Últimas

LONGEVIDADE & PREVIDÊNCIA | Como a "geração sanduíche" vai bancar a conta de viver mais?

Por Layla Vallias

Você já deve ter ouvido falar sobre a Revolução Prateada, uma nova realidade que envolve a longevidade e atinge cidadãos globais de todas as faixas etárias, especialmente, porque repercute em diferentes dimensões da vida – tanto no presente quanto no futuro. Da economia à cultura, nada escapa ao impacto da extensão da vida. No entanto, a despeito de comemorarmos essa imensa conquista humana, temos que abordar os aspectos práticos, ou seja, devemos abrir um diálogo franco sobre dinheiro.

Essa conversa passa por questionarmos como qual é o melhor futuro que podemos ter e como devemos nos preparar, financeiramente, para ele. Um dos estudos que coordenei em 2021 – FDC Longevidade Previdênciaevidencia a necessidade de repensarmos a sociedade, os negócios e os nossos planos de vida à luz da longevidade. Esse mergulho especial proposto por essa análise setorial focada na previdência e em finanças endereça a grande dor do envelhecimento sem planejamento: a conta da aposentadoria não fecha. Precisamos falar sobre dinheiro, considerando a visão da maturidade para construirmos melhores futuros.

Um dos recortes desse mapeamento, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral com o apoio técnico do Insights50+ (núcleo de pesquisa da Hype50+) e patrocínio da Brasilprev, aborda os desafios da Geração Sanduíche – que desempenha o triplo papel de filhos, pais e avós. Como filhos, eles precisam apoiar a geração anterior, ou seja, os pais idosos nos cuidados cotidianos; como pais e avós, dão suporte financeiro e emocional a duas gerações posteriores, na prática, aos seus descendentes que foram atingidos por uma crise financeira sem precedentes.

Essa Geração Sanduíche é formada por pessoas com idades entre 50 e 70 anos, bancando gastos que não imaginaram ter nessa idade. O plano de ter uma vida tranquila na aposentadoria foi atropelado pela longevidade dos pais e pela impossibilidade de os filhos e os netos arcarem com os custos de empreender a própria vida. A pesquisa Tsunami60+, conduzida pela Hype50+ e Pipe.Social em 2018, já mostrava que 38% dos brasileiros com mais de 55 anos têm os pais vivos; o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por sua vez, revela que, em 2016, 25,3% dos jovens, entre 25 e 34 anos, ainda viviam na casa dos pais. Esses números – anteriores ao agravamento da crise socioeconômica – apontam para uma estimativa do tamanho da geração sanduíche no Brasil.

No FDC Longevidade Previdência, destacamos quais são os grandes desafios para o equilíbrio desses brasileiros e mostramos que os millennials estão chegando à Geração Sanduíche – que passa a ser mais jovem, mais feminina e mais diversa. Trouxemos à cena o debate de como esse grupo vai equilibrar as finanças em um cenário de aposentadoria completamente diferente do vivido pela geração anterior. Ou seja, praticamente sem previdência e com um trabalho que se estende ao longo da vida e com características para além da carteira assinada.

Convido todos a acessarem, gratuitamente, esse estudo que oferece insumos para uma reflexão urgente sobre como pagar a conta da longevidade como indivíduos e como sociedade.

https://materiais.hype50mais.com.br/download-fdc-longevidade-previdencia

 

| Layla Vallias – eleita, em 2020, pela Forbes Under 30 como uma das jovens brasileiras mais influentes com menos de 30 anos – é cofundadora do Hype50+, consultoria de marketing especializada no consumidor sênior e da Janno – startup agetech que tem como missão apoiar brasileiros 50+ em seu novo plano de vida. Foi coordenadora do Tsunami60+, maior estudo sobre Economia Prateada e Raio-X do público maduro no Brasil, e diretora do Aging2.0 São Paulo, organização de apoio a empreendedores com soluções para o envelhecimento em mais de 20 países. Mercadóloga de formação, com especialização em marketing digital pela Universidade de Nova York, trabalhou com desenvolvimento de produto na Endeavor Brasil.

Postar um Comentário

Nenhum comentário