Alta da Selic faz consórcio ser boa alternativa para compra de casa e carro em 2022
Sonho é ainda mais acalentado nesta época, quando
83 milhões de brasileiros recebem o 13º salário, injetando R$ 232,6 bi no
mercado
Dezembro de 2021 - No final de outubro, o
Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic (a
taxa básica de juros) de 6,25% para 7,75% ao ano. Mas a projeção dos
economistas do mercado financeiro é de que a mesma deve fechar 2021 em 9,25%, e
em 2022 deve chegar a 11%, conforme o Relatório de Mercado Focus. Assim, com
maiores dificuldades no acesso ao crédito, o consórcio torna-se uma boa
alternativa para os brasileiros que sonham com a aquisição de um carro ou
imóvel a partir do no ano que vem.
O sonho é ainda mais
acalentado nesta época do ano, quando 83 milhões de trabalhadores brasileiros
recebem o 13º salário, que totaliza, segundo o Departamento Intersindical de
Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), uma injeção de R$ 232,6 bilhões
no mercado. “Esse é o momento em que as famílias fazem seus planos para a
aquisição do carro zero e da casa própria ou a troca do automóvel e do imóvel”,
diz José Roberto Luppi, diretor Comercial da BR Consórcios (www.brconsorcios.com.br), que reúne
as marcas União, Araucária, Santa Emília, Lyscar, Mapfre e Rede Lojacorr.
Mas de acordo com
Luppi, hoje muitas pessoas viram os preços subirem e entenderam que não é a
hora de comprar, mas sim de planejar a futura aquisição. E com toda a
instabilidade da Selic, o crédito sofre impacto direto, pois ela é a principal
referência para o custo das linhas de crédito em geral. Trocando em miúdos,
quando ela é elevada, a tendência é que empréstimos e financiamentos para a
compra de um automóvel ou imóvel fiquem mais caros. Por isso o consórcio entra
como uma excelente alternativa, pois é um modelo prático, seguro e que oferece
taxas menores do que as instituições financeiras.
Além de muito menos
burocrático do que os tradicionais financiamentos bancários, o consórcio é uma
forma do brasileiro conquistar ou ampliar seu patrimônio de forma organizada e
disciplinada. “Em 2022, o sistema completa 60 anos de mercado, que hoje está
muito maduro e sólido com mais de 8 milhões de consorciados em todo o país. Só
para se ter uma ideia, os ativos, no valor de R$ 29 bilhões em 2002, passaram
para R$ 281 bilhões em 2020”, compara Luppi.
Mais poder de compra ao
brasileiro - O
diretor da BR Consórcios lembra que o consórcio oferece poder de compra à vista
com a carta de crédito em mãos, o que garante uma melhor negociação, e a
flexibilidade para a escolha de um carro ou imóvel novo ou usado. E com o
planejamento financeiro para a aquisição de um carro ou de uma casa, e em
tempos de sobe-desce permanente da Selic, o consórcio diminui o risco de
endividamento.
Luppi diz que o
consórcio é mais acessível ao bolso do brasileiro pelo fato de não ter juros,
apenas o pagamento de uma taxa. O sistema é composto de taxa de administração
(custo operacional para a administradora administrar os grupos, formação de
assembleias e entrega de bens), fundo de reserva (utilizado para suprir a
inadimplência do grupo) e o seguro de vida (que cobra morte ou invalidez
permanente do consorciado).
“Hoje trabalhamos com o
prazo máximo de 180 meses para imóveis e até 108 meses para automóveis. Esses
tipos de consórcios possuem vários grupos com características diferentes para
atender a necessidade de cada pessoa”, argumenta. “No consórcio, assim que
for contemplado, e isso pode ocorrer a qualquer momento, o cliente pode
utilizar o recurso total desejado para a aquisição do bem, mesmo sem ainda ter
pago o valor total”, diz o executivo da BR Consórcios.
Automóveis e imóveis em
alta no ano –
Os consórcios de automóveis e de imóveis são os principais destaques das marcas
associadas à BR Consórcios entre janeiro e outubro deste ano. O Consórcio União
registrou alta de 20% nas vendas de consórcio de imóveis e 8% no de automóveis
nos primeiros dez meses de 2021 se comparado ao mesmo período de 2020.
No Consórcio Santa
Emília, automóveis teve crescimento de 20% e o de imóveis, 7%. No Consórcio
Lyscar, os números foram de 26% em imóveis e 2% em automóveis, enquanto no
Consórcio Araucária, as vendas de imóveis tiveram incremento de 3%. O volume de
créditos disponibilizados e as contemplações das marcas associadas à BR
Consórcios cresceram, entre janeiro e outubro, respectivamente, em 20% e 12%.
Já o volume de créditos comercializados e as vendas de novas cotas tiveram um
aumento, pela ordem, de 11,5% e 3,8%.
SOBRE A BR CONSÓRCIOS (www.brconsorcios.com.br)
A empresa iniciou suas operações em 2012
com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que
desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras
diversas dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede
administrativa em Londrina (PR) e conta com cerca de 320 funcionários diretos.
As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio
Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e
Rede Lojacorr Consórcios. As empresas têm juntas, uma carteira de
mais de 70 mil clientes ativos.
A BR Consórcios projeta a ampliação dos seus canais de distribuição com a adesão de novos associados e parcerias. Para alcançar essa meta, além de manter suas equipes próprias de vendas continuará firmando novas parcerias para vendas de cotas de consórcios com empresas dos mais diversos setores, entre elas revendedores de automóveis, concessionários de motocicletas, corretoras de seguros, imobiliárias e empresas especializadas na venda de consórcios.
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