Últimas

Braslab melhora produtividade da equipe comercial com a Smark

A plataforma da empresa gaúcha trouxe novas possibilidades de monitoramento, histórico e gerenciamento da relação com o cliente para a distribuidora

Leandro Ceccato é CEO da Smark, pioneira nacional em CRM para gestão de vendas./Crédito: Lisa Roos

Há mais de 30 anos no mercado, a Braslab atua nacionalmente na distribuição de lentes oftálmicas. Com sede em São Paulo, atualmente conta com cerca de 200 funcionários, equipamentos de ponta com Tecnologia Digital de Produção, salas de treinamentos para capacitação de seus colaboradores, e serviço especializado para entrega dos produtos. 

Uma empresa desse porte não tem como deixar sua área comercial dependente de planilhas tradicionais. A necessidade de gerenciamento do funil de vendas, análise da performance dos consultores na rua, além de questões de administração e faturamento, levaram a Braslab a buscar um sistema de CRM especializado para a área de vendas. Assim, a empresa conheceu a Smark, empresa gaúcha pioneira em CRM para gestão de vendas e pós-vendas no Brasil, que oferece uma plataforma na nuvem e personalizável. 

Segundo a Gerente Comercial, Edilene Oliveira, a implantação logo se mostrou um sucesso: “Antes, a gente não tinha como realizar a supervisão com relação ao funil de vendas e a visitação de clientes. Com o Smark CRM, conseguimos ter acesso e entender melhor as solicitações, reclamações e outras necessidades dos clientes em relação à Braslab. A plataforma é importante tanto para o relacionamento quanto para gerir os processos”.

A Gerente Comercial conta que alguns dos principais usos da solução estão no monitoramento das atividades dos consultores, do funil de vendas e do pós-vendas. Além disso, tornou-se possível contar com um histórico completo e organizado: “Atualmente, conseguimos gerenciar até o que aconteceu há 2 anos, por exemplo. Temos tudo mapeado, desde o histórico do cliente até o das negociações”.

A pandemia levou o time da Braslab para o home office, porém com as informações armazenadas na nuvem e com os processos sendo gerenciados pelo Smark CRM, isso não foi problema. “As visitas presenciais não estavam acontecendo, mas, através da plataforma, conseguimos administrar as ligações, bate-papos virtuais, etc, e foi bem bacana”, conta Oliveira.

Hoje, a empresa conta com dados nos quais pode se basear para tomar decisões mais assertivas, como, por exemplo, há quanto tempo um determinado cliente não recebe uma visita. Essas informações ajudam a estabelecer conexões no processo de fidelização do cliente.

“Com o Smark CRM, é possível acompanhar a produtividade da equipe e identificar as perspectivas com relação ao cliente. Conseguimos otimizar os processos, é tudo mais rápido: o consultor está em visita com o cliente, já lança no CRM e já temos a solicitação dentro da empresa”, destaca a Gerente Comercial.

Para o sócio e CEO da SMark, Leandro Ceccato, a agilidade é uma exigência no dia a dia de empresas de qualquer setor no mercado atual, principalmente na indústria. “Não há tempo a perder com processos que podem ser automatizados. Assim, há mais tempo para que a equipe comercial possa focar na estratégia de venda e produzir com mais qualidade. Essa é uma das nossas entregas mais importantes com a plataforma”, conclui.

Nenhum comentário