Votação na Câmara Federal pode provocar apagão rodoviário para 27 milhões de brasileiros
Projeto de lei vai tirar de circulação milhares
de linhas de ônibus interestaduais, deixando de atender pelo menos 481
municípios
O PL 3819/2020 insere barreiras ao mercado
competitivo, menosprezando oportunidades de concorrência.
Divulgação Buser
A oportunidade de conexão rodoviária
interestadual está sob forte ameaça. O possível encerramento de 15 mil linhas
de ônibus coloca em risco a abertura de mercado trazida pela inovação no setor
de transportes terrestres. Sem o atendimento das empresas de ônibus que atuam
nessas rotas, a população fica refém do sistema precário, caro e arcaico.
Mais de 27 milhões de brasileiros que
tiveram a oportunidade de se deslocar de forma ágil e direta para outros
estados, poderão perder a conexão rodoviária federal. Enquanto a sociedade
acelera rumo ao desenvolvimento e inovação, alguns políticos e empresários
insistem em retroceder. O PL 3819/2020 insere barreiras ao mercado competitivo,
menosprezando oportunidades de concorrência.
De acordo com dados da Agência Nacional
de Transportes Terrestres (ANTT), as autorizações concedidas a partir de 30 de
outubro de 2019 permitiram novas regras de exploração dos transportes
terrestres coletivos. O estado de Minas Gerais, por exemplo, que possui a maior
malha rodoviária do Brasil, teve um aumento significativo para novos destinos.
Mais de 11 milhões de pessoas puderam contar com novas rotas, o que conecta 50%
da população com outros estados do país. São 110 cidades ligadas para outras
oportunidades e destinos.
Outro dado de destaque apresentado pela
ANTT são as conexões no estado do Paraná. São 104 cidades beneficiadas com
novas conexões rodoviárias interestaduais. Ao todo, mais de sete milhões de
pessoas estão aptas para viagens com destino interestaduais.
Na Bahia, se a matéria for aprovada, 44
municípios ficarão de fora do mapa rodoviário, somando-se 1,5 milhão de pessoas
prejudicadas.
A iniciativa pode acarretar em prejuízo
para as pessoas que se deslocam, por exemplo, para trabalhar, estudar ou até
mesmo buscar atendimento médico. O projeto de lei coloca em risco um cenário
que foi conquistado graças ao mapeamento de oportunidades e aos novos negócios,
promovido por pequenas e médias empresas.
Exemplos de municípios que serão
prejudicados no deslocamento por transporte rodoviário interestadual
Minas Gerais: Além Paraíba, Alfenas, Ituiutaba,
Planura, Araguari, Uberlândia, Uberaba, Barbacena, Barroso, Manhumirim
Bahia: Capim Grosso, Senhor do Bonfim,
Salvador, Feira de Santana
Espírito Santo: Linhares, Serra, Fundão, Ibatiba,
Guarapari, Colatina, João Neiva
São Paulo: Santos, Embu, São Carlos, Guaratinguetá,
Campinas, Americana, Praia Grande, Ribeirão Preto, Coronel Macedo
Sugestão de fontes:
- Buser: Marcelo Vasconcellos
- Economista: Claudia Viegas, da
LCA Consultores
- ANTT
- Empresário: João Cleto da Luz,
53 anos, conseguiu autorização para operar as linhas de ônibus entre Belo
Horizonte e Linhares, no interior do Espírito Santo, e a capital mineira e
São Sebastião, no litoral paulista. Para isso, precisou investir quase R$
3 milhões na compra de novos veículos. Contato: (31) 9 9982-5374
- Prefeita de Uberaba (MG) -
Elisa Araújo (34) 3318-2001
- Prefeito de Feira de Santana (BA): Colbert Martins
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