Estudo da Kantar sinaliza que a evolução da pandemia pode levar o consumo domiciliar para diferentes caminhos
Com o aparecimento de casos
de nova variante Ômicron no Brasil e muitas dúvidas sobre ela, surge o temor de
novos períodos de isolamento social no País. A Kantar, líder em dados, insights
e consultoria, criou três cenários para o mercado de bens de consumo massivo
com base na taxa de contágios de Covid-19 e diferentes estágios da pandemia.
No primeiro e mais otimista
deles, uma redução em 5,8% ao mês nos novos casos e, portanto, com mais gente
nas ruas, faria com que as vendas dos produtos do setor para consumo dentro de
casa retraíssem 2,5% em valor. Já o segundo prevê estabilidade tanto nos
números de contaminações quanto no valor, que seria de apenas +1,6%, porém com
tendência de aumento do gasto médio por viagem e da frequência de ida aos
pontos de venda. Por fim, em um cenário pessimista, com 24% de aumento nos
novos registros e retorno ao pico da pandemia, o consumo domiciliar subiria
3,9% em valor, tanto com maior tíquete médio quanto com maior frequência de consumo dentro de casa.
No que se refere aos canais
de venda, o varejo moderno e o atacarejo seriam os mais beneficiados no cenário
pessimista, com compras de vizinhança e estocagem de alimentos.
Em um novo
cenário de restrições, o consumo fora do lar certamente seria afetado
negativamente. No 2o trimestre de 2020, pico do isolamento social, por exemplo,
o consumo Out Of Home retraiu 17% em comparação ao período
pré-pandemia. Mesmo com o avanço da vacinação e o retorno dos consumidores às
ruas este ano, a frequência ainda é uma barreira para a recuperação de padrões
pré-pandemia. Está negativada em 4,6%, comparando o terceiro trimestre de
2021 com o do ano anterior. Com poder de compra cada vez menor – por
causa dos aumentos dos preços –, o gasto médio dos
brasileiros diminuiu 12% fora de casa. O volume médio de consumo caiu 15,8% e a
frequência apresentou queda de 12,4%. Os números são referentes aos últimos 12
meses, terminados em setembro de 2021, contra o mesmo período do ano anterior.
O consumo fora de casa vem ocorrendo principalmente entre adultos
de 18 a 29 anos (crescimento em valor de 26,1% no terceiro trimestre de 2021
versus 2020) e que pertencem às classes A e B (14,4%). Esse público prefere se dirigir a restaurantes, fast
foods e pizzarias para degustar pratos e refeições. Outro grupo que
também retorna a esses mesmos canais são os compradores com mais de 50 anos –
crescimento de 15% em valor – que fazem parte da classe C.
É válido
destacar que essa retomada acontece em todas as capitais brasileiras, com alta de 12,7% em valor no território entre o terceiro
trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021. São Paulo foi a principal cidade a
puxar os dados, contribuindo com 5,8% no crescimento do consumo fora de casa.
Os grandes municípios do Nordeste também colaboraram para o resultado: +3,4%.
Para traçar as melhores
estratégias, as marcas precisarão levar em
consideração os desempenhos da nova variante Ômicron a
eficácia da vacinação frente a nova variante,
a possibilidade de novas restrições à
mobilidade, que geram sempre mudanças no
comportamento dos compradores. A recuperação
do consumo fora do lar vai depender deste e de outros
fatores, como desemprego, renda e auxílio emergencial.
A Kantar é líder
global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e
somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
entender as pessoas e inspirar crescimento.
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