10 formas para aplicar automação de processos robóticos no varejo
À medida que as expectativas do cliente evoluem, as cadeias de
suprimentos se tornam mais ágeis e as experiências omnicanal se tornam a norma,
as organizações de varejo se veem num cenário de negócios cada vez mais
complicado. Elas devem realizar um conjunto de processos para se sustentar e
concretizar vendas de forma otimizada. A Capgemini estima que o setor de varejo poderia economizar até USD
340 milhões por ano, automatizando alguns processos-chave, como devoluções de
clientes, gerenciamento da cadeia de suprimentos, atualização de bancos de
dados de clientes, manutenção de registros de estoque, entre outros. Uma das
maneiras mais fáceis de implementar essa automação é feita por meio de
Automação de Processos Robóticos – RPA, por sua sigla em inglês.
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RPA ajuda o setor de varejo a se adaptar a um mundo
cada vez mais digital. Seu valor principal é a delegação de tarefas repetitivas
e operacionais para robôs ou bots, como o envio de mensagens automatizadas para
clientes e fornecedores ou processamento de faturas padrão para agilizar o
fluxo de trabalho, permitindo que os funcionários humanos se concentrem em
tarefas estratégicas que requerem criatividade e engenhosidade.
A IBM compartilha 10 maneiras pelas quais as empresas do setor
de varejo podem aplicar RPA:
- Gerenciamento automatizado
da cadeia de suprimentos. Os bots são criados para copiar dados de
sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos em formulários
padronizados e simplificar o ciclo procure-to-pay.
- Gerenciamento de
inventário automatizado. Os robôs RPA podem garantir que os
bancos de dados de inventário sejam continuamente atualizados e, com IA,
podem eliminar erros de transcrição.
- Planejamento de
oferta e demanda. Os bots podem preparar os relatórios
necessários para níveis mais estratégicos de planejamento de oferta e
demanda, compilando dados de vários documentos.
- Gerenciamento
automatizado de pedidos. O RPA pode otimizar os principais
componentes do processo order-to-cash, configurando bots RPA para
capturar os detalhes do sistema de gerenciamento de pedido.
- Análise de vendas
ágil. O RPA pode ajudar os varejistas a obter informações mais
precisas, além de relatar sobre o comportamento do consumidor e o
desempenho da loja.
- Processamento de
devoluções. Os chatbots inteligentes podem orientar o cliente durante o
processo de devolução, enquanto os bots RPA podem atualizar os sistemas de
estoque.
- Agentes virtuais
automatizados. Os chatbots podem estar disponíveis 24
horas por dia, 7 dias por semana, para consultas dos clientes, e podem
usar os bots RPA para realizar tarefas básicas a eles.
- Detecção de
fraude. Os bots RPA podem investigar suspeitas de fraude
verificando pedidos e bancos de dados, aproveitando o processamento de IA
para identificar quaisquer discrepâncias.
- Ofertas
personalizadas. Um bot RPA pode transferir dados sobre compras anteriores
de clientes de um CRM a um sistema de marketing a fim de segmentar
ofertas e anúncios personalizados.
- Agendamento de funcionários. Um bot RPA pode
transferir dados de disponibilidade de funcionários para um software de
planejamento da jornada de trabalho.
O RPA é o ponto de partida para uma automação de longo alcance
porque tem baixo custo, é fácil de configurar e pode integrar vários sistemas
distintos. Com base nessa premissa, os varejistas podem aumentar os recursos de
RPA com IA e aprendizado de máquina, como faz a solução IBM
Robotic Process Automation. Ela tem recursos de
RPA de baixo código, com recursos que permitem que processos de TI e automação
de negócios ganhem escala, deixando os varejistas otimizarem fluxos de trabalho
críticos proporcionando experiências envolventes ao cliente e adaptados a um
mundo cada vez mais digital.
Em um ecossistema altamente complexo, com mercado de clientes
mais exigentes, as organizações devem otimizar seus custos, ter sistemas
operacionais competitivos e superar as expectativas dos clientes, e que melhor
maneira de fazer isso do que automatizando processos para promover a
eficiência, capacitando os trabalhadores a se concentrarem em tarefas que requerem
a grandeza da mente humana.
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