Conheça franquias para trabalhar sozinho e ser seu próprio chefe
Microfranquias atraem empreendedores solos e
com pouco capital para investimento
O desemprego, agravado pela pandemia,
atinge muitas pessoas e a alternativa para continuar no mercado de trabalho é
investir em um negócio próprio. Quase 90% dos empreendedores iniciais
brasileiros concordam total ou parcialmente que a escassez de emprego constitui
uma das razões para desenvolver a iniciativa empreendedora com a qual estão
envolvidos, é o que aponta o indicadores da GEM (Global Entrepreneurship
Monitor) 2019.
No entanto, a maioria destes
investidores não dispõem de muito capital e nem de amplo conhecimento sobre de
fato o que é necessário para empreender, por isso, as microfranquias também tendem
a crescer fortemente nestes períodos. De acordo com um levantamento da
Associação Brasileira de Franchising, no Brasil operam 562 redes com modelos de
microfranquias, que acabam chamando atenção pelo fato do empreendedor poder
trabalhar sozinho e, muitas vezes, no formato de home based, ou seja, sem a
necessidade de adquirir uma estrutura física.
A PremiaPão,
rede especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão que
conecta marcas diretamente ao público-alvo, já possui 123 unidades em todo o
país. A franquia, que tem investimento inicial a partir de R$10 mil, permite
que o empreendedor trabalhe em formato home based, sem a necessidade de
contratação de funcionários. O prazo de retorno da marca é de quatro a oito
meses.
Outra marca que possibilita um trabalho
solo é a Sofá Novo de Novo,
rede especializada em higienização e impermeabilização de estofados. Também em
formato home based, a franquia tem investimento inicial de R$25.900, com
retorno em média de seis meses, e já conta com 60 unidades desde que entrou
para o franchising, em 2020.
Na rede de lavanderias self-service, Lavô, é possível
administrar e gerenciar o próprio negócio quase 100% online. O cliente leva as
peças e paga pelo serviço em um totem de autoatendimento. De casa, o franqueado
acompanha o movimento pela plataforma online da marca. Presencialmente, bastam
15 minutos por dia para organizar a unidade. Com modelos de franquia para
condomínios, salas comerciais e em contêineres, a Lavô tem investimento inicial
de R$ 120 mil (condomínio) e R$ 149 mil (lojas), com retorno em 18 meses em
média.
Já a rede Mr. Fit, primeira franquia de alimentação saudável do Brasil, tem uma opção lucrativa e de baixo investimento, que pode ser tocada de casa. É o modelo home-office, que oferece refeições ultracongeladas, cujo investimento inicial é de apenas R$6.250,00, incluindo a taxa de franquia. Ao aderir a este modelo de negócio, o franqueado recebe as 100 primeiras refeições iniciais e um freezer adesivado.
Nenhum comentário