Maersk apresenta design do primeiro navio neutro em carbono do mundo
O primeiro navio está programado para entrar em
operação no início de 2024
Maersk/Divulgação |
A A.P. Moller - Maersk divulgou o design do primeiro navio neutro em carbono do
mundo, cuja operação está programada para o início de 2024. Esta é a primeira
vez que a empresa divulga uma imagem do projeto da frota composta por oito
navios porta-contêineres movidos a combustível verde.
“Ao projetá-los, nossa
ambição era garantir que os novos navios pudessem atender nossos clientes de
maneira mais inteligente, além de contribuir para seus objetivos de transporte
neutro em carbono”, destaca a empresa, em um comunicado global.
Exclusivo no setor, o
design permite uma eficiência energética 20% superior por contêiner
transportado, em comparação com a média do setor para navios desse porte. Além
disso, espera-se que toda a série economize cerca de um milhão de toneladas de
emissões anuais de CO₂, proporcionando um transporte neutro em
carbono em escala no comércio marítimo.
O novo design
Os navios terão 350
metros de comprimento, 53,5 metros de largura e serão significativamente
diferentes do que foi visto antes para quaisquer navios porta-contêineres maiores.
A acomodação da tripulação e a ponte estarão localizadas na proa para permitir
o aumento da capacidade do contêiner. O funil ficará na popa e apenas em um dos
lados da embarcação, proporcionando mais espaço para a carga. Essa separação
entre acomodação e funil também melhora a eficiência no porto.
A fabricação do projeto levou quase cinco anos, ao mesmo tempo em que a Maersk
cruzava um território de design naval inexplorado. Para possibilitar esse novo
design, vários desafios tiveram que ser enfrentados. Em primeiro lugar, o
conforto da tripulação teve que ser garantido com as acomodações colocadas
neste local mais exposto.
Além disso, a
resistência adequada do casco também era um parâmetro importante a ser
protegido, com o bloco de acomodação normalmente funcionando como um
“enrijecedor” do casco quando colocado mais para trás. Novos arranjos para
botes salva-vidas e luzes de navegação tiveram que ser desenvolvidos, além de
novas câmeras para apoiar a visão do capitão durante a navegação.
A série, construída
pela Hyundai Heavy Industries, vem com uma configuração inovadora de motor
bicombustível que pode operar com metanol e combustível convencional com baixo
teor de enxofre. Com capacidade de combustível, as embarcações poderão fazer
uma viagem completa de ida e volta, a exemplo da rota Ásia-Europa, com metanol
verde.
A primeira embarcação
está programada para entrar em operação no início de 2024. “Esperamos levar
essas embarcações pelos oceanos do mundo e continuar nosso trabalho na criação
de novas soluções para melhorar a eficiência da futura cadeia de abastecimento
de nossos clientes”, destaca Maersk.
Sobre
a A.P. Moller - Maersk
A A.P. Moller - Maersk é uma empresa de logística de contêineres integrada que
trabalha para conectar e simplificar as cadeias de abastecimento de seus
clientes. Como líder global em serviços de transporte marítimo, a empresa opera
em 130 países e emprega aproximadamente 80 mil pessoas.
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