Comércio online pode superar desvantagens dos protocolos contra fraude 3DS e 3DS 2.0 com sistema integrado e inteligência artificial
3DS2 reduz drasticamente a taxa de conversão de
vendas, pois bloqueia muitas transações legítimas, impactando as vendas,
receita e reputação de varejistas online
Quando se trata de entender os sistemas
de segurança que operam e vivem por trás de uma transação online, o mais
importante é começar com alguns conceitos básicos para compreender cada etapa
da operação. O protocolo de proteção contra fraudes 3D Secure 2, lançado em
2016, adicionou melhorias significativas à autenticação e experiência do
cliente em relação ao 3DS 1.
No entanto, o 3DS2 sozinho reduz
drasticamente a taxa de conversão de vendas, pois bloqueia muitas transações
legítimas, afetando a receita e a reputação comercial de empresas e varejistas
online.
Versão um
Antes de esses sistemas existirem, as
empresas de cartão de crédito e débito e os comerciantes precisavam de uma
forma alternativa para identificar e prevenir fraudes e, ao mesmo tempo,
aprovar transações online para manter um fluxo constante de receita. Um dos
primeiros processos com essa finalidade, criado em 1999, foi o 3D Secure, um
protocolo de autenticação adicional para garantir que os pagamentos com cartão
não presente (CNP) fossem legítimos.
3DS significa "três domínios
seguros" e seu objetivo é proteger os cartões de crédito e débito de um
comprador contra o uso não autorizado ao fazer compras online, envolvendo três
partes: o banco adquirente, o banco emissor e a infraestrutura que o suporta.
como a Internet, um aplicativo ou outros fornecedores de software.
Infelizmente, a redução da fraude não foi totalmente eficaz, já que os
emissores de cartão preferiram diminuir os maiores volumes de transações em vez
de se arriscar a ser vítima de fraude, causando em 2019, de acordo com a Credorax,
uma taxa de abandono de 10% a 15% no carrinho de compras global eCommerce e uma
taxa de rejeição de transações de 20%. Para piorar a situação, o processo de
checkout era tão desajeitado que levava os comerciantes a perder vendas e os
emissores a rejeitar as transações.
O 3DS conquistou a reputação de inibidor
de conversão de vendas, o que pode ser verdade quando aplicado
indiscriminadamente a todas as transações. As desvantagens de um sistema único
incluem:
- Atrito no check-out - os
compradores tinham que lidar com pop-ups ou redirecionar para um site de
terceiros para autenticação.
- Abandono do carrinho como
consequência direta de um processo de pagamento complicado.
- Falta de suporte móvel - 3DS
foi construído para computadores desktop. Quando os clientes começaram a
usar seus telefones para fazer compras online, o 3DS não conseguia
acompanhar.
A chegada da versão 2.0
Foi até 2016 que foi lançada a nova
versão, 3D Secure 2, que acrescentou melhorias significativas à autenticação e
à experiência do cliente. A principal mudança do 3DS1 para o 3DS2 é que ele
oferece uma melhor experiência do usuário e reduz a fraude em maior medida. Em
vez de uma senha estática, os compradores geram autenticação com uma senha
exclusiva que é enviada para seus telefones celulares ou pode ser feita com
dados biométricos.
Apesar dessas mudanças, o 3DS2 sozinho
também reduz drasticamente a taxa de conversão de vendas, bloqueando muitas
transações legítimas, afetando a receita e a reputação de negócios online e
vendedores. Como o 3DS2 está definido para se tornar um padrão obrigatório para
transações online, é importante que os comerciantes dediquem um tempo para
entender como implementar soluções junto com o 3DS2 que ajudarão a preservar
uma experiência perfeita para os clientes enquanto lutam contra a fraude.
Alternativas mais eficientes
Dado que as projeções estimam que as
transações online crescerão cerca de 85% nos próximos cinco anos, é importante
observar que existem ferramentas
e recursos de proteção contra fraudes online que ajustam o processo de
tomada de decisão do 3DS com análises superiores. Soluções de prevenção de
fraudes como o Vesta aproveitam a inteligência de aprendizado de máquina,
baseada em mais de 25 anos de dados transacionais, para oferecer recursos de
tomada de decisão de risco e fornecer as informações necessárias ao banco
emissor para um fluxo de transações.
Os recursos de garantia de pagamento
usam o 3DS2 de maneira inteligente, junto com a inteligência artificial e
tecnologias de aprendizado de máquina, para fornecer segurança de e-commerce e
aumentar as aprovações de compras legítimas, sem prejudicar os resultados
financeiros do comerciante, resultando em lucros como:
- Aceitar mais pagamentos transferindo
responsabilidade para terceiros para transações que de outra forma
poderiam ter sido recusadas.
- Evite a complexidade de
gerenciar integração de transações e problemas de conformidade.
- Obtenha autenticação forte do
cliente quando necessário. Isso reduz o atrito e o abandono do carrinho,
ao mesmo tempo em que otimiza a taxa de conversão do pedido.
Segundo Oscar Bello, diretor-geral da Vesta para as Américas, o 3DS deve ser visto como
uma das muitas ferramentas antifraude disponíveis e não como uma solução
mágica. Como qualquer ferramenta, pode ser muito eficaz quando utilizado na
aplicação correta, mas O 3DS sozinho dificilmente fornecerá os resultados que
um comerciante espera ver. É por isso que é tão importante que os comerciantes
implementem soluções adicionais de prevenção de fraude e aprimoramento de
aprovação junto com o 3DS para garantir uma experiência de checkout sem atrito
para seus clientes no momento em que as aprovações de transações legítimas
melhorem para aumentar a receita. "
Existe potencial para melhorar as taxas
de conversão quando o 3DS é usado como parte de um sistema de gerenciamento de
fraude orquestrado que aproveita inteligência artificial, aprendizado de
máquina, impressão digital do dispositivo, análise de link profundo, pendente silencioso,
análise comportamental e outros recursos de última geração.
Sobre a Vesta
A Vesta é a única plataforma abrangente de garantia de transações instantâneas para compras online, oferecendo taxas de aprovação incomparáveis, uma melhor experiência do cliente e eliminando fraudes para as principais marcas de telecomunicações, comércio eletrônico, viagens e serviços financeiros. Usando o aprendizado de máquina, apoiado por 25 anos de histórico de dados transacionais, a Vesta aumenta as aprovações de vendas legítimas para seus clientes, enquanto elimina estornos e outras formas de fraude digital, reduzindo o custo real da fraude a zero e transferindo 100% da responsabilidade por fraude, incluindo o processamento de estorno, para que os clientes possam se concentrar no aumento das vendas. A empresa está sediada em Portland, Oregon (EUA), com escritórios em Atlanta, Miami, Irlanda, México e Cingapura. Para obter mais informações, visite www.vesta.io.
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