quando for mandar uma mensagem, ao invés de enviar uma por
uma, o disparo será para aquela lista específica. O recomendado é criar
listas de acordo com os gostos, necessidades e características dos
clientes.
- Atenção ao
atendimento: A demora no
atendimento pode acabar totalmente com a experiência de compra do cliente,
nesse caso, não importa o quão incrível seja um produto ou serviço, pois o
atendimento ruim acaba com a confiança do consumidor com a marca.
O volume de interações
é a principal variável para estabelecer uma estratégia de sucesso, com isso, é preciso
um planejamento para atender as necessidades dos consumidores. Uma das formas
mais eficazes de escalar o atendimento é com os chatbots, devido às vantagens
que o robô virtual pode garantir: atendimento sem filas de espera,
disponibilidade sempre que o cliente precisar e a redução de custos
operacionais da área.
- Bom
gerenciamento: o
gerenciamento é crucial para o sucesso da estratégia, é necessário ter
opções que possibilitem: verificar facilmente qualquer interação realizada
pelo app, recuperar dados de clientes com agilidade, transferir dados
entre atendentes com facilidade, explorar relatórios completos de acordo
com as necessidades de gerenciamento e realizar curadoria dos assuntos
mais relevantes.
- Planejamento
da experiência do consumidor: diferente
do presencial, o ambiente digital impõe algumas barreiras, mas ainda sim é
possível entregar experiências incríveis para os clientes. Portanto,
pontos como a comunicação e o tom de voz podem fazer a diferença no
momento da conversa.
- Pesquisas de
satisfação são importantes: Após
o processo de compras, é importante enviar uma pesquisa de satisfação,
algo como um simples NPS. Pois, é importante saber o que o cliente está
achando da jornada de compra pelo WhatsApp, e aplicar as melhorias
indicadas.
Sobre Ubots
Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes. Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial. De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil, Peru, Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil, WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais informações no www.ubots.com.br
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