36 milhões de brasileiros consumiram proteínas vegetais em 2021
Estudo da Kantar aponta que a população está preocupada em se
alimentar de forma consciente
A busca crescente pelo bem-estar e a preocupação com o planeta
estão contribuindo para o desenvolvimento do mercado de proteínas vegetais no
Brasil. Entre os meses de setembro de 2020 e de 2021, os
itens que compõem a categoria foram consumidos por mais de 36
milhões de pessoas. No mesmo período, a carne bovina teve redução de quase 2%
em número de compradores e de 10% em ocasiões de consumo. As informações são do
painel Usage Foods & Beverages da Kantar, líder em dados,
insights e consultoria.
Os maiores consumidores de proteínas vegetais, a exemplo de soja,
lentilha e grão de bico, são provenientes das classes ABC (89%) e maiores de 35
anos (52%). Também vale ressaltar que, além de São Paulo e Rio de Janeiro, os
produtos vêm se desenvolvendo de forma muito expressiva nos estados do
Nordeste.
De forma geral, 55% das refeições feitas com proteína vegetal são
compartilhadas entre quatro ou mais pessoas e ocorrem menos de duas vezes na
semana. Apesar do hábito ser o maior motivo para o consumo (49%), a saúde (22%)
e o prazer/desejo por algo diferente (27%) destacam-se como motivos para
consumo dessa categoria.
Os números dão perspectiva para que o mercado siga crescendo e
atraindo mais consumidores em 2022. Hoje, 70% dos brasileiros dizem querer se
alimentar de forma consciente, com benefícios para a saúde e para o planeta. E
mais: 56,1% planejam comprar menos produtos que sejam prejudiciais ao meio
ambiente ou à sociedade.
É importante destacar, porém, que, apesar do cenário em
desenvolvimento, a categoria ainda enfrenta barreiras de consumo. A principal
delas está atrelada à alta ingestão de carne. Atualmente, a proteína animal
está presente em 56% das ocasiões de almoço ou jantar dos brasileiros.
Sobre a
Kantar
A Kantar é líder global em dados,
insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa
que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham,
escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com
tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e
inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário