Startups brasileiras facilitam a entrada de empresas e profissionais na nova era do trabalho
BeerOrCoffee, VOLL e Freela School acompanham
as tendências do mercado - crescimento dos trabalhos híbrido, remoto e autônomo
e das viagens a trabalho - que foram aceleradas pela pandemia
A pandemia de Covid-19 acelerou as tendências para o mercado de trabalho
expandindo formatos que, a nível global, só eram previstos para os próximos
anos. No Brasil, startups como BeerOrCoffee,
VOLL e Freela School oferecem serviços inovadores para
facilitar a entrada na nova era do trabalho.
A pesquisa Work Trend Index 2021 da
Microsoft Corporation mostra que o trabalho híbrido veio para ficar. Na América
Latina, 73% dos trabalhadores desejam uma opção flexível de trabalho em
comparação aos trabalhos remoto e presencial: se por um lado se sentem menos
exaustos em home office, por outro, se sentem mais isolados socialmente. Outro
relatório publicado neste ano pelo Fórum Econômico Mundial aponta que, no
Brasil, 88% dos empregadores pretendem oferecer mais oportunidades de trabalho
remoto.
Ideal para os modelos de trabalho
híbrido e remoto, o BeerOrCoffee,
maior plataforma de coworkings do Brasil (www.beerorcoffee.com), conecta
profissionais e empresas a uma rede de escritórios flexíveis e compartilhados
que já conta com 1,1 mil espaços em 160 cidades brasileiras. A startup apoiou
as transformações do formato de trabalho em grandes corporações durante a
pandemia de Covid-19 e se consolidou como uma solução para as empresas do país,
a exemplo de Itaú, Banco Inter, Creditas, iFood, QuintoAndar, Sodexo, MRV,
Mapfre e Movile. O número de reservas na plataforma BeerOrCoffee cresceu 243%
no terceiro trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior.
“Atuando no modelo anywhere office
[escritório em qualquer lugar], atendemos autônomos e trabalhadores remotos que
eventualmente necessitam de um escritório com infraestrutura adequada às suas
atividades e criamos soluções completas para empresas que estão adotando o
trabalho híbrido, com escritórios inteligentes onde os encontros podem ser
feitos de forma descomplicada e mais econômica comparada aos escritórios
tradicionais. Acreditamos no trabalho flexível: essa é a melhor forma para
atrair e reter talentos”,
afirma a cofundadora e CEO do BeerOrCoffee Roberta Vasconcellos.
O avanço da vacinação contra a Covid-19
somado aos novos modelos de trabalho, com equipes distribuídas por diferentes
cidades, e até países, está aquecendo o mercado de viagens a trabalho. Uma
pesquisa da Global Business Travel Association (GBTA), realizada em outubro com
profissionais do setor de viagens corporativas, indica que 70% dos
entrevistados sentem falta de viajar a negócios e estão ansiosos para retomar a
atividade. Além disso, 46% das empresas entrevistadas planejam retomar viagens
nacionais nos próximos três meses, e 28% pretendem retomar também as viagens
internacionais.
Nessa nova fase, a VOLL, traveltech de mobilildade
corporativa (www.govoll.com),
se destaca por apresentar uma tecnologia completa para gestão de mobilidade
corporativa, especialmente projetada para simplificar processos, otimizar
custos e facilitar as viagens dos colaboradores de uma empresa. A plataforma
integra toda a jornada do funcionário fora da empresa, da reserva ao pagamento,
em uma experiência totalmente mobile, algo pioneiro no segmento de traveltechs.
Entre os mais de 300 mil usuários da plataforma VOLL estão colaboradores de
empresas como Itaú, McDonald's, Sanofi, DHL, Renault, PepsiCo, Estácio,
Vivo/Telefônica e Cargill, espalhados por duas mil cidades em todo o mundo.
“A VOLL representa um salto na gestão de
mobilidade de uma empresa. De um lado, os gestores ganham em visibilidade e
produtividade. De outro, os colaboradores ganham em conforto, praticidade e
variedade nos serviços de viagem”,
destaca o CEO da VOLL Luciano Brandão.
Outra tendência que pode ser observada
no Brasil é o aumento contínuo do trabalho autônomo desde outubro de 2020. Uma
pesquisa recente publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) mostra que, até julho de 2021, o país chegou a 25,2 milhões de
trabalhadores autônomos, um aumento de 4,7% ou 1,1 milhão de pessoas comparado
a abril do mesmo ano. Apesar do aumento da população ocupada, o rendimento
médio dos trabalhadores reduziu 8,8% em relação a julho de 2020, ficando em R$
2.508,00. Além disso, o custo de vida subiu. De acordo com a Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o terceiro país do
G20 com a maior inflação em 12 meses até agosto de 2021.
Dentro desse cenário nasceu a Freela School, uma escola para
profissionais criativos que querem ou precisam se tornar independentes
(www.freela.school), e também para
aqueles que já são autônomos e querem dar um passo adiante na carreira. A
Freela School prepara o freelancer para se posicionar no mercado, para aprender
a planejar um ciclo de trabalho que gere segurança e para administrar a vida
financeira. 300 alunos, entre designers, redatores, copywriters, fotógrafos,
videomakers, ilustradores e outros profissionais criativos, já passaram por
mentoria ou pelos cursos da startup. A escola também atende empresas nas áreas
de curadoria de profissionais e direção criativa. Entre seus clientes estão
Mesa Company, The Grid, Float e Facebook.
Segundo a CEO e diretora criativa da
Freela School Denise Saito, uma das principais características da escola é
falar abertamente sobre dinheiro e questões práticas da vida freelancer. “Trazemos profissionais independentes
para compartilhar suas experiências, sem glamourização, e debater as
dificuldades e vantagens de se estabelecer como criativo autônomo. A Freela
School também oferece informações essenciais e gratuitas para o desenvolvimento
desses profissionais, tudo acessível pelos nossos canais – site, blog, podcast,
Instagram e YouTube”, diz Denise.
Sobre o BeerOrCoffee - Plataforma que conecta profissionais e
empresas a uma rede de coworkings que já conta com 1,1 mil espaços em 160
cidades brasileiras. Criado em 2017, em Belo Horizonte (MG), integra o San
Pedro Valley, uma das maiores comunidades de startups do Brasil. Hoje, tem base
no Cubo Itaú, em São Paulo, mas sua equipe, com mais de 50 colaboradores,
trabalha 100% em modelo anywhere office e distribuída em mais de 5 países.
Fazem parte da plataforma redes como Wework, Regus, Selina, Spaces e Impact
Hub. Entre os seus clientes estão Itaú, Banco Inter, Creditas, iFood, Rappi,
Sodexo, MRV e Mapfre. Já participou de várias rodadas de investimento e a
última foi em 2018, quando recebeu aporte de Kees Koolen, fundador do Booking.com
e investidor ativo em todo o mundo. Saiba mais no site www.beerorcoffee.com.
Sobre a VOLL - Com o objetivo de revolucionar o
mercado de gestão de mobilidade e viagens corporativas, a traveltech, fundada
em 2018, desenvolve tecnologia e ferramentas para simplificar processos,
otimizar custos e facilitar a mobilidade e viagens de empresas de todos os
tamanhos e segmentos. Sua plataforma já soma 300 mil usuários no Brasil e no
exterior. Hoje, com unidades nas três principais capitais brasileiras - Belo
Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro -, a VOLL é uma startup investida pela
Wayra e a Iporanga Ventures e uma das integrantes do ranking 100 Startups to
Watch 2021, que lista 100 empresas com as soluções mais inovadoras para atender
às demandas de uma economia em transformação e prontas a receber a atenção de
investidores, grandes corporações, governos e fundos de venture capital. Mais
informações em www.govoll.com.
Sobre a Freela School - Plataforma de ensino e interações entre profissionais criativos independentes fundada em julho de 2020 por Denise Saito. Suas frentes de atuação são conteúdo e experiências para freelancers, curadoria e direção criativa para empresas. Em apenas um ano, a comunidade digital da Freela School soma 16,6 mil seguidores no Instagram, 1,24 mil inscritos no canal YouTube e centenas de assinantes da newsletter e participantes do grupo no Discord. Mais informações: www.freela.school.
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