Vítimas de golpe do Pix podem pedir restituição do dinheiro
Advogado explica o que fazer para ter o seu
dinheiro de volta
Quase metade
dos brasileiros tem cadastro no PIX e isso gerou o aparecimento de uma série de
novos golpes que tiram o sono de quem costuma usar o aplicativo no celular para
fazer transações bancárias. O advogado
criminalista Renan Farah explica que, apesar de as instituições
bancárias terem implementado algumas mudanças para dar mais segurança à
ferramenta, diariamente centenas de pessoas são vítimas de quadrilhas
especializadas na fraude. Segundo o especialista, as vítimas já têm mecanismos
de pedir o ressarcimento dos valores perdidos por meio de golpes.
Desde 16 de
novembro o Banco Central estabeleceu, por meio da resolução 103/21, o chamado
“mecanismo especial de devolução”, que trata da restituição dos valores em
casos de falha no sistema e suspeita de fraude. “Segundo o artigo 41-A, a pessoa tem até
90 dias para comunicar a fraude ou falha e fazer a solicitação de
ressarcimento, que deve ser direcionada ao banco em que foi realizado o
pagamento, não ao que recebeu”, explica.
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
A instituição
que realizou o pagamento fica responsável por analisar o processo e realizar a
restituição, caso seja confirmado o golpe ou fraude. Quando é confirmada a
fraude, a vítima então tem o seu dinheiro devolvido e a conta que recebeu o
valor é congelada. “Esse
congelamento ocorre independentemente de a conta receptora ser a do golpista ou
não. Por isso é importante que, caso a pessoa receba algum Pix de forma errada,
ela cancele o recebimento dentro de 30 dias, que é o prazo estabelecido pelo
Bacen”, afirma Farah.
A instituição
de pagamento também pode solicitar a restituição de valores caso identifique
movimentações atípicas em uma conta. “Eu
mesmo passei por uma situação em que o banco percebeu as transações
fraudulentas e, antes mesmo de entrar em contato comigo, devolveu todo o
dinheiro que tinha sido movimentado”, conta Renan Farah.
Alerta
O
especialista ressalta, no entanto, que é preciso adotar cuidados para evitar
prejuízos. “Desconfie
sempre. Tenha cuidado com vendas com valores de produtos muito abaixo do comum.
Certifique-se que a pessoa com quem você está negociando é realmente quem diz
ser e confirme todos os dados da conta antes de realizar a transferência”,
aconselha. “Toda
atenção é necessária quando se trata do seu dinheiro”,
conclui o advogado.
O advogado criminalista Renan Farah Divulgação |
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