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Como usar o Pinterest em sua estratégia de conteúdo

 



É verdade que muitas marcas ainda ignoram o potencial do Pinterest em comparação com outras redes sociais. Porém, hoje tem mais de 450 milhões de usuários no mundo, já está na hora de começar a reconhecer a importância dessa plataforma.



Essa rede social oferece inúmeras vantagens às marcas que decidem apostar nela. Por exemplo, aumentar o tráfego, aumentar o engajamento, aumentar as vendas e até melhorar o posicionamento de SEO. 


E para enriquecer sua estratégia de conteúdo, vamos explicar neste artigo o que você precisa fazer. Acompanhe a leitura!


Como definir sua estratégia digital no Pinterest?


Depois de criar seu perfil do Pinterest Business , você deve considerar alguns princípios básicos antes de executar sua estratégia de marketing digital no Pinterest. 


Antes de tudo, defina a buyer persona. Por ser uma rede social muito visual, as características dos “pinadores” são bastante segmentadas, o que significa que seus hábitos e preferências comportamentais podem ser diversificados.


É fundamental conhecer bem o cliente potencial, só assim poderemos perceber o que o leva a pesquisar no Pinterest e dessa forma determinar como podemos oferecer soluções proativas para aquilo que procura.

Entenda como usar o Pinterest em sua estratégia de conteúdo

1 - Verifique seu site


Este é um passo importante que nem todas as pessoas conhecem. Desta forma, você tem acesso à análise do seu site e, além disso, a função rich pin é ativada.


Para verificação, o Pinterest fornece um trecho de código que deve ser inserido no site. Existem também plug-ins do WordPress que podem ajudá-lo a fazer isso.


2 - Escolha um banner


Esta opção está localizada na parte superior do perfil. Há um link para inserir o banner da sua empresa no canto da capa.


Este é o lugar perfeito para adicionar uma imagem representativa do seu negócio. Certifique-se de que corresponde, portanto, à identidade da sua marca. 

3 - Pastas colaborativas


O ponto forte das pastas colaborativas é que elas podem ser gerenciadas por vários usuários ao mesmo tempo. Além disso, eles são uma ótima ferramenta para incentivar a participação de sua comunidade de seguidores.

4 - Publicação de pins


Publique pins à medida que você publica postagens em seu site. Ou seja, são publicações que redirecionam automaticamente para páginas específicas do seu site, pois existe um espaço no pin para que você inclua o seu link. 


Esse recurso é muito interessante de marketing de conteúdo. Os pins podem direcionar o usuário a outras redes sociais também. 

5 - Preencha corretamente os pins


Sim, no Pinterest, imagens, fotografias e infográficos são o que chama a atenção do usuário. 


Mas o texto também desempenha um papel importante no posicionamento e visibilidade de um perfil. Por esse motivo, há algumas coisas que você deve sempre ter em mente ao postar um novo conteúdo.


Então, sempre inclua um breve resumo do pin na descrição. O comprimento adequado para esta rede social é de cerca de 250 caracteres. A leitura deve ser curta e simples.


Use também palavras-chave e hashtags. As palavras-chaves são fundamentais para a colocação de um pin no mecanismo de pesquisa do Pinterest. Já as tags são uma grande ajuda na descrição da imagem.


Além disso, insira um CTA sempre que possível. As chamadas à ação podem aumentar o potencial viral do seu conteúdo. 


6 - Crie um calendário de conteúdo no Pinterest


O Pinterest, uma rede social onde as primeiras impressões são fundamentais , leva tempo para planejar. E se você integrá-lo em sua estratégia de conteúdo, ainda mais.


Você pode criar um calendário semanal, mensal ou diário dependendo do tempo disponível e da importância que você dá à rede social. Cuide do seu perfil e mantenha uma busca constante por novos conteúdos que possam agregar valor ao seu perfil.

Conclusão


Como você pode perceber, o Pinterest pode ser muito útil para aumentar a visibilidade e o reconhecimento de sua marca. 


Mas para um melhor desempenho, você precisa contar com estratégias profissionais. 


É importante ter em mente que “salvar” no Pinterest não é o mesmo que dar um “curtir” no Facebook ou Instagram. 


Nesse caso, a fixação é uma demonstração muito mais declarativa de que um usuário está interessado em seus produtos e deseja interagir com eles no futuro.


Além disso, a vida útil do conteúdo do Pinterest é muito mais longa do que a de uma postagem de qualquer outra rede social. Por exemplo, a vida média de uma postagem no Facebook é de 90 minutos, enquanto a vida média de um pin do Pinterest é de 3,5 meses . 


Ou seja, o impacto de um pin dura, em média, 1680 vezes mais do que uma postagem no Facebook. 


Os benefícios de usar o Pinterest Business são inúmeros e podem beneficiar bastante o seu negócio.


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