C-Pack passa a integrar Pacto Global da ONU
Medidas vão além do meio ambiente
José Maurício Coelho, CEO da C-Pack
A C-Pack Creative
Packaging, empresa líder na América Latina em produção de bisnagas plásticas
extrusadas para a indústria de cosméticos, ingressou no mês de novembro na Rede
Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para
mobilizar a comunidade empresarial pela adoção e promoção, em suas práticas de
negócios, dos “Dez Princípios Universalmente Aceitos” nas áreas de direitos
humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a
missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
E com o objetivo de
participar ativamente desta iniciativa da ONU, a C-Pack está implementando
diversas ações que estão alinhadas aos ODS. Segundo o gerente da qualidade da
C-Pack, Fernando Silveira, as medidas vão além do meio ambiente e que ao
integrar esse pacto, firmam publicamente o compromisso com a sociedade. “Há
muito tempo, a C-Pack se compromete com atitudes que estão alinhadas com dez
princípios, como a reciclagem de quase todo o descarte, além da utilização de
pouca água, sendo que 30% dela é vinda do uso de água das chuvas. Mas
atualmente, o nosso interesse é ir mais longe e por isso criamos o projeto
C-Pack 2030, que está totalmente alinhado com a agenda 2030 da ONU”, revela.
Além dessas ações, a
empresa oferece produtos fabricados com plástico reciclado pós-consumo (PCR) e
plástico vegetal, este último criado a partir da cana-de-açúcar. A C-Pack
possui serviço de entregas com caixas plásticas retornáveis. Outro tema que
merece destaque é o envolvimento direto com melhorias e desenvolvimento de
projetos sustentáveis no Parque Estadual da Serra de Tabuleiro, que fica em
Santa Catarina.
Para, José Maurício
Coelho, CEO da C-Pack, participar do Pacto Global não significa fazer algo
diferente do que a empresa já faz, uma vez que desde o princípio existia a
preocupação em produzir de forma limpa, mas sim intensificar essas soluções.
“Continuaremos a realizar o nosso trabalho da melhor forma possível, mas temos
o objetivo de ampliar ainda mais os nossos indicadores, colocando em prática
ações que fazem a diferença além do meio ambiente, mas seguindo as
determinações das ODS com metas definidas”, relata.
Outro detalhe que o CEO
destaca é que participar dessa iniciativa gera ainda mais confiança para os stakeholders, sejam eles
colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, o governo e o próprio meio
ambiente.
Pedro Augusto,
coordenador de Adesão e Engajamento do Pacto Global, explica que as empresas de
todo o mundo estão se dedicando para dar uma atenção maior aos pontos
levantados pela ONU, porque já entenderam sobre a importância de determinadas
áreas.
Entretanto, o maior
desafio para os empresários ainda é compreender como a sustentabilidade pode
ser inserida de forma estratégica nos negócios. “Muitas empresas brasileiras
são referência quando se trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Enquanto em países europeus os consumidores têm mais consciência, no Brasil as
instituições já atuam com essa agenda há algum tempo, com trabalhos voltados para
a neutralidade do carbono e na redução de poluentes e gases estufa. Mas ainda
assim, há espaço para o crescimento e com metas ambiciosas e alcançáveis, as
companhias podem cumprir com o pacto”, conclui.
Criado em 2000, o Pacto
Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos
membros, como a C-Pack, acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o
envolvimento com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área.
Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre
os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de água, alimentos
e agricultura, anticorrupção, direitos humanos e trabalho, energia e clima. Com
mais de 17 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais
de 1300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.
Ao integrar o Pacto
Global, as empresas devem se comprometer a reportar anualmente quais foram os
progressos em relação aos dez princípios. Assim, a iniciativa estimula a
evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que
tiverem interesse podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br
Sobre a C-Pack
A C-Pack® começou as
suas atividades em 2002 com apenas 14 colaboradores. E, desde lá, traz em seus
valores a constante preocupação com o aspecto social e ecológico, tanto na
estrutura, quanto em suas atividades e produtos. Com um vasto portifólio de
bisnagas plásticas que envasam desde 5 até 400 ml de produto, dispõe de
diversos recursos de impressão, tampas, aplicadores e inovações vinculados a
embalagens de baixo consumo de matéria-prima e resinas sustentáveis. O
reconhecimento dos avanços no desenvolvimento e na qualidade dos produtos, no
início de 2020, resultaram na conquista da certificação internacional do ISO
22716. Por meio dos pilares de inovação, confiança e sustentabilidade, a
empresa é hoje uma das referências globais na fabricação de bisnagas para o
segmento de cosméticos.
Para mais informações
acesse https://www.c-pack.com.br/ ou pelas
redes sociais - Instagram: @cpack.packaging /
Youtube: https://www.youtube.com/user/cpacksa
/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/c-pack-creative-packaging-sa
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