Cresce o número de lideranças femininas no agronegócio
Em linha com as demandas ESG, distribuidora de
produtos para saúde animal reforça política de diversidade de gênero e cria
plano de capacitação de empreendedoras
A participação de mulheres nos cargos de
liderança nas empresas tem crescido de forma expressiva nos últimos anos nos
mais variados setores na economia, como resposta às demandas crescentes da
sociedade e dos investidores. No agronegócio, a tarefa é mais complexa, à
medida que o segmento tradicionalmente sempre foi comandado por homens. Ciente
da importância dessa transformação, a VetBR, a mais completa distribuidora de produtos
para saúde animal do País, decidiu reforçar a presença feminina nos seus
quadros executivos. Em 2017, ano em que foi adquirida pelo Aqua Capital, maior
gestor de fundos de private equity especializado em agronegócio da América
Latina, havia cinco mulheres em cargos de gestão, número que saltou para 16
neste ano — o que representa 30% dos gestores da VetBR.
Na função de liderança, a VetBR
considera cargos de diretoria, gerência, coordenação e supervisão. As mulheres
da companhia que ocupam estas posições também estão em áreas tradicionalmente
comandadas por homens, como em e-commerce, comercial, financeiro, crédito e
cobrança, entre outras.
A estratégia de aumentar a diversidade
de gênero está em linha com a visão do Aqua Capital, que tem entre suas premissas
o atendimento ao recorte ESG, sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais
e de governança. O aprimoramento da política de diversidade de gênero na VetBR
atende, portanto, ao pilar social do ESG, e se soma a outras iniciativas da
empresa em termos ambientais e de estrutura de governança corporativa.
O aumento da participação feminina na
VetBR não se restringe ao nível de gestão e direção: atualmente, dos 530
funcionários, elas correspondem a 35%, percentual que há quatro anos era de
15%. A expansão ocorre paralelamente ao crescimento das áreas de marketing e
comercial, por exemplo, para atender às demandas do mercado com a implementação
de novos Centros de Distribuição nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do País e,
ainda, ao aumento da importância da divisão pet na operação da companhia.
Com o crescimento de dois dígitos das
vendas de produtos para animais de estimação nos últimos anos no Brasil, apesar
da pandemia, esse segmento já responde por 50% do faturamento da VetBR, que
projeta encerrar o ano de 2021 em R$ 460 milhões.
Na avaliação da executiva Adriana
Araújo, CFO da VetBR, ainda há um longo caminho de evolução da agenda de
igualdade de gênero no agronegócio em geral, e na VetBR, em particular, a
atenção à diversidade nos últimos anos anima a empresa a persistir nessa
trilha. “Trabalhamos, por exemplo, na estruturação de programas de capacitação
para oferecer ainda mais preparo e informação técnica para que as profissionais
e empreendedoras do setor alcancem novas oportunidades. Esse tipo de ação acaba
fomentando a ampliação da diversidade de gênero em toda a cadeia produtiva do
agro”, analisa a CFO. Os programas, que devem ser lançados em 2022, incluem,
entre outras matérias, estratégias para as áreas de marketing e financeira,
assim como mecanismos de controle de custos e gestão comercial.
Na avaliação do CEO da VetBR, Antonio
Fontes Machado, políticas de diversidade de gênero deveriam estar no topo da
pauta das empresas de todos os setores. “Além de primordial para o avanço da
sociedade, reforçar a presença feminina no mundo corporativo configura um
grande diferencial competitivo, considerando que a cada dia mais os
investidores preferem destinar recursos a ativos e projetos ESG”, completa.
Sobre a VETBR
A VETBR é a mais completa distribuidora de produtos de saúde animal para os mercados de pecuária e pet do Brasil. A companhia é investida do Aqua Capital, a maior gestora de fundos de investimento private equity especializada em agronegócio da América Latina. É reconhecida pela parceria com as principais indústrias de medicamentos e produtos veterinários e forte estrutura de vendas multicanais
Nenhum comentário