LONGEVIDADE & PREVIDÊNCIA | Como a "geração sanduíche" vai bancar a conta de viver mais?
Por Layla Vallias
Você
já deve ter ouvido falar sobre a Revolução
Prateada, uma nova realidade que envolve a longevidade e atinge
cidadãos globais de todas as faixas etárias, especialmente, porque repercute em
diferentes dimensões da vida – tanto no presente quanto no futuro. Da economia
à cultura, nada escapa ao impacto da extensão da vida. No entanto, a despeito
de comemorarmos essa imensa conquista humana, temos que abordar os aspectos
práticos, ou seja, devemos abrir um diálogo franco sobre dinheiro.
Essa conversa passa por questionarmos
como qual é o melhor futuro que podemos ter e como devemos nos preparar,
financeiramente, para ele. Um dos estudos que coordenei em 2021 – FDC Longevidade Previdência – evidencia a
necessidade de repensarmos a sociedade, os negócios e os nossos planos de vida
à luz da longevidade. Esse mergulho especial proposto por essa análise setorial
focada na previdência e em finanças endereça a grande dor do envelhecimento sem
planejamento: a conta da aposentadoria não fecha. Precisamos falar sobre
dinheiro, considerando a visão da maturidade para construirmos melhores
futuros.
Um dos recortes desse mapeamento,
desenvolvido pela Fundação Dom Cabral com o apoio técnico do Insights50+
(núcleo de pesquisa da Hype50+) e patrocínio da Brasilprev, aborda os desafios
da Geração Sanduíche
– que desempenha o triplo papel de filhos, pais e avós. Como filhos, eles
precisam apoiar a geração anterior, ou seja, os pais idosos nos cuidados
cotidianos; como pais e avós, dão suporte financeiro e emocional a duas
gerações posteriores, na prática, aos seus descendentes que foram atingidos por
uma crise financeira sem precedentes.
Essa Geração
Sanduíche é formada por pessoas com idades entre 50 e 70 anos,
bancando gastos que não imaginaram ter nessa idade. O plano de ter uma vida
tranquila na aposentadoria foi atropelado pela longevidade dos pais e pela
impossibilidade de os filhos e os netos arcarem com os custos de empreender a
própria vida. A pesquisa Tsunami60+,
conduzida pela Hype50+ e Pipe.Social em 2018, já mostrava que 38% dos
brasileiros com mais de 55 anos têm os pais vivos; o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística, por sua vez, revela que, em 2016, 25,3% dos jovens,
entre 25 e 34 anos, ainda viviam na casa dos pais. Esses números – anteriores
ao agravamento da crise socioeconômica – apontam para uma estimativa do tamanho
da geração sanduíche no Brasil.
No FDC
Longevidade Previdência, destacamos quais são os grandes desafios
para o equilíbrio desses brasileiros e mostramos que os millennials estão chegando à
Geração Sanduíche – que passa a ser mais jovem, mais feminina e mais diversa.
Trouxemos à cena o debate de como esse grupo vai equilibrar as finanças em um
cenário de aposentadoria completamente diferente do vivido pela geração
anterior. Ou seja, praticamente sem previdência e com um trabalho que se
estende ao longo da vida e com características para além da carteira assinada.
Convido todos a acessarem,
gratuitamente, esse estudo que oferece insumos para uma reflexão urgente sobre
como pagar a conta da longevidade como indivíduos e como sociedade.
https://materiais.hype50mais.com.br/download-fdc-longevidade-previdencia
| Layla Vallias – eleita, em 2020, pela Forbes Under 30 como uma das jovens brasileiras mais influentes com menos de 30 anos – é cofundadora do Hype50+, consultoria de marketing especializada no consumidor sênior e da Janno – startup agetech que tem como missão apoiar brasileiros 50+ em seu novo plano de vida. Foi coordenadora do Tsunami60+, maior estudo sobre Economia Prateada e Raio-X do público maduro no Brasil, e diretora do Aging2.0 São Paulo, organização de apoio a empreendedores com soluções para o envelhecimento em mais de 20 países. Mercadóloga de formação, com especialização em marketing digital pela Universidade de Nova York, trabalhou com desenvolvimento de produto na Endeavor Brasil.
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