História do ADE dos Guarás, no Maranhão, é contada em série sobre cooperação pela Educação
São 13 e-books que resgatam as histórias de
Arranjos de Desenvolvimento da Educação brasileiros e servem de inspiração para
implantação do trabalho colaborativo
Crédito: divulgação/Instituto Positivo
Formado por nove municípios do Litoral
Norte do estado do Maranhão, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) dos
Guarás foi o terceiro ADE formado no Brasil e o primeiro no Maranhão. A
história dos ADEs espalhados pelo país está sendo contada em uma série com 13
e-books que resgatam os detalhes da implantação, do crescimento e dos planos
para o futuro de cada uma das iniciativas. O trabalho está sendo conduzido pelo
Instituto Positivo, incentivador do Regime de Colaboração, mecanismo que busca
fortalecer a gestão municipal para uma educação com mais qualidade, equidade e
inclusão.
Em 2014, com a intenção de realizar
formações de forma colaborativa e compartilhada para construção dos Planos
Municipais de Educação (PME) foi plantada a semente do que viria a ser o ADE
dos Guarás, formalizado oficialmente em 2016, com a participação dos municípios
de Apicum Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães,
Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão. O Arranjo segue um
modelo de governança que proporciona ao grupo mais eficiência na gestão e na
divisão das responsabilidades, além de contribuir para alcançar melhorias nos
índices educacionais. A liderança tem como principais atribuições a mobilização
do grupo, a representação do ADE nas discussões da política educacional
municipal e a articulação intersetorial.
De forma colegiada foram eleitas metas
relacionadas aos Planos Nacional e Municipais de Educação, entre elas:
alfabetização na idade certa; elevação do Ideb dos municípios; diminuição das
taxas de abandono e reprovação; diminuição do analfabetismo entre jovens e
adultos; elevação da oferta de Educação em tempo integral; formação continuada
dos profissionais da Educação; melhorias nas estruturas físicas das escolas; e
implantação da Educação Especial Inclusiva. Em decorrência do trabalho
desenvolvido, o Arranjo acumula bons resultados, principalmente no que se refere
ao número de matrículas na educação infantil, especial e em tempo integral,
queda nos índices de abandono e reprovação, além de melhorias na qualidade da
oferta.
Em 2019, o ADE dos Guarás passou a
integrar a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, que reúne mais de 20
iniciativas, entre Arranjos e Câmaras Técnicas de Educação de Consórcios em
todo Brasil. Vale destacar que, como reflexo de suas ações e resultados
colhidos ao longo dos anos, o ADE dos Guarás serviu de inspiração a gestores de
outras regiões do estado do Maranhão, que perceberam o mecanismo do Arranjo de
Desenvolvimento da Educação como uma boa oportunidade para organizar trabalhos
colaborativos em seus territórios. Dessa inspiração, nasceram o ADE dos Balaios
e o ADE do Alto Turi.
Atualmente, 225 municípios brasileiros
trabalham em 13 diferentes Arranjos, alcançando resultados importantes como
diminuição da evasão, correção de distorção idade/série escolar, elevação do
Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), formação continuada e
aprimoramento da grade curricular.
“Queremos apresentar o trabalho, os
desafios e as conquistas dos municípios que atuam em Regime de Colaboração por
meio do ADE. Esses e-books podem servir de inspiração para outras regiões
implantarem o Arranjo e avançar na qualidade da educação dos municípios
envolvidos. Temos histórias de sucesso para mostrar e é isso que faremos”,
explica a coordenadora de Produção e Disseminação de Conhecimento e Comunicação
no Instituto Positivo, Maria Paula Mansur Mäder.
O e-book que conta a experiência do ADE
dos Guarás pode ser baixado pelo site
conteudo.instituto.positivo.com.br/ade-dos-guaras. Já foram lançados os
e-books ADE
Chapada Diamantina e Regiões e ADE
Noroeste Paulista. A próxima publicação será do ADE Agreste Litoral.
Instituto Positivo
O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.
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