Com mercado em alta, do PR, As Franquias do Futuro saltam 80% e alcançam 8 milhões em faturamento
Franquias crescem 7,8% no terceiro trimestre no Brasil e empresa comemora o momento.
O mercado de franquias
no Brasil encerrou o terceiro trimestre deste ano com crescimento de 7,8% nas
receitas, em comparação com o mesmo período de 2020. Entre os segmentos que têm
se destacado está o de saúde, beleza e bem-estar, que se manteve na liderança
de faturamento em valores absolutos: R$ 9,7 bilhões no acumulado julho a
setembro, respondendo por 20% dos R$ 47,4 bilhões de todo o mercado.
Os dados são da mais
recente Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias, elaborada pela
Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento foi apresentado no
último dia 11, durante a Expo Franchising ABF Rio 2021. De acordo com a
entidade, o mercado de franquias confirma a trajetória de recuperação rumo aos
indicadores do período pré-pandemia de Covid-19.
O faturamento do
segmento de saúde, beleza e bem-estar registrado no terceiro trimestre deste
ano subiu 9% em relação ao período idêntico do ano passado. Não foi,
proporcionalmente, o que mais aumentou – este posto coube ao de franquias de
hotelaria e turismo (alta de 53%), puxadas pela flexibilização das restrições
da pandemia. Ainda assim, entre 12 segmentos listados pela ABF, saúde, beleza e
bem-estar segue no topo como o setor que mais gera receitas no mercado de
franquias (ver dados em box ao final deste texto).
Coordenadora de marketing d’As Franquias do Futuro, Dhyenny
Leal.
Em campo, os resultados
das empresas de franquias que atuam com produtos no segmento de saúde, beleza e
bem-estar confirmam o diagnóstico da pesquisa. A coordenadora de marketing d’As
Franquias do Futuro, Dhyenny Leal, por exemplo, ressalta que a maior
preocupação com a qualidade de vida, despertada durante a pandemia, segue
contribuindo para o desempenho das vendas de artigos de saúde, beleza e
bem-estar.
As Franquias do Futuro
é uma provedora de soluções em tecnologias da informação para franqueados
on-line. Ou seja, integra um nicho que, com a digitalização das atividades
igualmente provocada pela pandemia, também experimentou expansão das
atividades. Ademais, tem foco em franquias de marcas de suplementos
alimentares, cosméticos naturais e semijoias, entre outros artigos.
Os números da empresa
comprovam o bom momento. No acumulado do ano (janeiro a outubro), o faturamento
somava R$ 6 milhões, e a estimativa é encerrar 2021 alcançando R$ 8 milhões –
um crescimento de quase 80% sobre os R$ 4,5 milhões obtidos em 2020. “Já foram
vendidas, de janeiro a outubro deste ano, mais de 500 unidades de franquias
on-line, em todos os segmentos em que atuamos. A meta é fechar 2021 com cerca
de 750 unidades vendidas”, sublinha Dhyenny Leal.
De acordo com a
coordenadora, uma das vantagens do modelo de negócios d’As Franquias do Futuro
(isto é, de franquias digitais) está no fato de que o franqueado não precisa
dispor de grande infraestrutura física e material para realizar seu trabalho.
Basta um dispositivo com acesso à internet. Estoque, logística para entrega e
até o desenvolvimento do site para as vendas ficam a cargo dos franqueadores.
Com isso, o
investimento inicial é reduzido, em comparação com franquias de lojas físicas,
variando de R$ 9 mil a R$ 16,9 mil, dependendo do pacote de serviço adquirido.
No período da pandemia, As Franquias do Futuro ultrapassou o número de 1,5 mil
franqueados em todo o Brasil – tanto pessoas físicas, como jurídicas.
“Quem compra a franquia
on-line tem um custo fixo de apenas R$ 39 por mês, referente à hospedagem do
seu site. Além disso, sempre orientamos que, para atingir bons resultados, é
preciso investir em divulgação – esta é feita pelo franqueado, utilizando o
nome do seu site (não da marca, como a maioria das franquias), e ele tem à
disposição uma equipe de consultores que pode auxiliar na formatação dessas
campanhas”, explica Dhyenny Leal.
O faturamento médio
mensal do franqueado fica entre R$ 5 mil a R$ 10 mil e a margem de lucro na
faixa de 15% a 50%. “Entre um e dois anos, tem-se o retorno do investimento”,
assinala a coordenadora de marketing.
Mais informações em: https://www.asfranquiasdofuturo.com.br/.
Maiores faturamentos do
mercado de franquias no Brasil
3º trimestre 2021
Saúde, beleza e
bem-estar R$ 9,7 bilhões (+9,1% sobre 2020)
Alimentação – food
service R$ 8,6 bilhões (+7,9% sobre 2020)
Serviços e outros
negócios R$ 8,1 bilhões (+4,3% sobre 2020)
Moda R$ 5,2 bilhões
(+7,2% sobre 2020)
Casa e construção R$
3,9 bilhões (+10,8% sobre 2020)
Serviços educacionais
R$ 2,9 bilhões (+2,9% sobre 2020)
Alimentação – comércio
e distribuição R$ 2,9 bilhões (+2,1% sobre 2020)
Hotelaria e turismo R$
1,8 bilhão (+53,1% sobre 2020)
Serviços automotivos R$
1,7 bilhão (+3,1% sobre 2020)
Comunicação,
informática e eletrônicos R$ 1,6 bilhão (+1,6% sobre 2020)
Entretenimento e lazer
R$ 478 milhões (+6,5% sobre 2020)
Limpeza e conservação
R$ 366 milhões (+5,5% sobre 2020)
Fonte: ABF – Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias (julho a setembro de 2021)
Nenhum comentário