Últimas

Quais os principais fatores para a perda de dentes em adultos?







A perda de dentes em adultos é um problema que não afeta somente a autoestima, uma vez que também tende a impactar na saúde geral do indivíduo, pois compromete a sua mastigação e sua digestão. 


Embora a perda possa ser causada por diversos fatores, como acidentes e outras doenças, geralmente o descuido com a saúde é o principal fator que compromete a estrutura dentária. 


Os cuidados com os dentes são formados por pequenos hábitos diários, aprendidos desde a primeira infância, mas que nem todos os adultos a mantêm. 


Sabendo da importância dos cuidados bucais para pacientes com lente de contato dental, preparamos um conteúdo completo para você.

Quando cuidar da saúde bucal?

Engana-se quem acredita que os cuidados bucais devem acontecer somente quando já existe um problema. Na realidade, os cuidados com a saúde dos dentes devem acontecer muito antes dos primeiros surgirem – quando o indivíduo ainda é um bebê. 


Os pais e responsáveis devem cuidar da saúde bucal e estimular as crianças a cuidarem do seu sorriso. 


Neste sentido, os especialistas recomendam que a higienização da gengiva do bebê aconteça após todas as mamadas e pode ser feita com uma gaze e água. 


Assim, quando os primeiros dentes nascerem, higienizá-los já será um hábito, podendo usar nesse período dedeiras de silicone e água para limpar os dentinhos. 


Logo, assim que a criança puder escovar os dentes com uma escova e pasta não será um desafio tão grande para os pais a introdução deste hábito. 

Como cuidar da saúde bucal?

Para cuidar da saúde bucal e das facetas de resina, não há necessidade de se utilizar 

itens caros ou muito tecnológicos. 


Isso porque, os itens para se escovar os dentes, podem ser apenas: 


  • Uma escova de dente adequada ao tamanho da boca; 

  • Pasta de dente; 

  • Fio dental;

  • Enxaguante bucal; 

  • Limpador de língua. 


Para remover todos os restos de alimentos, os especialistas recomendam escovar por pelo menos dois minutos, fazendo movimentos circulares e de vai e vem. 


São esses movimentos das escovas de dente que farão com que as placas bacterianas sejam removidas e não se tornem o tártaro. 


Para que as placas não se alojem próximas a gengiva e nos alinhadores invisíveis, o ideal é contar com o fio dental, pois ele chega onde a escova não alcança e por isso, é muito eficiente contra a gengivite e demais doenças como a perda de dentes. 


O enxaguante bucal e o limpador de língua são itens indispensáveis para quem já sofre com o mau hálito. 


Isso porque, para que a higienização da boca seja completa, é imprescindível que o paciente escove a língua. Pois, é nela que ficam depositados os restos das placas que formam, junto com a saliva, a saburra. 


A saburra é a camada esbranquiçada que fica sob a língua e possui um cheiro muito forte, fazendo com que o paciente tenha mau hálito. 


Para removê-la, basta escovar a língua com uma escova de dente ou usar um limpador próprio para ela. O enxaguante bucal é utilizado nesses casos para manter o hálito mais fresco. 

Causas e tratamentos para a perda de dentes? 

Entre as principais causas para a perda de dentes nos pacientes com aparelho dental de porcelana estão: 


  • Higienização precária;

  • Gengivite e periodontite;

  • Excesso de alimentos com açúcar;

  • Consumo de substâncias químicas;

  • Doenças e acidentes;

  • Dificuldade de acesso a tratamentos.


Existem diversos tratamentos que podem devolver a qualidade de vida e funcionalidade dos dentes. Mas, entre os mais recomendados para os pacientes estão o implante e a coroa. 


O implante dentário faz a substituição da raiz e depois coloca-se a coroa por cima do pino implantado. 


Quando somente a coroa precisa ser substituída, o dentista avalia o tamanho do dente e a confecciona. 


Ambos os tratamentos devem ser realizados por profissionais especialistas em facetas de porcelana durabilidade desde o diagnóstico e recomendação de tratamento. 

Quando ir ao dentista?

Os cuidados com os dentes deve ser um hábito constante, que deve ser adquirido na primeira infância. 


Por isso, o ideal é que todos os pacientes antes mesmo de ter os seus primeiros dentes formados, vão ao dentista. 


Esse tipo de cuidado impede que maus hábitos se tornem rotina e permite que a criança se torne um adulto saudável e longe de problemas bucais como a perda de dentes e hálito ruim. 


Os dentistas especialistas recomendam que todos façam visitas de rotina, pelo menos, a cada seis meses. 


Nessas consultas de rotina, o profissional irá fazer uma limpeza onde removerá possíveis placas endurecidas e aplicará o flúor, que tem como função proteger os dentes. 


Não deixe a sua saúde de lado! Cuide dos seus dentes e do seu sorriso com um profissional de sua confiança.


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Nenhum comentário