Risco deve ser uma estratégia de desenvolvimento dos negócios
Na opinião de Juam Rosa, CEO da Complement
Consultoria, o ditado "Quem não arrisca, não petisca" pode ser um
lema para os empreendedores
No mundo dos
investimentos e do empreendedorismo, o risco é algo que deve ser encarado como
comum e muitas vezes necessário. Nesse sentido, muitas vezes é importante para
empreendedores e profissionais deixarem o medo de lado e pensarem
estrategicamente em como os riscos podem ser benéficos para os negócios.
O ditado “Quem não
arrisca, não petisca” pode ser um lema para os empreendedores. Segundo Juam
Rosa, CEO da Complement Consultoria, a vontade de se preparar deve ser maior do
que o desejo de vencer. “Saber lidar com riscos tornou-se uma habilidade
importante nos tempos de alta competitividade. Acredito que aqueles que se
preparam e pensam nas possibilidades e probabilidades de maneira rápida com
base na razão, podem obter excelentes resultados”, argumenta.
Para os especialistas
no assunto, assumir riscos é fundamental para equipes e empresas de alto
desempenho. Esse fator costuma gerar adrenalina e motivação, por isso é algo
visto positivamente por muitos gestores. Embora adiar decisões e permanecer na
zona de conforto possa oferecer sensação de tranquilidade, também pode
ocasionar a perda de oportunidades.
Alguns setores, no
entanto, podem prosperar com os riscos mais do que outros. É o caso de
supermercados, farmácias, empresas de telecomunicação, e-commerce, área de
saneamento, distribuidoras de energia. Em contrapartida, áreas como a da
aviação, turismo, bares, restaurantes, shoppings e vestuário são os de maior
risco atualmente.
Juam recomenda a todos
os empreendedores que corram riscos calculados. “Risco é a possibilidade ou a
probabilidade de algo que pode vir a acontecer. Alguns pontos tornam ainda mais
clara a importância dele. É preciso acreditar que a estratégia vai dar certo e
calcular prós e contras, sabendo lidar com eles. O planejamento, quando bem
executado, diminui as chances de erros, além disso, é fundamental empregar bem
os recursos humanos e financeiros para obter bons resultados”, ressalta o CEO.
Confira algumas das dicas
do especialista:
Dê atenção aos
principais riscos: depois de feita a matriz de riscos, é possível compreender
quais são os riscos que mais oferecem perigo e começar a buscar mais
informações, trabalhando com foco em riscos potenciais.
ncontre soluções:
se
conseguir encontrar soluções eficientes antes mesmo de sofrer as complicações,
é possível minimizar os impactos negativos. Essa é a melhor forma de trabalhar
com riscos calculados. Com uma resolução sempre engatilhada, a sua empresa
consegue colocar em prática os seus projetos com mais tranquilidade.
Mensure os
resultados: para
melhorar ainda mais a gestão de riscos é necessário mensurar os resultados
conquistados. Uma boa maneira é fazendo uma análise sobre todos os riscos
corridos e a forma como os projetos foram executados.
*Juam Rosa é fundador e CEO ativo
da Complement Consultoria e Marketing e da Complementts Consultoria e
Representações, com mais de 20 anos de experiência no mercado atendendo o
varejo supermercadista, atacadista, a indústria e o comércio. Atuam
nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio
Grande do Sul, com modelo de negócio redes de supermercados, lojas de
confecções, lojas e fábricas de móveis planejados, redes de bazar e utilidades
do lar, atuando como consultor e Facilitador em lojas do Varejo de
pequeno e médio porte. O principal foco são os pequenos negócios com lojas
entre 200 e 3.000m². A equipe domina o operacional, comercial, financeiro,
tributário, contábil e administrativo do varejo e frequentemente
implantamos modelos de trabalho e conceitos de operação que vão desde a
abertura de pequenas lojas até a expansão de layout e física de 400 a 1.500m²
com planograma de mercadorias e gestão. Do projeto conceitual à aplicação dos
processos, implementam ferramentas gerenciais simples e eficientes,
testadas e validadas nos mais diferentes modelos de negócios e que a princípio
costumavam ser acessíveis apenas às grandes lojas e franquias.
Sobre a Complement
Consultoria & Marketing
Desde 2006 com um time
de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a
Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de
marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por
meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de
operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.
A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.
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